Viña del Mar é um balneário às margens do oceano pacífico, no Chile. É popularmente conhecida como Cidade Jardim, devido aos inúmeros bosques, canteiros e jardins floridos que cercam toda a cidade.
Reduto de milionários, tal qual Punta del Este no Uruguay e Angra dos Reis no Brasil, Viña, como é carinhosamente chamada, é um dos locais mais agradáveis de se conhecer no Chile. Apesar da proximidade com a capital Santiago (apenas 2 horas de carro), é visível a diferença cultural entre ambas, à começar pelo traçado da cidade, clima e estilo de vida da população. Ora, sem dúvida que uma cidade à beira mar há de ser bem menos sisuda que a capital de um país, principalmente se esta for cercada por gélidas montanhas, como as dos Andes. Além disso, o astral proporcionado pelo clima ensolarado deixam as pessoas mais "descoladas" e propícias à festas o ano inteiro. Isso mesmo, a cidade é animadíssima, principalmente na alta temporada, que vai de novembro a março. Sua população de quase 300 mil habitantes chega a triplicar na alta estação, quando é possível ver pessoas advindas dos 5 continentes.
Viña del Mar é considerada a capital turística do Chile, graças aos grandes dividendos gerados por este setor econômico. Por este motivo, a cidade possui excelente infra-estrutura de apoio, com ampla e sofisticada rede hoteleira e ótimos prestadores de serviço turístico.
Tudo começou no início do século XX, quando a aristocracia chilena descobria os benefícios dos banhos de mar e do ar livre, o que tornou Viña um lugar de lazer e recreação. Com o passar dos anos foi se modernizando, mas nunca sem perder a sofisticação e o estilo original. Hoje a cidade comporta traçados neo-clássicos com o modernismo da década de 70, tudo em perfeita harmonia.
Um dos locais de destaque é o Casino Viña del Mar, inaugurado em 1929 e que hoje também conta com um hotel acoplado, o Hotel del Mar, um luxuoso complexo que abrigou a seleção brasileira há alguns anos.
O balneário de Reñaca é um dos mais importantes da cidade pelo grande número de visitantes, apesar de suas praias rochosas. No inverno, é possível avistar focas e leões marinhos que migram da Patagônia em busca de regiões mais calientes. O Jardín Botánico Nacional é outro atrativo, com cerca de 3000 espécies distintas de plantas.
Um dos cartões postais da cidade, o relógio de flores, situado diante da praia de Caleta Abarca, foi construído especialmente para dar as boas vindas à Copa do Mundo de Futebol de 1962, disputada na cidade no Estádio Sausalito.
O molhe (muelle) Vergara foi construído como um embarcadouro de mercadorias e, apesar de atualmente não ter mais a função comercial, é um dos passeios mais interessantes da cidade, pois permite ver a baía de Valparaíso (cidade vizinha à Viña) em toda sua amplitude.
Nos enventos, podemos citar o Festival Internacional de Cinema (considerado um dos festivais cinematográficos mais importantes do Chile) e o Festival Inernacional da Canção, um dos mais conhecidos, realizado no anfiteatro localizado na Quinta Vergara, uma das maiores áreas verdes da cidade.
Ainda há o Castillo Wulf, bela construção que hoje sedia o Museu do Mar e proporciona um visão espetacular do pôr do sol no pacífico. Uma outra curiosidade de Viña del Mar é que ela possui o único Moai retirado da Ilha da Páscoa, que permanece intocado, direcionado para o mar à espera dos incansáveis flashes dos turistas.
Na gastronomia, é imperdível conhecer uma iguaria tipicamente chilena: as empanadas! Trata-se de pastéis assados com recheios picantes variados. E como não podia faltar em cidades com vasto litoral, os mariscos e frutos do mar estão presentes por todo lado, à preços muitas vezes até tentadores.
Viña del Mar é assim: eclética, viva, rica e muito animada! Bienvenido al paraíso!
14 comentários:
Oi Soul
mais uma viajem tua ilustrada com fotografias bonitas ;)
beijinhos
O Chile tem paisagens lindíssimas. Fiquei até com saudades do meu amigo chileno muito gente boa.
Já estou curiosa por saber o próximo destino, mas vou ter paciência de esperar 15 dias. rs
Bjokssss
Gostei das fotos. Mais um destino para uma viagem à América do Sul.
Um abraço.
Passei por aqui e gostei do que vi!
Se vieres a Portugal pasa pelas Caldas da Rainha e avisa.
Beijinhos das Caldas (especialidade de doçaria local)
Gente, estas fotos que você posta e o texto são demais. O pessoal das embaixadas devia patrocinar o blog! Dá uma vontade louca de viajar e conhecer estes lugares. O Chile, com certeza, está na lista. Vergonha morar no Brasil e ainda não ter ido lá, não é? Bzus. Scliar
Adorei as fotos!O Chile e Argentina estão logo no começo da nossa listinha de viagens mais desejadas...vai mesmo ser com certeza a próxima fora da Europa!!
Beijinhos
Olá, adorei o texto, e as fotografias.
Ah tb adorei sua entrevista no blog da Mile.
As tarifas que vc encontra são expetaculares! Eu viajei tão caro para o Brasil, dessa vez, que estou com trauma!rsrs
Beijos!
Eu me encantei por Viña del Mar quando conheci. Mas essas suas fotos deixaram a cidade AINDA mais bonita: estão espetaculares!!!
Nossa.
Fotos de tirar o fôlego.
Estou anotando nos meu caderninho de destinos pelo mundo.
=)
p.s.: não sei o pq eu coloquei na cabeça que tu chamas Luciana.
haHAHAHAhaHAH.
Beijos Fê.
=*
Belíssimo e surpreendente lugar que eu não conhecia! Puxa,fiquei encantado! Que ótimo guia e fotos.
Eu pensava em ir ao Chile em um inverno, mas depois das suas fotos mudei meus planos!
VC SE SUPEROU NESTE POST! Que fotos maravilhosas!!! Em especial as primeiras!!! Amo viajar e seu blog é uma decícia!!!
Beijocas
Conhecer Viña Del Mar foi tão bom quanto revê-la através destas suas belíssimas fotos! adorei.
bjs
Adorei as fotos de Viña del Mar. Estou planejando visitar o Chile no feriado de Corpus Christi e com certeza quero ver in loco essas maravilhas que estão registradas nas suas fotos.
Abraços e parabéns pelas belas fotos.
Luciana, POA/RS
Postar um comentário