Key West - Um paraíso nos EUA

7 comments











Key West é a capital do Condado de Monroe, localizado no estado da Flórida, Estados Unidos. A cidade, situada em uma ilha, é a última de Florida Keys, conjunto de ilhas ao sul da Flórida. Tanto do ponto de vista geográfico quanto do filosófico, as Florida Keys são algo à parte. A descontinuidade geográfica que as separa nitidamente do continente reflete-se, também, no seu ritmo de vida. A atitude tranqüila, o espírito renegado e os vibrantes recifes de corais fazem deste um local predileto para famílias, casais, entusiastas por esportes aquáticos e turistas de todos os tipos em busca de um refúgio natural.

Key West tem o título da cidade americana do continente mais ao sul dos Estados Unidos, estando apenas há 90 milhas de Cuba. A principal fonte de renda da cidade é o turismo, que atrai várias pessoas durante o ano todo, devido ao seu clima agradável e paisagens deslumbrantes. Além dos ricassos americanos, tem atraído também cada vez mais europeus e sul-americanos, dispostos à conhecer a cultura americana "à la caribe".


Assim, com aspecto e clima caribenhos, Key West é o destino para quem busca muito sol, águas transparentes e ruazinhas charmosas. Os que percorrem os 177 quilômetros que a separam de Miami raramente se arrependem. Os que vêm dos cruzeiros pelo Caribe e descem ali só por um dia, também não.


Do ponto de vista histórico, Key West é considerada um dos portos e metrópoles mais antigos da Flórida e, em muitos aspectos, ainda se espelha no passado. As atrações remetem à residência de Ernest Hemingway, às visitas feitas à ilha por Harry Truman, ex-presidente dos EUA, à era das embarcações naufragadas perto da ilha, o tempo em que se fabricava charutos e a importância militar do local. O Key West Aquarium foi o primeiro aquário da Flórida. O aquário situa-se à beira-mar, entre um mercado de esponjas, bares especializados em ostras cruas e resorts.

As atividades aquáticas são as principais atividades de lazer da cidade, como scuba, passeios de barco, jet ski, pesca esportiva e notadamente o mergulho. Na época do descobrimento das Américas, diversos barcos encalharam nas águas rasas da região, o que hoje é a alegria dos mergulhadores, que podem investigar a pirataria e o resgate de tesouros afundados. São centenas de destroços que contemplam mais de 500 anos da história marítima do continente. Outra herança histórica que atrai os turistas é o bairro Bahama Village, com as casas coloridas construídas pelos primeiros colonizadores, das Bahamas.

Um atrativo imperdível na cidade é o Sunset Celebration, que acontece diariamente durante o ano todo. É um ritual para celebrar o pôr-do-sol na cidade em que várias pessoas se juntam na Mallory Square, praça com bares onde artistas apresentam diversas performances como números de circo e shows e assim, o sol se põe todos os dias sob uma salva de palmas e ao som de folk music. O Sunset Celebration começa sempre 2 horas antes do pôr-do-sol e vai até 1 hora depois que o sol se põe. A sensação é fantástica! Todo pôr-do-sol deveria ser contemplado desta maneira!!

A vida nesta ilhota norte-americana também corre solta na Duval Street. Tudo se concentra lá: bares, restaurantes, hotéis, casas noturnas, lojas. A rua começa no cais onde fica a Mallory Square e termina no Oceano Atlântico, no ponto mais ao sul dos Estados Unidos continental. No local, um marco atesta que a ilha de Fidel está a pouco mais de 140 Kms (deixa o Bush ficar sabendo disso...)
A gastronomia do local é toda baseada em frutos do mar, que podem ser consumidos ao estilo americano: acompanhados de french fries e um "balde" de refrigerante. Sem dúvida que os restaurantes inspirados nas cozinhas francesas e italianas se mantém fiéis à sua cultura e aí sim pode-se comer bem. Pratos caribenhos e frutas tropicais também se encontram aos montes. O jeito é experimentar de tudo um pouco...

Não há quem nunca viu o noticiário sobre tornados na Flórida e não tenha escutado dizer sobre Key West! É impressionante, mas essa faixa de terra paradisíaca que se estende de Miami até o mar caribenho tem o seu lado infernal.... Os piores tornados registrados no extremo sul dos EUA acontecem justamente nessa região, sediada em meio à tantas correntes de ventos opostos. Quando estive lá a 1a vez, presenciei a beleza que estão aí nas fotos. Já da 2a, o cenário era completamente diferente... totalmente devastador! De tão forte haviam sido os ventos, as palmeiras ou tinham sido arrancadas ou estavam todas com as folhas viradas para o mesmo lado, como se estivessem congeladas e petrificadas. Barcos revirados, casas destruídas... um verdadeiro caos!

Assim, programe-se: quando for à Key West, consulte antes o departamento meterológico americano para saber as variações do tempo nos próximos 15 dias. E mesmo assim, corre-se o risco... afinal, toda grande "aquisição" envolve algum grau de risco :)

O ideal é alugar um carro em Miami e ir curtindo as Floridas Keys sem pressa... parando e conferindo sempre cada pedaço de maravilha que há por ali.

7 comentários:

Mile disse...

Isso çe nos States??? Menina que lugar lindo

Frôlis disse...

Oieee
Vi seu comentário no blog da Mile e resolvi dar uma passadinha por aqui!

Posso te adicionar nos meus links?!
Beijão,
Rê.

Renatinha disse...

Oislásis!
=]

Hahahaha adorei o comentário, menina!

Falando nisso, posso te chamar de Fer?! Ou, se não, como?!
Adorei você, muito simpática! =P

Também acho que nos daremos bem!

Já te adicionei lá na minha listinha de links!

Um beijão,
Rê!

Anônimo disse...

Olá! Esta ilha é realmente paradisíaca. Estive lá no ano passado... foi bem bacana ter visto de pertinho o Southernmost point dos EUA... :)

Sofia disse...

Oi, Fe, gostei muito de conhecer o seu blog, pois moro em Michigam , devisa do Canada, infelismente nao tenho muito tempo e dim dim pra viajar, mas eu conheco Key West , amei la e devo voltar la por esses dias no natal. um grande abraco , amei te
conhecer. Sofia Dec. 10 2010

Lourdes disse...

Oi Fê, estivemos em Key West há muitos anos atrás, 1997 e me senti no Caribe lá. Sem contar as dezenas de pontas que atravessamos para chegar até este extremo dos EUA. Lindas fotos mais uma vez!

Adailton Leski disse...

Adailton. Oi Fê. Maravilhoso o seu blog. Tô usando como uma bíblia. Apenas um pecadinho nesse post de Key West. A primeira foto acho que você confundiu-se. Ela é de Cancun. Bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...