• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Ilhéus - A capital do cacau

4 comments







Capital do turismo na Costa do Cacau e considerada o terceiro maior aglomerado turístico da Bahia, Ilhéus é cheia de atrativos, dentre eles, patrimônios religiosos, instituições culturais, bairros históricos e belas praias (Avenida, Ponta da Tulha, Sul, Norte, Batuba e Olivença). Foi fundada em 1534, emancipada em 1881 e é conhecida mundialmente por ambientar famosos romances, como Gabriela Cravo e Canela de Jorge Amado, renomado escritor baiano.

Casarões, palacetes e igrejas em estilo neoclássico emolduram o Centro Histórico de Ilhéus e remetem aos tempos áureos do ciclo do cacau, no início do século XX. Entre os exemplares estão a Casa de Cultura Jorge Amado, instalada na residência onde o escritor morou; e os templos de São Sebastião e São Jorge dos Ilhéus. O passeio completo inclui ainda o Bar Vesúvio, que ganhou fama internacional com o romance Gabriela e o cabaré Bataclan, hoje transformado em espaço cultural.


As fazendas de cacau da cidade e arredores oferecem visitas guiadas que apresentam todo o ciclo do fruto, desde sua plantação até os processos realizados após a colheita, fundamentais para a produção dos chocolates. Os tours costumam incluir degustações e as fazendas mais procuradas são Yrerê e Primavera. Esta última foi cenário da novela Renascer e oferece ainda trilhas para caminhadas ecológicas, passeios de charrete e cavalo e visita a um pequeno museu que reúne, além de relíquias centenárias, objetos utilizados pelos artistas da novela.

As praias do litoral sul, consideradas point dos surfistas que procuram ondas perfeitas, chamam a atenção pela beleza e pela infra-estrutura. As mais concorridas ficam no distrito de Olivença, como Back Door e Batuba.


Mais do que atrativos à oferecer, Ilhéus é o principal portão de entrada para destinos ainda mais procurados como Itacaré, Barra Grande, Canavieiras e Ilha de Comandatuba, estes sim, verdadeiros paraísos ecológicos. Assim, sugiro que não gastem mais que 2 dias em Ilhéus, utilizando este apenas para complemento ao principal destino da sua viagem. Pacotes de uma semana para lá? Nem pensar! Jorge Amado que me perdoe, mas sinceridade nestas horas é fundamental!...

4 comentários:

sigrid costa disse...

Olà! Esbarrei no teu Blog pelo da Mile, Espanha...

Vi que è de BH, eu tambem, mas moro longe da terrinha ha 7 anos...

A-m-e-i teu Blog e as fotos, revi Tiradentes, Ouro Preto, ai que saudades...

Parabens pelo Blog, muito legal.

Beijos e intè mais...

Mile disse...

Ai meu Deus, sou uma baiana desleixada, nao conheço quase nada da minha terra.

Tânia Barreira disse...

Oi Fê!
Eu sou totalmente apaixonada pelo apaixonada pelo teu país. Aliás ocupa o 2º lugar das minhas viagens de sonho, que e infelizmente ainda não realizei, mas ei de de realizar de certeza!! Acho que mais apaixonada do que pelo teu país só mesmo o meu lindíssimo país, que se não conheces, a sério, apanha o próximo avião e vêm explorar. Aconselho-te a comprar Bilhetes IntraRail numa estação da CP e explorar este pequeno país, mas onde encontras de tudo! Neve, Praia, Cultura, História, e acima de tudo, boas pessoas! =)

Despeço-me dizendo que tenho uma inveja daquelas mesmo muito grandes por todas as viagens que já fizeste! e que estou a devorar o teu blog,e vou passar a ser uma seguidora atenta!!

Beijinhos

Fê Costta disse...

Olá Tânia!!

Essa é uma inveja gostosa, que todos nós fascinados pelo turismo sentimos um dos outros! :)

Também invejo-a de como conhece esta linda parte da Europa! Ainda hei de conhecer! :)

Bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...