Serra da Piedade

23 comments














A Serra da Piedade, que localiza-se há 40 Km de Belo Hozionte, é cercada por enormes penhascos, rochedos gigantescos e uma vegetação típica de montanha. Bromélias, orquídeas e hortências estão por toda parte e garantem ainda mais a beleza do lugar.


Do alto de seu cume de 1746 metros, é possível ver uma exuberante paisagem e avistar as cidades mais próximas: Belo Horizonte, Caeté, Lagoa Santa, Raposos e Sabará. Além disso, é da Serra da Piedade onde se é possível observar os mais belos pôr-do-sóis do estado, que se descortinam diante dos nossos olhos num horizonte multicolorido sem fim. A luz do crepúsculo "varre" as montanhas e salienta suas formas e texturas, decifrando assim, o famoso "mar" de Minas.


Um dos indicadores da importância da Serra da Piedade na história mineira é o interesse que a região despertou, no início do século XVIII, em vários naturalistas europeus em incursão pelo Brasil. Para eles, o panorama desvendado após difícil subida pelos caminhos da Serra, feito normalmente em quatro horas, era simplesmente maravilhoso.

Hoje, passados quase dois séculos, visitantes continuam se revelando completamente fascinados com a beleza da serra ao contemplarem sua extensa paisagem. Localizada em Caeté, a Serra é considerada uma das mais belas do País.

Além da beleza natural, a Serra da Piedade sedia duas importantes e distintas construções: o Santuário, datado do século XVIII e o Observatório Astronômico da UFMG, considerado um dos maiores da América Latina.


O santuário é composto por uma igreja em estilo barroco, que apresenta em seu interior a padroeira de Minas Gerais (Nossa Senhora da Piedade) e por este motivo, é palco de grandes procissões religiosas, que se penitenciam na íngreme subida da Serra. A igreja destaca-se pelo seu audaz projeto arquitetônico, que contrasta com a paisagem natural e nos transporta ao passado. Já o observatório, ao contrário, nos transporta ao futuro com seu traçado moderno e equipamentos de última geração, que permitem a observação de astros e planetas em dias claros. Ambas construções se posicionam harmoniosamente na Serra, cada uma em uma extremidade diferente, o que possibilita que sejam vistas uma de cada vez, sem que uma se misture ao cenário da outra.

Os turistas sobem até o topo impulsionados por motivações variadas, seja pela fé e busca de conforto espiritual ou ainda para admirar as belezas naturais. Em noites de lua cheia e eclipses, a Serra também é bastante procurada, pois permite observar a atuação dos astros em um céu límpido e nítido, sem poluição e sem o tradicional excesso de iluminação dos grandes centros urbanos.

A Serra da Piedade é sem dúvida, um passeio imperdível para quem vier à Minas! Contempla de maneira instigante história, geografia e astronomia. E tudo isso, regado à um bom chocolate quente, servido nas gélidas noites do local. Assim, venha agasalhado, bem acompanhado e desfrute do que a Serra da Piedade tem de melhor!

23 comentários:

Mile disse...

Uau, quantas belezas tem Minas Gerais, algum dia eu conhecerei.
E as fotos como sempre sensacionais!
Bjoks

Tozé Franco disse...

Em primeiro lugar, uma referência às fotos: excepcionais. Verdade se diga, no entanto, que os objectos da fotografia são também belíssimos.
Mais um sítio onde gostaria de ir. Acho que já não vou ter disponibilidade durante a minha vida, para visitar todos esses sítios, com grande pena minha.
Obrigado por partilhá-los connosco.
Um abraço.

Acordomar disse...

Ola Soul
que bonitas fotografias nos mostras, e depois toda a historia que nos ensinas ;)
Gostei :))

Beijinhos**

O das Caldas disse...

Faço minhas as palavras do Tozé.
2 beijinhos.

Scliar disse...

Gentem, o problema é que é cada lugar mais lindo que outro,que a gente nem sabe por onde começar... E se a fulaninha que gastou nosso dinheirinho para acabar com as celulites resolve pelo menos andarilhar por estas terras, caminhava mais, gastava menos, aprendia mais e ficava em forma!
Bzus. Ethel

Claudio Costa disse...

Belíssimo lugar. Já lá estive algumas vezes e é sempre surpreendente. Não fica tão distante de BH, apenas a 37km até o trevo de Caeté, na BR-381 (sentido BH-Vitória) + 6km de subida na serra propriamente dita. Lindas fotos.

O das Caldas disse...

Amiga fica sabendo que a Quinta dos Loridos fica apenas a uns 18 Km das Caldas da Rainha.
2 beijinhos

Rodrigo Purisch disse...

Um bom passeio para o feriado! Mas tem que fazer Sol.
um abraço

Mari Campos disse...

Essa eu ainda não conheço, mas pelas fotos impressionantes que vc postou, Fe, o destino já entrou pra minha listinha! bj

O Profeta disse...

O Sol abandonou o céu
A Lua ironiza no celeste
Soltas perversas vontades
Cruzam a tua vida agreste


Convido-te a partilhar a minha visão da forma em
como a vida às vezes é perversa para algumas mulheres…

Bom domingo

Doce beijo

Camila disse...

O mais legal do seu blog é a variedade dos destinos. Impossível não se apaixonar por cada um deles vendo suas fotos e lendo seus textos!

Lc disse...

Oi, já tou fã deste blog. Hoje não tenho muito tempo, mas vou voltar.
Temos duas coisas em comum, adoramos fotografar e viajar.
Bjs

Luís

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens disse...

Passei aqui para ler as novidades quinzenais e aproveito para deixar um abraço.

Lc disse...

Olá novamente, obrigado pelo feedback no meu blog.
Adicionei o link do teu blog, no meu KEEP TALKING LINKS.
Para ficarmos em contacto.
Feliz Páscoa.

O Profeta disse...

Mulher da ilha é solidão
É espera do vapor da madrugada
É aroma de milho em mesa de pão
É pio de milhafre, alma assombrada

Mãe em ninho feito de frias pedras
Por duras mãos cheias de jeito
Não sei se de ti brota um morno leite
Ou escorre rubra lava do teu peito


Uma Santa Páscoa


Terno beijo

FATOS & FOTOS de Viagens disse...

PASSEI por aqui de novo para ler as novidades e convidar vocês a irem ao FATOS & FOTOS de Viagens, onde publiquei o SEGUNDO capítulo de “A Sagrada e Profana Bangkok”, o maior e mais ilustrado que já escrevi até agora, da série de 14 ou 15 que virão. Conto com você lá e deixco um abraço. AINDA estou em viagem mas conectado.

sigrid costa disse...

Oi Fe!

Como foi a Pascoa? Ficou em BH? Que saudades vendo o post sobre a Serra da Piedade, Caetè. Minas està dentro do coraçao mesmo. é uma terra linda demais. E o cheiro de Minas? Taì! Te proponho fazer um post sobre os cheiros de Minas... Beijos...

barb michelen disse...

Hello I just entered before I have to leave to the airport, it's been very nice to meet you, if you want here is the site I told you about where I type some stuff and make good money (I work from home): here it is

O das Caldas disse...

Ah afinal a menina ainda mexe!
Bom fim de semana.
beijinhos

FERNANDA & POEMAS disse...

Olá querida amiga, que belas fotos... Belo horizonte... Gostei de conhecer a Serra da Piedade, em muitos aspectos é parecida com as minhas Ilhas-Açores... Beijinhos de carinho,
Fernandinha

O Profeta disse...

Esta é a alma que voa de um Profeta
Ao encontro do teu sentimento
Este é o sal de alva espuma
Que te ofereço e diadema de espanto…

Olhos de alma, da tua alma
Quero-os no cais da minha chegada
Espero por ti em manto de ternura
No encontro da minha caminhada


Bom fim de semana

Mágico beijo

erik keliner disse...

Já conheço, a Serra é linda, e vou voltar lá dia 10 de outubro com a minha família para pagar um promessa feita e uma graça recebida, por intercessão de Dom Virgilio Rezi. Érik/BSB

Leticia disse...

FAlou que é em Minas...é comigo msm...
conheço vários lugares, mais ainda há muitos que desejo conhecer. A Serra da Piedade é um entre os quais vale a pena conhecer!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...