• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Gastronomia Turca

6 comments







A shawarma, o famoso "churrasquinho" no espeto dos povos árabes

A comida turca é uma delícia! Bem adornada e bem elaborada, supera qualquer paladar mais exigente. O único probleminha é o feitio, geralmente sem muita higiene e cuidado no preparo. A todo instante é possível observar os turcos tocando os alimentos com a mesma mão que recebem o dinheiro. Enfim, o jeito é não ficar prestando atenção aos detalhes e sim, saborear o resultado final.

As comidas em geral sao caldalosas e muito temperadas. Para quem nao gosta de pimenta, tem logo que ir avisando "no spicy", que ainda assim, já vem um pouco caliente. Os kbabs, lambs e outros tantos pratos típicos à base de muita carne vermelha estão lá, fáceis de achar e bem suculentos!
Para a sobremesa existem diversas opções, desde o tradicional sorvete turco - que mais parece ser à base de cola, pois gruda completamente - até os doces típicos tão coloridos e enfeitados, pena serem doces demais. Mas, para o café da tarde, nada melhor que degustar os biscoitos à base de pistache, amêndoas ou avelã, bem acompanhados do tradicional chá de maçã, que aqui não é servido em xícaras e sim, numa taçinha de vidro super charmosa! Para esta hora, também há um acompanhamento perfeito: a baklava! Hummmm! Esta merecia um capítulo à parte! A baklava é um doce folhado, recheado de pistache e embebido no mel... simplesmente divino!! É o doce turco mais famoso!
Para beliscar durante o dia milhares de barraquinhas de milho cozido estão em cada esquina de Istambul. Às margens do Corno de Ouro existem barquinhos que vendem um sanduíche de peixe e parece fazer o maior sucesso, de tão cheio que ficam. Infelizmente, não fui corajosa o suficiente!..

6 comentários:

Anônimo disse...

E tem aquele prato chamado de Iman Biyaldi, feito de berinjelas recheadas, cuja tradução quer dizer literalmente "o Iman desmaiou (de prazer)".
Abs!
Arthur

Mile disse...

Eu provei de tudo, esse milho é uma delíiiicia. Coisas quentes vem com micróbios mortos Fê rs, entao nao tem problema, o pior é comer coisas cruas, saladas, frutas, essas coisas na rua eu nao como.
A culinária turca me fascinou!
Bjoks

Higino disse...

Obrigada por mais esta reportagem.-
Jinhos ternos.-

Adriana disse...

um bom carneiro, depois baklava e um cha de hortela! hhmm delicia!! ;)

Roadrunner disse...

Comprovo e aprovo. Gostei da comida, em geral, e é barata. Quanto aos micróbios também fazem parte do menú!

Saudações do Roadrunner!

Blog Vambora! disse...

Que delícia!!!! Adorei as dicas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...