• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Key West - Um paraíso nos EUA

7 comments











Key West é a capital do Condado de Monroe, localizado no estado da Flórida, Estados Unidos. A cidade, situada em uma ilha, é a última de Florida Keys, conjunto de ilhas ao sul da Flórida. Tanto do ponto de vista geográfico quanto do filosófico, as Florida Keys são algo à parte. A descontinuidade geográfica que as separa nitidamente do continente reflete-se, também, no seu ritmo de vida. A atitude tranqüila, o espírito renegado e os vibrantes recifes de corais fazem deste um local predileto para famílias, casais, entusiastas por esportes aquáticos e turistas de todos os tipos em busca de um refúgio natural.

Key West tem o título da cidade americana do continente mais ao sul dos Estados Unidos, estando apenas há 90 milhas de Cuba. A principal fonte de renda da cidade é o turismo, que atrai várias pessoas durante o ano todo, devido ao seu clima agradável e paisagens deslumbrantes. Além dos ricassos americanos, tem atraído também cada vez mais europeus e sul-americanos, dispostos à conhecer a cultura americana "à la caribe".


Assim, com aspecto e clima caribenhos, Key West é o destino para quem busca muito sol, águas transparentes e ruazinhas charmosas. Os que percorrem os 177 quilômetros que a separam de Miami raramente se arrependem. Os que vêm dos cruzeiros pelo Caribe e descem ali só por um dia, também não.


Do ponto de vista histórico, Key West é considerada um dos portos e metrópoles mais antigos da Flórida e, em muitos aspectos, ainda se espelha no passado. As atrações remetem à residência de Ernest Hemingway, às visitas feitas à ilha por Harry Truman, ex-presidente dos EUA, à era das embarcações naufragadas perto da ilha, o tempo em que se fabricava charutos e a importância militar do local. O Key West Aquarium foi o primeiro aquário da Flórida. O aquário situa-se à beira-mar, entre um mercado de esponjas, bares especializados em ostras cruas e resorts.

As atividades aquáticas são as principais atividades de lazer da cidade, como scuba, passeios de barco, jet ski, pesca esportiva e notadamente o mergulho. Na época do descobrimento das Américas, diversos barcos encalharam nas águas rasas da região, o que hoje é a alegria dos mergulhadores, que podem investigar a pirataria e o resgate de tesouros afundados. São centenas de destroços que contemplam mais de 500 anos da história marítima do continente. Outra herança histórica que atrai os turistas é o bairro Bahama Village, com as casas coloridas construídas pelos primeiros colonizadores, das Bahamas.

Um atrativo imperdível na cidade é o Sunset Celebration, que acontece diariamente durante o ano todo. É um ritual para celebrar o pôr-do-sol na cidade em que várias pessoas se juntam na Mallory Square, praça com bares onde artistas apresentam diversas performances como números de circo e shows e assim, o sol se põe todos os dias sob uma salva de palmas e ao som de folk music. O Sunset Celebration começa sempre 2 horas antes do pôr-do-sol e vai até 1 hora depois que o sol se põe. A sensação é fantástica! Todo pôr-do-sol deveria ser contemplado desta maneira!!

A vida nesta ilhota norte-americana também corre solta na Duval Street. Tudo se concentra lá: bares, restaurantes, hotéis, casas noturnas, lojas. A rua começa no cais onde fica a Mallory Square e termina no Oceano Atlântico, no ponto mais ao sul dos Estados Unidos continental. No local, um marco atesta que a ilha de Fidel está a pouco mais de 140 Kms (deixa o Bush ficar sabendo disso...)
A gastronomia do local é toda baseada em frutos do mar, que podem ser consumidos ao estilo americano: acompanhados de french fries e um "balde" de refrigerante. Sem dúvida que os restaurantes inspirados nas cozinhas francesas e italianas se mantém fiéis à sua cultura e aí sim pode-se comer bem. Pratos caribenhos e frutas tropicais também se encontram aos montes. O jeito é experimentar de tudo um pouco...

Não há quem nunca viu o noticiário sobre tornados na Flórida e não tenha escutado dizer sobre Key West! É impressionante, mas essa faixa de terra paradisíaca que se estende de Miami até o mar caribenho tem o seu lado infernal.... Os piores tornados registrados no extremo sul dos EUA acontecem justamente nessa região, sediada em meio à tantas correntes de ventos opostos. Quando estive lá a 1a vez, presenciei a beleza que estão aí nas fotos. Já da 2a, o cenário era completamente diferente... totalmente devastador! De tão forte haviam sido os ventos, as palmeiras ou tinham sido arrancadas ou estavam todas com as folhas viradas para o mesmo lado, como se estivessem congeladas e petrificadas. Barcos revirados, casas destruídas... um verdadeiro caos!

Assim, programe-se: quando for à Key West, consulte antes o departamento meterológico americano para saber as variações do tempo nos próximos 15 dias. E mesmo assim, corre-se o risco... afinal, toda grande "aquisição" envolve algum grau de risco :)

O ideal é alugar um carro em Miami e ir curtindo as Floridas Keys sem pressa... parando e conferindo sempre cada pedaço de maravilha que há por ali.

7 comentários:

Mile disse...

Isso çe nos States??? Menina que lugar lindo

Nata disse...

Oieee
Vi seu comentário no blog da Mile e resolvi dar uma passadinha por aqui!

Posso te adicionar nos meus links?!
Beijão,
Rê.

Nata disse...

Oislásis!
=]

Hahahaha adorei o comentário, menina!

Falando nisso, posso te chamar de Fer?! Ou, se não, como?!
Adorei você, muito simpática! =P

Também acho que nos daremos bem!

Já te adicionei lá na minha listinha de links!

Um beijão,
Rê!

Anônimo disse...

Olá! Esta ilha é realmente paradisíaca. Estive lá no ano passado... foi bem bacana ter visto de pertinho o Southernmost point dos EUA... :)

Sofia disse...

Oi, Fe, gostei muito de conhecer o seu blog, pois moro em Michigam , devisa do Canada, infelismente nao tenho muito tempo e dim dim pra viajar, mas eu conheco Key West , amei la e devo voltar la por esses dias no natal. um grande abraco , amei te
conhecer. Sofia Dec. 10 2010

Lourdes disse...

Oi Fê, estivemos em Key West há muitos anos atrás, 1997 e me senti no Caribe lá. Sem contar as dezenas de pontas que atravessamos para chegar até este extremo dos EUA. Lindas fotos mais uma vez!

Unknown disse...

Adailton. Oi Fê. Maravilhoso o seu blog. Tô usando como uma bíblia. Apenas um pecadinho nesse post de Key West. A primeira foto acho que você confundiu-se. Ela é de Cancun. Bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...