• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Éfeso - a casa da Virgem Maria

7 comments












Colada à Éfeso está a casa da Virgem Maria, que segundo conta a lenda, teria sido onde Maria foi trazida para viver sob a segurança do apóstolo João, logo após a crucificação de Jesus Cristo. A casa original fora destruída e coube ao imperador bizantino Justinano reconstruí-la no século V, quando então já havia sido transformada em igreja - a primeira do mundo dedicada à Virgem, e quando também já havia sido sede do famoso Concílio Ecumênico no ano de 431. No século XV, durante a ocupação otomana na Turquia, fora parcialmente destruída pelos muçulmanos e por um período acabou perdendo sua notoriedade, mas nunca sua relevância no mundo cristão.
.
No século XVIII, após um êxtase espiritual, uma jovem alemã chamada Anna Katharina Emmerick teve uma visão da localização exata da casa, sem nunca ter estado ali. Descreveu de forma precisa o lugar, que fora publicada em um livro, e no século seguinte, uma expedição de sacerdotes encontrou o lugar conforme dito pela jovem.
.
No alto da montanha, há 435 metros acima de Éfeso, em meio à floresta e com uma bela vista sobre o mar Egeu, está a casa, circundada de fontes e até de uma piscina. Hoje é um dos mais importantes centros de peregrinação do mundo cristão e diariamente os fiéis cobrem os muros externos com pedidos e agradecimentos destinados à Virgem. Papas de todas as épocas realizaram missas ali, dentre eles, os mais recentes João Paulo II e Bento XVI.

7 comentários:

Arthur disse...

Coincidência, exatamente no caderno Boa Viagem do Globo dessa quinta, saiu uma reportagem sobre Éfeso e a casa da Virgem Maria!

Tiago disse...

Encantador Fê!
Memso não tendo religião, não tem como não se impressionar com devoção dos fiéis e o quanto eles santificam seus lugares.
Fora o lado da curiosidade! Eu não fazia idéia de que Maria tinha ido morar em Éfeso!
Muito bom... parabéns!

Fê Costta disse...

Nossa Arthur, que coincidência!! Pena que não estou no Brasil para conferir! Depois vou procurar pela net.

Abraços! :)

Fê Costta disse...

Bem, então vc sabe exatamente o que sinto em um lugar destes: sou agnóstica, mas aprecio a cultura e a fé das pessoas, seja qual for sua religião.

Que bom que gostou!

Abraços :)

Tozé Franco disse...

Olá Fé Costta.
Andou a passear por sítios maravilhosos., onde não me importava de ir. Quem sabe, um dia!
Bom Domingo.

Deus disse...

Eu sou Amor. Não esperem porém, meus filhos, que deixe o meu Jesus voltar para vós, que estais nesse tão cruel mundo. Uma vez o fiz e muito me arrependi. E a minha Maria não me deixa.

Um abraço.

Fê Costta disse...

Tozé,

aproveita a facilidade que tens de ir à Turquia, ora já estás na Europa! Nada como uma bela promoção de 5 euros das low cost daí! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...