A região de Amber, hoje um distrito vizinho à Jaipur, foi conquistada no século XI pela tribo rajastani dos Kachhawaha, que desde então ergueu ali fortes e palácios. Foi somente em meados do século XVIII, que os Kachhawaha transferiram sua capital para Jaipur e Amber acabou por se tornar uma cidade decadente.
Curiosamente, foi exatamente esta decadência que permitiu que o patrimônio de Amber ficasse protegido - ao menos em parte - do crescimento urbano. Ainda hoje os fortes reinam quase que absolutos em meio à vegetação ressecada, com seus muros torneando as montanhas e oferecendo uma vista espetacular da região.
Ainda melhor que a paisagem, é a beleza das construções e detalhes decorativos, sobretudo da pintura. Nesta época as paredes eram pintadas com uma tinta formulada à base de vegetais, assim, obtia-se o verde do pimentão, o vermelho do tomate, o laraja da cenoura, etc. O mais interessante é que ela continua firme e viva, sem nunca ter passado por restauração alguma.
O forte Amber é o mais majestoso e opulento de todo Rajastão e talvez também de toda Índia. Foi sede da poderosa aliança entre as tribos rajastani e mughal.
Um dos pontos altos do forte Amber é a Sala dos Espelhos, ou Sheesh Mahal. O mármore branco cobre todo o chão, paredes e teto, que por sua vez estão recobertos por milhões de pequenos espelhos. O conjunto forma flores e desenhos geométricos que dão a impressão de serem diamantes.
Há ainda em Amber os fortes Nahargarh e Jaigarh, este último possui o maior canhão de toda a Índia. O instrumento bélico foi utilizado apenas uma vez, durante o teste incial, e a bala foi encontrada há 37 kms de distância! Depois do teste, certamente nenhum inimigo ousou invadir a região...
A cena mais típica de Amber é chegar aos fortes no lombo de um elefante, tal qual os marajás daquela época. Se desejar fazer o passeio, prepare-se para acordar cedo, pois as últimas saídas são às 9 da manhã. A subida pela rampa principal oferece uma vista linda e uma sensação única. Coloque seu turbante, seus óculos escuros, máquina fotográfica e curta como um marajá high tech.
Veja todos os posts com dicas de viagem para a Índia:
Taj Mahal - uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno
Agra Fort - a prisão do imperador Shah Jahan
Fatehpur Sikri - a cidade fantasma
Jaipur - a cidade rosa
Jaipur - os palácios dos marajás
Jaipur - o observatório Jantar Mantar
Agra Fort - a prisão do imperador Shah Jahan
Fatehpur Sikri - a cidade fantasma
Jaipur - a cidade rosa
Jaipur - os palácios dos marajás
Jaipur - o observatório Jantar Mantar
Índia, devo ou não ir?
Aproveite para inserir no roteiro para a Índia algum país da vizinhança:
Nepal: Katmandu, Himalaias, Monte Everest e muito mais!
Sri Lanka: Surpreendente! Belas praias, história e ótima aventura!
Maldivas: o verdadeiro paraíso na Terra, as praias mais belas do mundo!
Veja também outros países da Ásia.
Aproveite para inserir no roteiro para a Índia algum país da vizinhança:
Nepal: Katmandu, Himalaias, Monte Everest e muito mais!
Sri Lanka: Surpreendente! Belas praias, história e ótima aventura!
Maldivas: o verdadeiro paraíso na Terra, as praias mais belas do mundo!
Veja também outros países da Ásia.
Que lindo, maravilhoso!! Já me vi sentada no elefante bem "fexativa", como diz a minha irmã.
ResponderExcluirAmei Fê!
Os detalhes de portas e janelas me faz lembrar um pouco algumas fachadas em Venezia, com janelas assim também.
Lindo! Parabéns!
Nunca tinha ouvido falar em tinta à base de legumes, que interessante! Naquela época a Índia não devia passar fome... hehe
ResponderExcluirEi Brenda!!
ResponderExcluirO que é fexativa??
Veneza deve ser mesmo lindo! Um dia ainda vou! ;)
Bjks
Bem colocado Tina! Duvido que alguém hoje em dia ainda use a tinta à base de vegetais com o problema da fome que o país vem enfrentando ao longo dos anos.
ResponderExcluirSabe Fê, já fui à Índia 3 vêzes, e, sempre que chego, logo penso que quero voltar de novo. Já chego morrennnndo de saudades. Fiz todas estas fotos que vc fez e ainda em cima de elefante e tudo. País mais lindo, mais emocionante, misterioso. Amo.
ResponderExcluireidia
www.oquevivipelomundo.blogspot.com
Parabéns pela ótima matéria, mostrando mais uma vez lugares exóticos e bonitos que podem ser ótimos destinos turísticos, para quem procura novas aventuras espalhadas pelo o Mundo.
ResponderExcluirOi Fe!!!!! Aiiii, não vejo a hora de ir para India, que coisa mais lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!
ResponderExcluirQto tempo cv vai ficar por ai e qtos lugares vc pretende visitar?
Bjoss
As fotos estão bárbaras, como sempre!! Lugar maravilhoso!
ResponderExcluirEi Ieda!
ResponderExcluirEu adorei ter ido à Índia também! Se tivesse seguido o senso comum, certamente não teria me encorajado nesta aventura... O Rajastão é incrível, consegue nos transportar ao passado! Não canso de ver minhas fotos de lá... :)
Bjks
Olá Europa Travel!
ResponderExcluirObrigada pela visita e volte sempre! :)
Saudações!
Oi Manu!!
ResponderExcluirEu estava na Índia no mês passado, mas já voltei para o "mundo civilizado" de novo! rs
Meu passeio foi rápido, mas como você pode ver, rendeu muito assunto. Isso porque a Índia é interessantíssima, não tem uma esquina que não valha um post dedicado! :)
E vc, já tá de malas prontas? Qdo pretende ir?
Bjks
Olá Letícia!
ResponderExcluirÉ difícil não ter boas fotos com lugares bonitos assim... :)
Bjks
Fê, quantos detalhes!!!!!!!! Fiquei boquiaberta com tanta beleza esculpida nesse forte! A primeira foto já havia me conquisado, que lugar de sonho, nem parece real! Adoro viajar por meio das suas fotos!!!! Bjs!!!!
ResponderExcluirEi Bonfa!!
ResponderExcluirQue bom que vc gostou!!! Mas o mérito é dos lugares lindos e da máquina boa... eu sou uma mera batedora de fotos! rs
Bjks
Oi fe!
ResponderExcluirPretendo ir qdo meu mestrado acabar... março/abril do ano que vem.
Estou pensando em dedicar 12 dias (ainda caho pouco mas é o que dá).
Vc tirou qtos dias?
Bjos
Oi Manu!!
ResponderExcluirA índia é muito relativa. Já ví gente fazer turismo lá por 2 meses direto... Eu fiquei bem menos que isso, só um fim de semana.
Com 12 dias dá para vc ve tranquilo o triângulo dourado (Délhi, Agra, Jaipur), Varanassi e Khajuaro. Se tiver mais tempo, dá para se dedicar ainda mais às outras cidades do Rajastão, que vale bem à pena.
Bjs
This is such a great resource that you are providing and you give it away for free. I enjoy seeing websites that understand the value of providing a prime resource for free. I truly loved reading your post. Thanks!
ResponderExcluirFê, voltei da India ontem mas ainda estou em estado de choque, ou melhor nirvana pois foi um dos destinos mais fantásticos que fiz até hj!
ResponderExcluirAgora to de volta no nepal pq vou passar uns dias em Pokhara, ansiosissima!!! :o)))
Bjocass
Manu!!!
ResponderExcluirMenina, que bom que vc amou assim a Índia!!!! Tem doido pra tudo, né?! hhahahahaha (só para não perder a piada!).
Aproveita bastante e juízo! :)
Quero ver as fotos!!!
Bjao
I just added your website on my blogroll. I may come back later on to check out updates. Excellent information!
ResponderExcluirI just added your website on my blogroll. Really enjoyed reading through. Excellent information!
ResponderExcluirReally great article with very interesting information. You might want to follow up to this topic!?! 2011
ResponderExcluirObrigada, Fê, por dedicar seu preciso tempo nos transmitindo seus conhecimentos de lugares tão especiais. Você me ajudou muito com suas dicas e através delas já escolhi meu próximo destino. Seus comentários são muito ricos e suas fotos são fabulosas.
ResponderExcluirParabéns por um blog tão preciso quanto esse.
Obrigada again.