• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Karlovy Vary - para quem quer ser rei

12 comments

















Karlovy Vary é uma das mais famosas cidades termais de toda Europa. Sediada na República Tcheca em meio a Boêmia ocidental, às margens do rio Tepla e há 140 kms de Praga, recebe turistas do mundo inteiro, notadamente os russos, que procuram ali o alívio e a cura proporcionados pelas águas medicinais.

A região da Boêmia, que se estende desde a fronteira com a Baviera e a Saxônia, é essencialmente uma zona de termas. A concentração de nascentes de águas minerais que aqui existem é ímpar no mundo e são excepcionais pela variedade da sua composição química e consequente escala de efeitos fisiológicos e terapêuticos que possuem.

As águas termais afloram à superfície por 12 mananciais desde profundidades de 2.000 a 2.500 metros, e a temperaturas entre 41 graus e 72 graus centígrados. O maior e mais quente deles é o manancial Sprudel, com um volume de dois metros cúbicos por minuto e a uma temperatura na superfície de 72 graus. Há ainda a fonte Vridlo, um gêiser que lança jatos d’água à 17 metros de altura. As águas têm efeitos curativos sobre o sistema nervoso, circulação sangüínea e nas glândulas de secreção interna e muitas celebridades, como o czar russo Pedro o Grande ou famosos nomes como o poeta Johann Wolfgang von Goethe comprovaram os efeitos curativos das fontes locais.

Karlovy Vary, que em tcheco significa “Fervedor de Carlos”, foi fundada em 1350, a mando do Rei Carlos IV e está inserida numa romântica paisagem montanhosa, onde numerosos caminhos florestais percorrem as encostas arborizadas.

Além das águas termais, Karlovy Vary é também conhecida pela fina porcelana e pelo cristal Moser, um dos mais famosos e tradicionais do mundo, também chamado de “Cristal dos Reis”. Outro produto célebre da cidade é o licor Becherovka, considerado o "décimo terceiro manancial de Karlovy Vary” e elaborado a base de ervas pelo farmacêutico Josef Becher em 1807, que desde então é consumido em todo o mundo.

A arquitetura da cidade é uma beleza à parte. Encravada nas encostas que rodeiam o vale, estão as magníficas construções do século XIX, que mesclam art nouveau e art decò numa mistura única que representa a identidade visual do lugar.

A comunidade russa tem uma representatividade enorme na cidade, tanto que todas as placas também estão escritas em russo e há vôos diários entre Karlovy Vary e Moscou. Além disso, existe ali um belo exemplar da igreja ortodoxa russa, com suas cúpulas douradas sobressaindo na paisagem. Trata-se da Igreja de São Pedro e São Paulo, construída no século XIX.

A cidade possui eventos de grande porte, como é o caso do Festival Internacional de Cinema (Mattoni), que ocorre desde 1949 sem qualquer interrupção e também os festivais de Dvorak e de Jazz, eventos estes que combinam perfeitamente com a magia da cidade.

A cidade, que por todo o exposto acima, já é imperdível, torna-se ainda mais convidativa no que tange à infra-estrutura turística. A oferta de hotéis é enorme e cada um possui seu charme especial. No topo da lista estão os tradicionalíssimos Pupp, Carlsbad Plaza e Savoy Westend, verdadeiros palácios recheados de sofisticação e requinte... um luxo para poucos (dos quais infelizmente não estou incluída!! rs).

O passeio à Karlovy Vary pode ser feito em um dia, mas é corrido. Se for possível, passe uma noite na cidade e desfrute ainda mais deste incrível lugar. Se for ainda “mais” possível, esbalde-se em um dos charmosos hotéis mencionados acima e sinta-se como um verdadeiro monarca tcheco! Mas lembre-se que nos dias de hoje, os “monarcas” pagam a conta ao final... boa sorte! :)

12 comentários:

Mile disse...

Eu não sei se me delicio mais com as fotos ou com o seu texto. Demais Fê,você é ótima.
Bjoks

Tatah Marley's Confissões disse...

Que lugar lindo!
E mulher, chega fiquei aguniada com a historia que tu presenciou.
Acho que o pior nessas horas é a sensação de vulnerabilidade que a gnt tem né?
DE não poder fazer nada pela pessoa, essas coisas..
Rezo direto pela alma do rapaz e pela alma de todas as vitimas de atitudes assim, pqe só Deus pra julgar mesmo!
x)
E eu pretendo mesmo, mais tenho um certo receio de ser maltratada lá fora sabe?
:/
Mais quero assiscar, pretendo seguir carreira em uma área que me possibilite viajar o mundo todo!
beeijo

e nesses programas será que eles aceitam de menos?
não né..?
se tem msn ?

Unknown disse...

Fê...não tem como não amar as suas fotos...cada vez que entro aqui adoro!!!
E muito bom mostrar que tem muito mais que Praga na República Tcheca e quase ninguém pensa em ir.
Beijos

Blog da Mary disse...

Fico muito feliz em vir aqui e ver estes lugares incríveis.
Agradeço sua visita.
Bjs e um bom fim de semana

Tatah Marley's Confissões disse...

ooooo amiga de Deus, belos escritos os seus no meu post!
:')
sempre algo pra me confortar voce né..
:))

adoro esse canto!
;*

Anônimo disse...

Tens o dom de encantar a gente com a descrição dos lugares! Mesmo com os que nunca ouvi falar antes, fico suspirando pra conhecer!

E lindas fotos!

Beijos
Xu

PS: Ah, um elogio vindo de alguém que escreve tão bem é uma honra. Obrigada pelo comentário lá!

Beth/Lilás disse...

Uau! Demais o blog, gosto de fotos de viagens.
Menina, agora com o último acidente aéreo estou mais apavorada para viagens, marido vai em setembro pra Genebra e eu não vou.
Espero para o próximo ano Europa sem falta.
Voltarei sempre.
mande-me o link por inteiro para eu salvar, ok.
super beijos cariocas

Carol disse...

Nossa que lindas fotos
está de parabéns pelo seu blog
ameiiii
boa viagemmmmm pra voce
obrigada pelo carinho recado que você deixou
bjssss

obs: eu add o seu nos meus favoritos

São disse...

É muito bom vir aqui partilhar estas maravilhas: muito obrigada!
Feliz semana.

Mustafa Şenalp disse...

çok güzel site. :)

João Bertonie disse...

Linda a cidade, linda!!!!
Maravilhosa descrição fizestes da cidade. Adorei!
xD
abraços

Tozé Franco disse...

Magníficas fotos de lugares belíssimos, acompanhadas de um excelente texto.
Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...