• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Capadócia - Um lugar mágico!

30 comments
Prepare-se! Você está prestes à fazer uma viagem sem volta. Acomode-se bem na cadeira e respire fundo. Daqui em diante tenha certeza que seu próximo desejo será conhecer a Capadócia!

Acompanhe à seguir (e nos que virão) esta incrível aventura:





Um lugar inóspito, fincado no meio da Turquia, numa região chamada Anatólia Central. É ali, há 330 km da capital Ankara e há quase 800 km de Istambul que fica um dos cenários mais surreais da Terra. Aliás, quem garante que não é outro planeta? Quem assistiu Star Wars há de concordar, não teve locação melhor para rodar o filme!

O aspecto lunar foi formado à partir da erupção de vulcões e lapidado ao longo de milhares de anos pela chuva e pelo vento. O macio solo basáltico foi redesenhado em estranhas formas que se assemelham à castelos, chaminés encantadas e cones pontiagudos. As diferentes camadas de lavas são vistas à olho nu e dão um espetáculo multicolorido ao lugar.





Os vales formam uma área de preservação ambiental e oferecem trilhas de trekking incríveis! Se tiver fome, basta saborear alguma maçã ou uva, colhido logo ali no pé (existem centenas de macieiras e parreiras e são saborosíssimas!). Uma dica é ir no verão ou primavera, quando a paisagem fica aind mais bonita. O inverno é muito frio e neva bastante.






Esta paisagem singular esconde um mundo subterrâneo há mais de 3 mil anos. Desde os tempos do Império Hitita (séc. XIII a XII a.C.) foram escavadas na rocha vulcânica cidades inteiras que somam 150 km de túneis e galerias debaixo da terra, responsáveis por ter salvo das guerras as diversas civilizações que por lá passaram. As áreas externas habitadas não são menos interessantes, onde pode-se conhecer as inúmeras casas cavadas à mão nas formações rochosas, inclusive hotéis (a maioria deles tem esse charme "capadociano").  A tufa, nome da camada rochosa que recobre o local, é um isolante térmico natural e permite assegurar uma temperatura agradável durante todo o ano, seja no verão quente ou no inverno gelado.








Veja no próximo post a cidade suberrânea de Derinkuyo, um surpreendente e bem estruturado labirinto de dez andares - claro, debaixo da terra!


30 comentários:

Gata Verde disse...

Mágico sem dúvida!
Tenho de conhecer...
;)

Lu Malheiros disse...

Um feliz 2010 para você e sua família!
Obrigada pelo post, lindo como sempre.
Um abraço,

Mile disse...

Esse lugar impressiona!

Fê Costta disse...

Mile, vc já voltou?! Conta tudo!! Como estava Roma no reveillon??

Felice Capodanno!

Baci!

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Ah, mas a Capadocia ta super na minha listinha ha tempos! Espero presenciar coisas tao lindas quanto as que vc postou aqui.

E um 2010 repleto de grandes imagens e grandes viagens pra vc! bj

Anônimo disse...

Nossa quanta foto linda.
Vim retribuir sua visita e já assinei seu feed, vou olhar todos os posts!! Muito legal seu blog. Um dia o meu vai estar "recheado" assim.
:)
Carolmay

Orlani Júnior disse...

Olá, Fê Costta!

Bacana o lugar, hein?!

Encontrei-a através do Arthur. No exterior, a Turquia é meu país preferido para se conhecer, espero conseguir visitar um dia.

Capádacio é fantástica!

Fê Costta disse...

Olá Orlani!

Seja bem vindo!! Pois, a Turquia é mesmo um lugar fantástico, capaz de agradar aos mais variados tipos de turista!! Vale mesmo à pena colocá-la na prioridade máxima!! :)

ROADRUNNER disse...

Que belo início de ano!
Excelente post!

Saudações do Roadrunner e votos de um feliz 2010 com muitas viagens!

Fê Costta disse...

Olá Road!

Obrigada e feliz 2010 para vc também!! :)

Unknown disse...

Fe,
mais um post para relembrar momentos maravilhosos de 2009! Nossa ainda lembro do dia que cheguei e das primeiras paisagens...tudo tao maravilhoso! Sem palavras! De cima de um dos vales vendo tudo...fantástico!
Estou esperando os próximos!
Beijos e feliz 2010!
CarlaZ

Leonard disse...

Esta casa, tapetes e decoração é grande.

Beijos !

Camila Navarro disse...

Fê, você me transportou diretamente para os livros sobre o Egito (e as guerras contra os hititas) de que eu tanto gosto. Adorei!

Beijos!

Fê Costta disse...

Oi Camila!!

Eu também adoro estas histórias antigas!! Me conta, que livro é esse? Ah, quero um pra mim!!

Vc vai delirar quando eu postar sobre Abu Simbel no Egito e falar de Ramsés e a famosa Batalha de Qadesh contras os hititas! Mas agenta firme que até eu publicar, vai demorar ainda uns 2 meses, pois tenho que finalizar Turquia e iniciar Egito.

Grande beijo!

Arti, o Rico disse...

Cenários realmente de filme!

Nunca tinha ouvido falar deste lugar! Turquia nunca me chamou atenção, mas realmente...

Fê Costta disse...

Rico,

A Turquia é sensacional!! Depois dessa viagem, virei praticamente "embaixadora turística" do lugar! haha Mas é mesmo imperdível!!

Sem dúvida um dos países que ninguém deve morrer antes de conhecer, sobretudo o seu interior.

Põe na lista! ;)

Camila Navarro disse...

Fê, eu gosto dos livros do Christian Jacq, principalmente da série Ramsés. E por causa desses livros Abu Simbel já é um sonho de consumo. Vou adorar quando você falar sobre isso aqui!

Beijos!

Claudia Liechavicius disse...

Fê.
Eu viajo com suas fotos. Você tem uma sensibilidade incrível. O máximo!!!!!
Bjs
Claudia

Fê Costta disse...

Claudinha, obrigada!!

Se as pessoas viajam com as minhas fotos é porque meu objetivo está sendo alcançado! ;)

Bjos!

Michel disse...

Não é a toa que tá cheio de gente comentando!! Demais mesmo, eu sinceramente só tinha ouvido falar de Capadócia na música do Jorge Ben :D Obrigado por compartilhar e abrir o apetite de um viajador louco!! Bjo e paz, Michel

Alessandro A. disse...

Fê, essa sua séria da Turquia, e principalmente da Capadócia, está show! As fotos estão sensacionais e não tem quem não leia os seus posts que não queira estar lá agora.

bjs!

vancoimbra disse...

Olá! Adorei seu blog!! Você indicou ir a Capadócia no verão e na primavera, mas não acho em lugar nenhum quais meses se referen a essas estações lá. Você sabe?! Obrigada, bjos!

Fê Costta disse...

Olá Van!

As estações em questão se referem à Turquia, ou seja, igual às estações de todo o hemisfério norte. Os meses que compreendem a primavera no hemsf norte vão de março a maio e o verão de junho a setembro. Evite julho e agosto porque é alta estação e tudo fica mais caro e cheio. Os melhores meses eu consideraria maio ou setembro.

Bjks,

Jacky disse...

Realmente fiquei com muita vontade de conhecer esse lugar. Mto bom.

pedblan disse...

Oi!
Eu tenho uma pergunta... eu e minha namorada vamos passar 15 dias na Turquia. Quantos devemos reservar para visitar a Capadócia?
Muito obrigado! =)
Pedro

Fê Costta disse...

Olá Pedblan!

Eu fiquei 2 dias inteiros na Capadócia, deu para conhecer tudo isso o que vc viu aí e mais o vôo de balão. Achei um tanto bom, porém 3 dias daria para ter conhecido outras coisinhas que faltaram. Assim, acho 3 o ideal. Aproveite para conhecer tb Pamukkale e Éfeso, valem muito à pena! Abs!

Jackson disse...

Fe, virei fã desse seu site. Conheci antes da minha viagem a Turquia e estou aqui pra dar minhas impressões. Realmente o voo de balão na Capadocia é algo pra se ficar velho e lembrando. Pamukale, Éfesos e Tróia, idem. Fui com minha esposa e dois casais de amigos e ficamos 14 dias. Bati mais de mil fotos e fiz varios takes de video, mas fica aquela sensação que podia ter feito mais registros. Grande beijo e parabéns pelo site.

Jackson disse...

Fe, virei fã desse seu site. Conheci antes da minha viagem a Turquia e estou aqui pra dar minhas impressões. Realmente o voo de balão na Capadocia é algo pra se ficar velho e lembrando. Pamukale, Éfesos e Tróia, idem. Fui com minha esposa e dois casais de amigos e ficamos 14 dias. Bati mais de mil fotos e fiz varios takes de video, mas fica aquela sensação que podia ter feito mais registros. Grande beijo e parabéns pelo site.

Fê Costta disse...

Olá Jackson!!

Que bacana seu feedback!! Fico contente que minhas dicas tenha ajudado e que vcs curtiram muito a Turquia!!! :)

Pois é, foi com esta sensação de que "poderia ter aproveitado mais" que voltei ao país 4 vezes! E ainda falta coisa para ser vista! ;)


Grande abraço e obrigada! :D

Rio Mood disse...

Olá Fê,
Vc tem dica de com quem seria melhor fazer o passeio de balão e hoteis por lá?

bjobjo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...