• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Cisterna da Basílica - Yerebatan Sarnici

7 comments










Apesar da existência de um aqueduto que servia Constantinopla, o Imperador Justiniano, receoso de alguma guerra, ordenou a construção de um imensa cisterna para abastecer a cidade em caso de estado de sítio.

O que se ergueu, entre os anos de 527 a 565, foi um "palácio das águas", uma cisterna romana com 336 colunas de mármore distribuídas em 36 filas, com capitéis nos estilos dório e coríntio e capacidade para 100 mil tonéis de água. A Yerebatan Sarnici, que significa Cisterna da Basílica, está ao lado da Hagia Sophia e é de uma beleza incrível! Emana tranquilidade em meio ao delicado som das águas e da iluminação indireta em tom avermelhado.
.
A cisterna é subterrânea e está abaixo de ruas e quarteirões inteiros. Durante muito tempo ninguém desconfiava da sua existência e só foi ser descoberta em fins do século XIX! Talvez por isso tenha permanecido intacta até os tempos modernos.
.
Duas vezes por semana ocorre na cisterna o espetáculo da ordem Mevlana, os rodopiantes mebros da religião Sufi que atingem o nirvana ao girar sem parar. Também imperdível!

7 comentários:

Mile disse...

Realmente emana tranquilidade e é um lugar interessante de se visitar, pena que muita gente desconhece sua existência. Vc fez o pedido no buraquinho perto da cabeça de medusa?
Bjoks

Fê Costta disse...

As medusas são lindas, adorei! Mas na hora em que estive nelas, havia uma excursão enorme pentelhando o local... Impossível esperar que cada um fizesse seu pedido para então eu poder fazer o meu... :(

Cardápio das Artes disse...

Realmente a Cisterna da Basílica é linda e surpreendente. Toda a Praça do Hipódromo Romano sobre ela. Istanbul é imperdível!

Vanessa disse...

Respira tranquilidade mesmo de verdade. Gosté das fotos, Fê. Abraços Vanessa.

Anônimo disse...

Oi!
Acompanho seu blog e acho interessante como vc geralmente vai para lugares diferentes daqueles que a maioria das pessoas vão.
Você vai à Capadocia? Se for não deixe de andar de balão.O visual é de outro planeta!!

Anônimo disse...

Oi!
Acompanho seu blog e acho interessante como vc geralmente vai para lugares diferentes daqueles que a maioria das pessoas vão.
Você vai à Capadocia? Se for não deixe de andar de balão.O visual é de outro planeta!!

Fê Costta disse...

Olá!!

Vou sim à Capadócia e certamente o vôo de balão está na lista! Em breve, comentarei sobre o passeio!

Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...