• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Capadócia - a cidade subterrânea

32 comments
(Se você aterrisou aqui agora, leia o post anterior para saber mais sobre a Capadócia)

No subsolo da Capadócia esconde-se um mundo de metrópoles que totalizam 150 km de extensão, construídos há mais de 3 mil anos atrás. Os arqueólogos já descobriram 200 cidades subterrâneas na região e a maior delas é Derinkuyo, com capacidade para abrigar até 20 mil pessoas.




Estas cidades foram escavadas na rocha vulcância pelos Hititas, uma das mais poderosas civilizações antigas, que visavam sobretudo proteção. Numa época em que guerras e invasões ocorriam quase que diariamente, era fundamental ter um plano de fuga que fosse rápido, eficiente e que permitisse manter-se vivo o maior tempo possível. E eis que surgem as cidades subterrâneas, verdadeiros labirintos de complexa engenharia para os padrões da época.








Construída em 8 pavimentos e com sistema de ventilação e comunicação, Derinkuyo tem quase 100 metros de profundidade. Seu acesso parte de pontos estratégicos na superfície, escondido em meio às casas. Tem ligação com poços de água potável e possui câmaras distintas para armazenagem de mantimentos, preparo de comida, banheiros e estábulo que comportava até mesmo os enormes camelos da Capadócia! Incrível!





Derinkuyo era cercada de armadilhas em caso de ser descoberta pelo inimigo. Os primeiros túneis eram espremidos e baixos - forçando o inimigo a abaixar as armas - e eram cheios de fendas e orifícios que permitiam ferir e matá-los facilmente. Caso ainda passassem daquele ponto, outras câmaras guardavam artifícios bélicos, que mesmo sendo primitivos, salvaguardavam a população. Além disso, possuiam portas - na verdade um disco de pedra de mais de 1 tonelada - que permitia ser movimentada por quem estivesse na câmara, mas impossível para quem estivesse fora. Mesmo com parte da cidade subterrânea invadida pelo inimigo, a populaçao podia viver ali durante meses.


No próximo post, os primeiros mosteiros do mundo, construídos no subterrâneo da Capadócia numa época em que os cristãos eram perseguidos como pagãos.

32 comentários:

Claudia Liechavicius disse...

Fê!!!!
Preciso conhecer a Turquia com urgência!!!!! Seus posts estão me fazendo delirar!!!!
Tenha um 2010 de muitas fotos lindas como essas.
Bjs
Claudia

Unknown disse...

Fê...essas cidades subterrâneas são realmente difíceis de se entender! Nossa como conseguiam morar lá!
Ficou muito bom e explicatico esse post.
Beijos,
CarlaZ

Fê Costta disse...

Cláudia, vc que conhece mais de 50 países, precisa colocar urgentemente a Turquia na sua listinha!! Se eu tivesse que listar 10 países imperdíveis de se conhecer antes de morrer, a Turquia sem dúvida estaria na lista! ;))

Bjo grande!

Fê Costta disse...

Oi Carla!!

Elas são mesmo um labirinto!! Os guias ficam apreensivos com os turistas que saem de perto do grupo para desbravar o local por si próprio... é um perigo perder-se ali!

Aos nossos olhos parece mesmo ser difícil morar num lugar destes, até pelo fato de ser claustrofóbico! Ficava-se meses sem ver a luz do sol... Mas para a época sem dúvida era um "condomínio de luxo", pois oferecia conforto e o principal: segurança!

Quando estive ali me lembrei de Saddam Husseim, que antes de ser capturado passou os últimos dias escondido num buraco de 5m2! Se ele estivesse numa destas cidades subterrâneas da Capadócia, estaria bem mais acomodado e talvez nunca teria sido descoberto...

Beijos!!

Unknown disse...

Acredita que fui sem guia?
Alias fui totalmente roots...peguei 2 ônibus, sem ser turísticos, saindo de Goreme hehhee uma aventura a parte!
O ruim dos grupos era quando encontrava nas escadas nossa!

Fê Costta disse...

Sem guia?! Uau, que aventura!! Adoro isso!! Eu estava em excursão com minha família, num passeio que saiu de Istambul, logo, estava presa ao grupo todo. Se por um lado era bom ter a segurança de que ia chegar no lugar certo e na hora certa, por outro, era desgastante o tempo todo estar junto daquela multidão, onde cada um tinha uma motivação diferente na viagem... A gente fica mais preso e é difícl sair das "amarras" dos guias! haha

Imagino quanta coisa deixei de conhecer lá, porque fiquei só no trivial... Depois me conta o que vc viu que eu não ví enquanto estava amarrada naquele grupo enorme! :)

Bjo grande!!

Adriana disse...

Oi FÊ! obrigada pela visita lá no escapismo! você vai amar o Líbano!!
Já fui 2 vezes à Turquia, mas não fui a Capadocia... mas está na lista! rsrs
você tá morando pelo oriente medio?
bjos!

Arthur disse...

Muito interessante, parece até aquela série do History Channel, acho que se chama "Cidades Ocultas" e mostra os subterrâneos de várias cidades atuais.
Momento Almanaque: os hititas entraram frequentemente em guerra com os egípcios, mas acabaram sendo derrotados por Ramsés.
Momento piadinha: encontrou São Jorge?...
Bjs!

TIago disse...

Sem palavras Fê... como a Claudia, eu também to sentindo que a Turquia me chama por causa dos seus posts rsrsr
Bons demais!!

bj!

Fê Costta disse...

Oi Arthur!!

Adooooro o programa Cidades Ocultas e estou sempre assistindo pelo youtube! Tem vários episódios que não passam no Brasil, apenas Eua e Espanha e vale à pena!

Tem sim um episódio exclusivo da Capadócia e das cidades subterrâneas de lá, veja no link: http://www.youtube.com/watch?v=O_YCArT1jQM Este é a primeira parte das 5 que existem sobre o assunto, é ótimo

Sobre a eterna desavença entre hititas e egípcios, até onde eu sei, eles se enfrentaram pela última vez em Kadesh/ Qadesh, mas a batalha foi um "empate técnico", apesar de ambos os lados terem reclamado a vitória. Após um erro de cálculo de Ramsés, que encontrou inesperadamente numa emboscada o inimigo em maior número e acabou tendo que usar a própria espada para não ser morto, retirou seu exército do terreno hitita, considerando-se vencedor, mas sem nunca ter tomado o trono e as terras. Já os hititas se consideraram vencedores uma vez que Ramsés abandonou a batalha e não deu sequência a seu plano original. Por isso é que os historiadores consideram empate... rs Estive em Abu Simbel, o mais belo templo de Ramsés na fronteira com o Sudão e as pinturas sobre esta batalha são incríveis. Todas elas representam Ramsés vencedor... e assim seu povo acreditou por muito tempo.

Infelizmente não estive com São Jorge... Há muito ele já havia partido para a Palestina! Mas o seu dragão estava lá, coitado... já bem saudoso! rsrs

Arthur, obrigada por sempre complementar os posts! Sempre cheio de informações ricas e boas tiradas! :)

Abração!!

Gata Verde disse...

Imagens impressionantes!
Estou cada vez mais curiosa por conhecer!!

Star disse...

Oi, Fê!
Cheguei aqui por meio do site do Riq Freire. Estou programando férias na Turquia em abril/maio e estou viajando antecipadamente com seus posts!
Em relação a custos, gasta-se muito na Turquia?
Obrigada e boas viagens.

Val

Fê Costta disse...

Olá Val!!

Ahhhh, vc vai amar a Turquia!!! Como vc tem percebido por aqui, é um lugar sensacional!!!

Quanto aos custos, eu achei um país relativamente barato, principalmente quando comparado à Europa. Istambul tem uns preços mais salgadinhos de hotel, mas o interior é baratíssimo! Daqui há duas semanas vou colocar o post das dicas do interior, com hotéis, agências de viagem, transportes, etc e vai facilitar ainda mais seu planejamento.

Abril/ Maio é uma época ótima, bem semelhante à que eu estive (setembro).

Bjos!!

Camila Navarro disse...

Que impressionante, Fê! Mais um lugar que eu não imaginava que existia! Pelos livros que li (dos quais já te falei) tenho a impressão de que os hititas eram fortes, aguentavam qualquer coisa! Essa cidade para eles nem devia ser tão desconfortável... hehe

Beijos!

Anônimo disse...

Fe

Parabens pelo blog... Muito interessante! Eu fui a truquia sem excursão e foi bem tranquilo.

Como voce soube da Camara da Emirates, pelo dica que vi no Rodrigo?

Se quiser alguma dica de algum lugar que conheço, fique a vontade.

Ernesto, o pato

(ernstadv@yahoo.com.br)

Vida de Turista disse...

Nossa Fê.. Que lugar incrível.. Eu com certeza ia bater a cabeça nesse lugar com meus 1,92 de altura.. hehe.. Mas valeria a pena pra conhecer.. ;)
Abraço..
Thiago

Fê Costta disse...

Camila, também tenho esta impressão: os hititas talvez não se sentissem tão desconfortáveis ali, como sentiríamos se fosse hoje.

Thiago, é mesmo claustrofóbico!! Você ia voltar com a cabeça cheia de hematomas, de tanto bater pelo teto afora... lá é baixinho!rs

Abraços tchurma! ;)

Fê Costta disse...

Olá Ernesto!!

Fiquei sabendo da câmera que fica na primeira classe da Emirates porque alguns amigos que trabalham lá (inclusive cabin crew) me contaram. Os passageiros chiquérrimos ficam em suas cabines individuais fazendo sabe lá o que e nem imaginam que são filmados e o pior, a crew toda do avião tem acesso às imagens, que ficam passando ao vivo na parte do staff... Isso sim é Big Brother! hahahah

Claro que quero suas dicas!! Dicas de turismo são sempre bem vindas!! Vc tem site ou blog?? Divulga o endereço aí pra gente! ;)

Abraços!

ROADRUNNER disse...

Uma autêntica maravilha arquitectónica subterrânea digna de ser vista e revista. Simplesmente espectacular!

Saudações do Roadrunner!

Arthur disse...

Fernanda, obrigado! Mas o Ramsés era o Lula da época, nada pegava para ele e ele sempre se saía bem rsss (Nunca antes na história do Egito...)

A Tv por assinatura no Brasil é uma porcaria, principalmente o THC e o Travel & Living. Não aguento mais ver pela bilionésima os episódios das primeiras temporadas do Bourdain, do Cidades e Drinks, Roma: ascensão de um império...

Esse negócio de câmera na primeira classe da Emirates, estou imaginando o que não deve rolar. Deve estar tudo em sites do tipo XXX. Isso ainda vai dar processo...

Bjs!

Rê disse...

Oh...my...God! You're alive! =P

Fê Costta disse...

Yep dear! I am (still) alive!! rsrs And how about you?? How long!! Tell me the news!

Kisses!!

VagaMundos disse...

Olá Fê! Muito Obrigado pela visita nas "crónicas", que nos permitiu vir descobrir o Viaggio Mondo, do qual muito gostamos. Vamos explorar melhor até porque tem imenso material interessante.
Abraços

Tozé Franco disse...

Obrigado por tornar possível que viajemos mesmo sem lá ter ido.
Um abraço.

Anônimo disse...

Fe a falta de privacidade na Emirates rence um processão... Eu acho que seria imvasao de prvacidade ser filmado numa cabinhia privativa... De qualquer maneira este sonho esta longe,e com o que voce contou, perdeu completamente a graça... Eu não tenho site, nem blog, mas voce pode entrar em contato pelo e-mail... Gostaria de umas dicas sobre patrocinios e outras ideias.

E, se voce quiser uma dicas de lugares bons e baratos, e so pedir...

Ernesto, o pato...

Ellen disse...

Fê, Adoramos o seu blog.Parabens.
Estivemos na Capadócia em outubro, postaremos em breve...
É um lugar realmente surpreendente!!
Somos frequentadores e adoramos seu Blog !!
Viajamos por 5 meses e estamos te mandando o link para que vc possa nos visitar e esperamos que vc goste.
www.viagemafora.blogspot.com
Agradecemos a sua visita e te desejamos um ótimo 2010.
um grande abraço
Antonio & Ellen

Fê Costta disse...

Olá Ellen e Antônio... Já deixei um recadinho lá para vcs! Mais uma vez, obrigada pela linda oporutnidade de conhecer o maravilhoso blog de vcs!!

Tchurma, o blog deles é mesmo show do bola, entrem lá para conferir! ;)

Bjos!!

Ellen disse...

Fêr, amamos te conhecer, vc é fantastica, deu uma forta imensa.Valeu muito !!!1
Ficamos ontem muito orgulhosos qdo vimos que vc “Fê Costta” tinha postado um comentário caprichadissimo lá. Sempre estaremos aqui...
Super obrigado e um enorme beijo
Ellen & Antonio

Fê Costta disse...

Super casal Ellen e Antonio,

quando a empatia entre pessoas é imediata, dizemos no Brasil que "o santo bateu", logo digo isso de vcs! Adorei tê-los conhecido e tenho certeza que teremos muitas aventuras interessantes para trocar.

A casa é de vcs, voltem sempre! E é um prazer enorme indicar o lindo blog de vcs!

Bjo grande! :)

Unknown disse...

oi,me chamo murat,
sou turco e sou guia na turquia.falo frances.estou com minha mulher em salvador da bahia para aprender portugeuse.tenemos uma agencia de viajem na istanbul.organizamos as circuitas pelos os grupos ou pelos os individual.se voces presisam um informaçao sobre turquia,podem contactar connoscosobre:gnrlmrt1967@gmail.com

Unknown disse...

Muito bom conhecer este blog.
Quanta informação para futuras viagens. Parabéns Fê.

JOSE QUEVEDO disse...

para Artur; mas a historia registra uma derrota vergonhosa dos egipcios, no peeriodo de Ranses, vencidos ppelos hititas, que utilizaram taticas não convencionais, de guerrilhas, e que seculos depois, Luis Carlos Prestes iria usar e escreveer um livro, que foi estudado por Mao Tse Tung,Ho chi MIM, bOUMEDIENNE, PARA DERROTAR FRANCESES, INIMIGOS AMERICANOS, E TB. PELO ESTRATEGISTA GENERAL giap, na derrota dos franceses, em Die BIEM fU.,NO VIETNA DO NORTE.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...