• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Praga | Roteiro 1o dia

23 comments

Praga tem uma parte histórica supreendente! Prédios históricos, igrejas, castelos, pontes, torres e monumentos se complementam harmoniosamente. Os estilos gótico, barroco e art noveau se misturam em um belíssimo complexo arquitetônico. O ideal é começar a desvendar estas belezas pela Praça Central, onde acontecem os principais eventos da cidade e onde encontra-se um dos mais belos cartões-postais da cidade: a igreja de Tyn e o Relógio Astronômico.


O Relógio, construído em 1410, oferece a cada hora um espetáculo à parte. Trata-se de um boneco representando a morte que aciona um carrilhão de 12 apóstolos, que seguindo São Pedro, realizam uma performance no mudar das horas. A torre do relógio está aberta a visitação e oferece uma bela vista da cidade, que revela o colorido e o formato agulha dos telhados.

Já a Igreja de Tyn, construída data de 1461 e é um dos melhores exemplos do gótico em Praga. O curioso é que foram construídas casas no terreno à frente ao da igreja, sem qualquer recuo, o que possibilitou uma atípica, mas linda imagem da praça. O estilo gótico da igreja contrasta com o clássico das casinhas e representa uma das imagens mais conhecidas da cidade.





Um pouco mais adiante, após cruzar vielas históricas, está a mítica Ponte Carlos. Construída em 1357 pelo Rei Carlos IV, a ponte sobre o rio Vlatva é uma verdadeira obra de arte. Seus 520 metros de extensão, construídos em pedra, compreendem mais de 20 esculturas de santos. Os portais são belíssimos e também possuem esculturas góticas que os deixam ainda mais requintados. 

Outrora servia como meio de acesso das carruagens e liteiras que atravessavam o rio, mas desde 1950, tornou-se um calçadão movimentado, com artistas variados dividindo o mesmo espaço. São músicos de diferentes estilos, seja clássico, celta ou até inusitados (como o que tira notas musicais do simples passar dos dedos em taças de cristal cheias de água) e entoam a trilha sonora do lugar, num verdadeiro filme diante dos olhos.





Depois de atravessar a ponte, basta subir mais vielas e lá está o Castelo de Praga, que começou a ser construído no século IX. O complexo de prédios que o envolvem formam uma verdadeira muralha, que parece se equilibrar no alto da colina ao qual está inserida. No meio do castelo está a belíssima Catedral de São Vito, com suas torres góticas de mais de 80 metros de altura, construídas ainda no século XIV. Além da bela fachada composta por centenas de gárgulas misteriosas, a catedral possui vitrais belíssimos e afrescos contendo 1,3 mil pedras semi-preciosas, um verdadeiro altar da realeza!

23 comentários:

Blog da Mary disse...

Realmente é lindo este lugar, adoro viajar. Praga me deixou encantada é atraente, uma belíssima cidade.
bjkas

Mile disse...

Oiiiii...é, realmente vc andou bem sumidinha, mas foi por uma boa causa. Vc faz cada foto, quero saber que camera é essa sua pra comprar uma igual, muito lindas mesmo. Olha a igreja de Tyn aí, lembra daquela minha foto pegando nela com as pontinhas do dedos? Quanta saudade!
Recebi um papel hoje e tenho que ir ao correio pegar o pacotinho que vc mandou, nao vejo a hora de ver.
Bjoks e brigadinha viu, depois me passa por email seu endereço...aliás, me escreve um email contando como foi a viagem.
Bjoks

Fê Costta disse...

Oi Mile!!

Claro que me lembro da sua foto pegando a pontinha da igreja! Quando estava lá em cima, lembrei de você na hora!!

A câmera é uma Canon S5. Para quem não quer uma máquina profissional, que requer maior investimento e conhecimento, sugiro esta, que atende perfeitamente em qualquer situação.

Te recomendo também um manual de fotografia que é excelente e dá uma mega noção para quem ainda é apenas um admirador desta arte: O Novo Manual da Fotografia, de JOHN HEDGECOE. Muito bom mesmo!! Já lí e relí diversas vezes, é quase que meu livro de cabeceira... lol ;)

Quando as coisas chegarem, me diz se gostou!

Grande beijo!

Lc disse...

Lindo, deve valer bem a pena visitar.

Tozé Franco disse...

Mais um belo passeio. Eu conheci alguns checos, em Genebra aquando do jogo do Europeu de futebol entre Portugal e a República Checa.
Genebra é uma bela cidade, como Praga.
Um abraço.

Camila Navarro disse...

Uma cidade linda dessas com uma boa fotógrafa só dá pra sair o que estamos vendo aí em cima mesmo! Já anotei as suas dicas sobre fotografia! : ) Sua viagem deve ter sido maravilhosa!

Beijos!

Mari Campos disse...

Praga é mesmo espetacular! Mas a cidade ficou ainda mais linda com essas suas fotos - que luz! bjs

Anônimo disse...

Nossa Fê, que lugar maravilhoso!! Não tenho dúvidas que as tchecas tmb devem ser espetaculares! rs..
Poxa, to muito sem tempo pra fazer qualquer coisa.. mal pude conferir os blogs dos amigos que estavam lá na Stella Barros! Trampo tá me consumindo.. Parabéns pelas fotos e pela escolha do lugar! Se um dia eu pisar na Europa, a Rep. Theca será minha primeira escolha.. Bjaoo!

Margarida disse...

Olá Fê

Amei as suas fotos de Praga!!Eu sou uma verdadeira fã das cidades da Europa Central...estou a preparar-me para regressar a Viena este Verão!!
Por acaso ainda não fui a Praga,mas depois de ler o seu post vai ser uma das minhas prioridades!!

Beijos

Anônimo disse...

Fernanda, que òtima escolha! Praga é mesmo demais! E essas suas fotos sao de cair o queixo!

Vou dar uma pesquisada nessa Canon que vc mencionou... Valeu pela dica! Eu sempre pensei em fazer um curso de fotografia e comprar uma maquina decente, mas estou adiando faz tempo esse projeto pq maquinas profissionais sao muito grandes e nao combinam com o meu estilo "compacto" de viajar... Quem sabe agora...

Bjs

Fê Costta disse...

Pois é Luísa, também sou à favor de levar a menor quantidade possível de coisas para uma viagem!

As câmeras profissionais exigem cases pesados, tem as lentes intercambiáveis, bateria... é coisa demais! rsrs Esta Canon S5 atende bem demais sem ser muito robusta! Depois vai lá no Fotolog e Flickr ver o restante das fotos!

Bjo grande pra vc!

MH disse...

Valeu pela visitinha. Meu, as fotos estão barbaras (deteste esse adjetivo, mas nao pensei nenhum mais apropriado rsrsrs). A que mais me chamou a atençnao foi a da caveirinha/morte. E como voce descreveu deve ser fantastico (pra nao dizer barbaro de novo) ver a mudanca das horas.

: )

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Ei Fe!!! Menina vim aqui correndo! Estou indo a Praga em outubro e foi uma delícia ser seus post! Mas... suas fotos fazem tudo parecer mais lindo!!!

Bjos

ROADRUNNER disse...

Praga é sem dúvida uma das cidades mais belas do mundo, com um património histórico grandioso e preservado. Ao passearmos no centro histórico, é quase como se retrocedessemos no tempo até à idade média.
Foi sem dúvida uma das cidades mais encantadoras onde já estive. E ao tempo, o custo de vida era baratíssimo, isto antes da Rep. Checa ter entrado para a U.E.. Agora, se calhar, a história é bem diferente.
Saudações do Roadrunner e parabéns pelo blog!

sigrid costa disse...

Olà!

Foi a cidade que mais gostei nas minhas andanças europèias. Linda, romantica, màgica!!!!!!!!!!!!!!! Beijos...

Scliar disse...

Morro de vontade de conhecer Praga. Então não sei se continuo olhando os posts, para me entusiasmar cada vez mais, ou se paro de ver, porque não sei quando vou poder viajar, e é tudo tão lindo que chega a té a doer! Bzus, Ethel SC

Anônimo disse...

Oi Fê!Realmente a cidade é linda e as fotos que você tirou deixam qualquer um com vontade de ir correndo para lá!!! Quero mais sobre Praga!
bjus!

Anônimo disse...

Oi Fê!!

Sabe que uma das cidades que está na minha lista quando for à Europa é Praga! Acho que foi porque estudei com um Checo (quando morei na AUS) e ele me falou tanto de Praga que fiquei morrendo de curiosidade de conhecer... mas depois de ler e ver suas fotinhas estou convencida que é o bicho a cidade. Linda linda!
E a cerveja então... quente!

Beijos

O Profeta disse...

Uma cidade a visitar, das muitas que pretendo...


Doce beijo

São disse...

Quero lhe agradecer muito a oportunidade que me proporcionou de matar saudades desta bonita cidade !
Fique bem.

Anônimo disse...

Minha cidade predileta. parabéns pela matéria. Lá no Fatos & FOTOS de Viagens também escrevi sobre ela...

Unknown disse...

Ei Nanda! Parabéns pelas belas fotos!!! Muito bonitas mesmo! E o texto está envolvente, com riqueza de detalhes que só vc para narrar com tamanha perfeição!!!
Bjos,
Leo

Ciça Donner disse...

Mana mas que delicia isso aqui!!! Volto com mais calma para ler o resto... é um catalago de viagens maravilhoso hahaha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...