• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Topkapi Palace

2 comments

















O sultão Mehmet II, também conhecido como O Conquistador, imediatamente após a queda de Constantinopla, ordenou que fosse construído um palácio para seu usufruto. Erguido na colina do ponto mais estratégico da cidade, na convergência do mar de Mármara, estreito de Bósforo e do canal Corno de Ouro, o Palácio Topkapi reflete a glória da era otomana e ajuda a compreender grande parte da sua história. Foi a residência oficial dos imperadores durante quase meio século, entre os anos de 1465 a 1853, até ser substituído pelo Palácio Dolmabahçe.

Topkapi era a residência do sultão e também abrigava mais de 4 mil pessoas, entre nobres políticos e serviçais. Além do aspecto político, o Palácio também servia como base do etretenimento real, sobretudo no harém, onde os sultões se divertiam com suas concubinas, dentre as quais, a russa Roxelana, a preferida do sultão Solimão (Suleymanye) e famosa pelo seu perfil estrategista.

O harém era um complexo à parte, formado por 400 cômodos ricamente decorados, onde viviam a mãe do sultão, suas esposas, 1000 concubinas e os eunucos (homens castrados preparados para trabalharem em harens reais). À nenhum outro homem era permitida a entrada, exceto, quando acompanhado do sultão. As concubinas eram escolhidas ainda muito jovens e recebiam estudo e educação real. Eram preparadas para agradarem os sultões e seus convidados em cenários como o das 1001 noites (É curioso ver a cultura islâmica, tão severa em alguns aspectos e tão libertina em outros...).

O Palácio perdeu sua importância gradativamente após o século XVII, quando os imperadores passavam mais tempo em palácios menores ao longo do Bósforo. Porém, mesmo após seu abandono, foi mantido ali toda a riqueza do império, que se conserva até hoje, após ser transformado em museu. Além das jóias reais cravejadas de magníficas pedras preciosas e gigantescos diamantes, existe ainda as relíquias religiosas, como a espada e o fio da barba do Profeta Maomé. Uma viagem ao longo da história, sem dúvida!

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei rever o Topkapi, que eu amei, aqui. Na verdade ainda me sinto lá...
Mas as suas fotos estão tão melhores...
Beijos,
CarlaZ

Inês Santos disse...

Olá Fe,vou passar 3 1/2 dias em Istambul em abril, já estive lá num passeio de navio, um dia só que me deixou com vontade de quero mais...chegou a hora.
Você fez o passeio do Bósforo de barco? Vale a pena o de dia inteiro? Tem alguma agência pra recomendar ou basta ir até o cais?
Obrigada e parabéns pelo blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...