A histórica Trakai está há 30 km de Vilnius e já foi a cidade mais importante da Lituânia, de onde o Grand Duque comandava seu reino poderoso na era medieval. Durante o século XIV viveu seu apogeu sob o controle de Gediminas, que incorporou ao país a Polônia, Ucrânia, Bielorrúsia e parte da Rússia, fazendo da Lituânia o maior país europeu naquela época.
Foi neste período que se ergueu o Castelo de Trakai, uma charmosa fortaleza em estilo gótico-romano sede do poder lituano. O castelo sofreu diversos ataques ao longo da história e foi por diversas vezes também reconstruído. A última vez ocorreu no século XX quando a moderna Lituânia levantou fundos para a maior revitalização histórica já feita no país. O resultado é o que se vê abaixo:
A parte exterior foi onde ocorreu a maior parte da revitalização. Já a parte interna conserva melhor o passado do castelo, contendo ainda tijolos originais.
Além do castelo em sí, há uma exposição de peças antigas e também uma exibição interativa da história do lugar, com todas as suas fases de construção, destruição e reconstrução. Símbolos do poderio lituano estão por ali, como moedas e o brasão de armas. Para manter a ordem, objetos de tortura eram utilizados, mas hoje em dia foram retirados das masmorras e fazem parte da interação com os turistas.
Uma curiosidade de Trakai é que ela conserva uma das três comunidades caraítas remanescentes no mundo. O Caraísmo é uma variação do judaísmo, que apesar de ja ter tido grande influência em séculos anteriores, hoje conserva poucos seguidores, apenas em Israel, Trakai e na região da Criméia. Os valores e costumes são mantidos conforme a tradição, como o uso cotidiano da língua caraíta. Calma, não se assuste! A língua não fará a menor diferença, pois por melhor bom ouvinte que você seja, não saberá distinguir quando a população de Trakai estiver falando lituano ou caraíta. Vai tudo soar grego da mesma maneira.
Trakai é uma cidade pitoresca. Sua arquitetura conserva casinhas de madeira coloridas, a maioria com três janelas na fachada. A cidade compreende ainda 200 lagos, o que a faz ter paisagens deslumbrantes. Por ser uma cidade-balneário, os lituanos aproveitam o verão para velejar pelas águas geladas da região.
Trakai é tombada pelo patrimônio histórico da Unesco e sem dúvida vale uma visita. Você gastará no mínimo meio dia para conhecê-la, mas algumas pessoas pernoitam por lá. Não me pareceu tão necessário assim. Existem ônibus diários à partir de Vilnius com saídas a cada hora e o valor é irrisório. Prepare as pernas, pois a rodoviária está há aproximadamente 3 kms do castelo, mas a caminhada é interessante e compensada pela bela paisagem , principalmente se o dia for ensolarado.
Veja mais dicas de viagem e turismo da Lituânia e Repúblicas do Báltico:
E aproveite para aumentar o roteiro da sua viagem na até os países vizinhos da Europa:
Lindo esse castelo; e as fotos também, incríveis! Legal as fotos com os instrumentos medievais. Preciso novamente reforçar que as fotos estavam maravilhosas, muito lindas mesmo! Com certeza a beleza do local também contribuiu ;) Você foi no Outono, não é? Parece ser uma época ótima para ir!
ResponderExcluirAmei aquelas casinhas, quando estive no interior da Holanda ficava encantada com aquele estilo... O Castelo também uma graça, e os lagos puro charme!
ResponderExcluirMas 3 km, haja perna!!!
Ei Matheus!!
ResponderExcluirO lugar realmente contribui, não fica difícil tirar fotos boas por ali... rs
Fui na primeira semana do outono, uma temperatura ainda agradável apesar de frio. Tive sorte que o dia estava ensolarado!
Brenda,
ResponderExcluirO bom é que lá nunca é quente, assim, fica mais fácil fazer a caminhada, que na verdade é de 6km (ida e volta). rs
Bjs
Tá aí um país que nunca pensei em visitar, mas olhando as suas fotos e post, já não descarto!
ResponderExcluirbeijos
Gostei muito do seu blog.
Olá Karine!
ResponderExcluirObrigada pela visitinha! :)
Não disse que a Lituânia valia à pena?! rs
Bjks
Que castelinho lindo! Adorei!
ResponderExcluirNem conhecia essa cidadezinha. Parece interessante, especialmente por ser tão perto de Vilnus. Já estou traçando um roteiro legal para a Lituânia por meio da sua visita.
Bjs
Claudia
Ai, esses destinos incriveis e essas fotos FABULOSAS que a Fe poe aqui pra gente... Babei!
ResponderExcluirClaudia,
ResponderExcluirSeus ancestrais certamente passaram por lá! :)
Bjs!!
Mari querida,
ResponderExcluirObrigadíssima!! É sempre um grande prazer ter sua compania aqui conosco! :)
Bjkas
Foi bom recordar Trakai e Vilnius!
ResponderExcluirBom relato.
Bjs
Com certeza Trakai valeria a viagem e a caminhada para mim. Adoro construções históricas, ainda mais cercadas por lindas paisagens! ;)
ResponderExcluirBeijos!
Olá Vagamundos!
ResponderExcluirObrigada pela visitinha!! Mais um blogueiro para ajudar os próximos viajantes ao Báltico. :)
Camila,
ResponderExcluirA caminhadinha é mesmo uma delícia, ainda mais no friozinho típico de lá (no inverno é friozão!). Foi ótimo, faz parte do contexto! ;)
Bjs
Lugar lindo! E as fotos estão demais!
ResponderExcluirhttp://www.trabalhoestudonoexterior.com.br/
Olá, Obrigada!! :)
ResponderExcluirFê, que lugar mais lindo e tão desconhecido dos brasileiros!!!! Adoro os lugares diferentes que você conhece!!!! Amei o catelo, adoro construções medievais e as casinhas são tão fofas!!!! O castelo visto de cima é sensacional! Viajei junto com você! Bjs!
ResponderExcluirWow, amazing!
ResponderExcluirHi Anthony, welcome!
ResponderExcluirEi Bonfa!!
ResponderExcluirTrakai é mesmo lindinha!! Um passeio delicioso de se fazer! A foto aérea ficou um espetáculo, né? Não é minha, peguei na internet para ilustrar melhor o quão cheio de lagos é o lugar. Pelo ângulo, alguém estava num avião ou balão... sortudo, né?!
Bjks
Fotos sensacionais! Um destino bem diferente que deve ser recomendado!
ResponderExcluirOlá Caio!
ResponderExcluirObrigada pela visita! :)
Abs,
Shalom....
ResponderExcluirGostei do seu blog... mas infelismente voce errou ao afirmar que "Uma curiosidade de Trakai é que ela conserva uma das três comunidades caraítas remanescentes no mundo."
Na verdade existem comunidades atuantes do judaismo em outras localidades no mundo, especialmente Israel onde temos muitas sinagogas... até mesmo no Brasil existe uma comunidade em SP, que é atuante.
Não podemos ignorar a comunidade existente também nos EUA.
Veja www.comjucase.org.br que é o portal da comunidade caraita.
Abraços e continue assim, viajando e nos presenteando com suas boas fotografias e relatos.
Ariel.