Uma das cidades mais pitorescas do Chile, Valparaíso está há 120 kms da capital Santiago e é o principal porto do país.
Apesar de cidade portuária, tem seu charme especial: casas históricas coloridas espalhadas pelos morros e colinas (ao todo 42), interligados por ladeiras íngremes que contam com 15 elevadores típicos, chamados "funiculares". As ruas acentuadas formam verdadeiros labirintos pela cidade e é quase impossível não se perder, principalmente à noite.
Apesar de cidade portuária, tem seu charme especial: casas históricas coloridas espalhadas pelos morros e colinas (ao todo 42), interligados por ladeiras íngremes que contam com 15 elevadores típicos, chamados "funiculares". As ruas acentuadas formam verdadeiros labirintos pela cidade e é quase impossível não se perder, principalmente à noite.
A cidade foi fundada no século XVI e mantém ainda hoje resquícios históricos daquela época, mesmo tendo sofrido um grande terremoto em 1906. Apesar de ter sido colonizada por espanhóis, sofreu grande influência dos ingleses, principalmente na arquitetura. Em 2003 foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e desde então, tem sido favorecida com uma imensa injeção de turistas.
Além do complexo arquitetônico e da aparência tão original, a cidade possui atrativos bastante interessantes, como a "La Sebastiana", uma das três casas de Pablo Neruda, incansável poeta chileno que soube expressar bem as belezas e sentimentos de seu povo e foi prêmio Nobel de literatura em 1971; o Museu Militar, um dos melhores do país, com acervo grandioso de objetos provenientes de batalhas chilenas; e os mais de 10 mirantes da cidade, que oferecem vistas belíssimas da baía de Valparaíso. Assistir à um pôr-do-sol em um destes mirantes é simplesmente imperdível!
Valparaíso é uma cidade com forte atividade cultural, possuindo diversas referências da arte local. Sua população de 300 mil habitantes é formada em grande parte por universitários, o que a torna alegre, boêmia e festeira. Seu alto astral é reforçado pela presença do sol, que brilha o ano inteiro e deixa a baía ainda mais bonita.
O porto também é um passeio interessante e é por ele que escoa 95% da produção de cobre, principal economia da cidade e maior responsável pela entrada de divisas no país. A segunda posição na economia é representada pelo salmão, um dos melhores do mundo segundo degustadores entendidos (eu odeio peixes... rs), perdendo apenas para o da Noruega.
Valparaíso é business, mas também é relax! Vá de tênnis, abuse do protetor solar e prepare as panturrilhas para uma incansável subida de ladeiras!
Olá Fernandinha que a tua boa disposição continue. Votos de uma boa semana.
ResponderExcluir2 beijinhos.
Que cidade colorida! Aqui é tudo tao branco que tenho saudades de ver cidades cheias de cores, mais alegre. Mas cada uma tem seu encanto.
ResponderExcluirE vc nao come peixe? Nossa eu adoro um peixinho, sempre que vou comer fora eu peço peixe.
Bjoks
Como ja disse antes,morro de vontade de conhecer o Chile...
ResponderExcluirQue cidadezinha charmosa...
Vc tem sorte hein?Ta sempre viajando,rsrs.
Realmente o Laks(Salmão aqui da Noruega é muito saboroso mas agora preciso degustar o Chileno,rsrs.
Bjos
Tata
Olá Fernanda,
ResponderExcluirMais uma vez muito obrigado por seu comentário sobre Orlando no meu blog, fico feliz com com sua participação sempre agregando valor às minhas postagens.
Um abraço,
Lindas fotoooos!
ResponderExcluirBeijocas
Para quem adora viajar como eu, esta série de fotos e respectiva informação é muito boa.
ResponderExcluirAgradeço a partilha!
Tudo de bom.
Sim, com tanta descida e subida só mesmo de ténis ou sandálias. :)
ResponderExcluirBjs
Olá Fernanda,
ResponderExcluirMais uma vez fico muito honrado e feliz com sua visita e seus comentários de incentivo ao meu trabalho.
Com relação a sua pergunta, na verdade não, eu conheço sim alguns países e até já morei no exterior mas outros eu só conheço por meio do meu trabalho como turismólogo. Daí quando decidi montar este blog, resolvi pesquisar e me informar sobre os lugares turísticos do mundo para poder compartilhar estas informações com todos aqueles que amam viajar assim como eu.
Um abraço,
Olá Fê, sempre bom passar por aqui e se deliciar com as fotografias e relatos das suas viagens!
ResponderExcluirMeu e-mail:luz_ce@hotmail.com, terei maior prazer em respondê-la!
Bjs
Oi Fernanda! Muito lindas as fotos!!! Dá vontade de ir para lá correndo!!!
ResponderExcluirbjus!
Que lugar lindo....
ResponderExcluirBjos...
Gi, ROMA
Olá
ResponderExcluirCidade com um colorido bem bonito. As forografias também estão espectaculares.
Pena o Chile ficar um bocado fora de mão para quem vive deste lado do Atlântico.
Um abraço.
Fê, lindíssimas suas fotos de Valparaíso, pra variar! Eu acho essa cidade uma fofura! beijo grande
ResponderExcluirExcelente o seu blog.. belo texto, fotos...
ResponderExcluirNão cliquem no link acima, é vírus!
ResponderExcluirDe vez em quando aparece algum desocupado como este por aqui...
Até mais! :)
Retribuindo sua visita.
ResponderExcluirBelo blog, lindos lugares, demais!
Bjkas
Hum... Eu já sou louca para conhecer o Chile, mas depois dessa informação sobre o salmão minha vontade cresceu ainda mais! : )
ResponderExcluirOi Fê,
ResponderExcluirSe vc quiser o código do Tradutor me envie um e-mail, é free.
Bjs e um bom domingo
Uma das coisas que mais gostei em Valparaíso foi fazer compras nas feiras de artesanato. Comprei umas "roupitchas" de inverno lindas! bem tipicas da região, muito coloridas e bem baratinhas rsrsrs...
ResponderExcluirfica aí a dica pra quem for.
Bjinhos