• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Istambul - A primeira impressão

10 comments












Sim, Istambul superou minhas expectativas! Por mais que eu tenha estudado à respeito da cidade e já fazia uma idéia do que vinha pela frente, ainda assim ela conseguiu me surpreender... e muito!

Istambul tem um misto de cheiros, um clima mágico e uma posição mais que estratégica, entre o Mar de Mármara (finalzinho do Mediterrâneo) e o Mar Negro, recheada de construções milenares e muita história para contar. As mesquitas são uma constante na paisagem e seus minaretes parecem furar o céu. Mesmo sendo muçulmana, a agitação toma conta da cidade em mil barzinhos, boates e restaurantes cheios de narguilê, gente bonita e bebida à vontade! Isso pode parecer um mero detalhe para nós ocidentais, mas para o mundo islâmico isso é tido como "haram"- pecado em árabe -, e álcool é escondido sob 7 chaves!.. Mas em se tratando do povo turco, que quer mesmo é ver o cofrinho engordar, percebe-se que a religião é deixada de lado.
.
Para se ter uma idéia, em pleno Ramadã - mês do jejum sagrado para os seguidores de Allá - os turcos não seguem muito à risca e continuam com os restaurantes funcionando normalmente! O profeta jamais poderia imaginar a força do capitalismo!... Sorte dos turistas! :)
.
Esta discrepância entre ocidente e oriente fica evidente à todo instante em Istambul, o que não poderia ser diferente em uma cidade que está em dois continentes: Europa e Ásia. É aqui que ambas culturas se encontram, se misturam, se complementam. Caminhar por Istambul é ver um museu à céu aberto, com cultura diversa e arquitetura impressionante! É ver ao vivo o que um dia estudamos nos livros de História... Vem comigo!

10 comentários:

Mile disse...

Amo, amo, amo de paixao essa cidade...eu gostaria de ter a oportunidade de morar algum tempo nesta cidade, viver o dia-a-dia com esse povo alegre e simpático. De me deliciar com a boa culinária turca. De aprender mais à fundo essa cultura tao rica. Enfim, "las palabras quedan cortas para definirla". Me cativou de corpo e alma.
Belas fotos Fê
Bjoks

CarlaZ disse...

Fê,
adorei as fotos! Não vejo a hora de ir!
Beijo

Unknown disse...

Costta,
Amei as fotos!
Fiquei daqui viajando com vc pela história... adorei seus comentários!
parabéns!
bjos,
Voieta

Dri - Everywhere disse...

Lindas as fotos Fe!
Eu tambem voltei de Instanbul encantada demais!
Bjs
Dri Miller

Gata Verde disse...

Adoraria conhecer...quem sabe um dia!!

beijinhos

claudia Liechavicius disse...

Belas fotos, hein????
Turquia está nos meus planos numa viagem mais prolongada. Passei por lá bem rapidinho e adorei!!!!
Bj
Claudia

Fê Costta disse...

Pois é meninas! A Turquia é mesmo show de bola! Para quem ainda não foi, dá um jeitinho de desviar o roteiro das próximas férias para lá, vale muito à pena!! :))

Bjos!!

luciana pires disse...

Fê (já estou íntima, viu?! Mil desculpas)
Estou me deliciando com seus posts...amando. Por hora estou me deliciando com os da Turquia, onde pretendo ir em agosto. Os posts dos demais países vou ler aos poucos. Minha aventura pelo universo das viagens está começando e um dia terei uma lista extensa como a sua de países que conheci...rs...
Estou planejando ir para Istambul apenas em agosto e com a família (4 adultos, sem um deles idoso) e estou com um certo receio de ir sozinha, sem guia. Não gosto de ir em excursão, mas várias pessoas no Brasil estão desaconselhando esta viagem se não for com excursão. Lendo seu blog parece tudo muito simples e fácil de se localizar. Será que eu conseguiria ir sozinha, sem excursão? Bjs, obrigada e parabéns pelo blog! Luciana

Anônimo disse...

Carla Inês disse..
Istanbul é simplesmente maravilhoso!!! Quem não teve a oportunidade vá, porque é inesquecível!! Istanbul, Capadócia, Pamukkale, Konya, Kusadasi e todo oresto!! Um povo mravilhoso, hospitaleiro, alegre, uma comida ótima, eu queria poder morar algum tempo nesta cidade linda e com tanta história....
É inesquecível, lembro todos os dias...é o meu país de coração, e como se diz em Turco:

Seni seviyorum Istanbul her zaman!!!!

carla disse...

Fe,
Demais seu blog e seu curriculo de viagens .. um dia chego risos..
Parabéns Bj Carla

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...