• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Santa Sofia, Ayasofya, Hagia Sophia

5 comments











Santa Sofia para os que ainda não a conhecem, Ayasofya e Hagia Sophia para os que já a visitaram. Só mesmo quando se aproxima da cultura turca é que sabemos ao certo que a Igreja de Santa Sofia não foi dedicada à santa nenhuma. O nome significa "Divina Sabedoria" e foi construída no século VI a mando do Imperador Justiniano, numa época em que o Império Romano tentava reerguer seu poder após constantes invasões bárbaras.

Constantinopla (Bizâncio naquela época) ainda acumulava grandes reservas de ouro devido a exploração comercial do estreito de Bósforo e com isso, Justiniano pode financiar a obra e criar aquela que seria (e foi) a maior igreja do mundo.

Sua ornamentação de 30 milhões de mosaicos dourados formam um conjunto de enorme beleza e contrasta com os mármores escuros que revestem os pilares e o chão. Seu gigantismo interno tem seu ápice na cúpula de 30 metros de diâmetro e, como bem dito pela minha amiga blogueira Dry Everywhere, se alguém naquela época não acreditava num ser superior, bastava entrar na Catedral que a fé viria de imediato. Só mesmo a existência de um Deus para proporcionar ao homem a possibilidade de se erguer tamanha beleza! Se hoje ela surpreende, imagine há 1500 anos atrás!

Seu apelo católico não durou muito e com a invasão otomana no século XV, o sultão Mehmet ordenou que a igreja fosse transformada em mesquita. Os mosaicos cristãos foram pintados e sobrepostos por grandes painés com dizeres do Corão. Minaretes foram construídos e imagens retiradas.

Após a Revolução do século XX, quando Constantinopla virou Istambul, a Hagia Sophia foi sabiamente transformada em museu e deu início a uma grande obra de restauração de seus famosos mosaicos bizantinos. Hoje em dia lá estão eles, lado a lado com os ícones do islamismo. Ambos convivem harmonicamente... uma cena rara de se ver, talvez possível só mesmo em um museu!

5 comentários:

Mile disse...

Quanta beleza!
E vc vai voltar??? Tô morrendo de invejaaaaa. Eu PRECISO voltar lá algum dia.
Bjoksss

Alma ser disse...

me he dado una vuelta por tu blog per me ha parecido interesante,imagenes muy bonitas:saludos

Cíntia disse...

Oi amiga!
Estou viciada no seu blog... viajando pelo mundo com você... Suas fotos e histórias são encantadoras!
Bjo grande,
Cíntia.

Fê Costta disse...

Ei Cíntia!!

Saudades amiga!!

Qualquer dia posto sobre Bom Despacho!! ;))

Super beijo!

Marcos Rittner - Author disse...

Olá novamente.
Enviei um convite no MSN para te adicionar, desculpe se considerar uma intromissão.
Bom feriado para você,
MR

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...