• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Cesky Krumlov e Cesky Budejovice

15 comments
















As cidades-vizinhas de Cesky Krumlov e Cesky Budejovice não são semelhantes apenas no nome. Sediadas no sul da República Tcheca, em meio à belíssima região da Boêmia, ambas se destacam pela beleza e história, conservadas principalmente na arquitetura e traçado das ruas.

Apesar de Budejovice ser maior, Krumlov é a mais famosa, sobretudo pelo belo Castelo de Krumlov, datado do século XIII. O castelo nos remete aos filmes e às histórias infantis, onde imaginários castelos medievais figuravam a todo instante. Edificado sobre falésias e rodeado pelo rio Vltava, foi primeiramente construído em estilo gótico e depois remodelado no estilo renascentista. Além de inúmeros cômodos, é composto também de belos jardins, uma igreja, ponte levadiça e do mais antigo teatro barroco do mundo.

O majestoso castelo fora inicialmente sede da tradicional família Rozmberk e representava o vasto domínio social, econômico e cultural destes. Com a decadência, os Rozmberk foram obrigados à repassá-la aos Eggenberk, que por sua vez, também o revenderam aos Schwarzenberk. Estes últimos tiveram todo o patrimônio confiscado pela extinta Gestapo e ao fim da Segunda Guerra Mundial, o castelo fora finalmente aberto à visitação do público.

Em 1992, todo o complexo histórico de Cesky Krumlov, que inclui o castelo e a vila com 300 casas barrocas, foi tombado pela Unesco como patrimônio mundial. Apesar do aspecto histórico, a cidade ainda contempla uma vertente radical: para quem gosta de esportes à base de adrenalina, uma dica é a prática de cannoying ou rafting, no rio que circunda a cidade. Em pleno verão tcheco, com temperaturas consideradas invernais para nós brasileiros, nativos e turistas (a maioria europeus) aproveitam o dia e se esbaldam na água, mesmo em dias em que a máxima não ultrapassa os 20º... Haja disposição!

Não menos pitoresca que Krumlov, Cesky Budejovice possui uma autêntica atmosfera tcheca. Menos turística que a vizinha, as placas “ainda” estão em tcheco e os moradores “ainda” passeiam pela praça. À propósito, a praça central é belíssima: um grande pátio, cercado de prédios barrocos e uma majestosa fonte ao centro. O projeto urbanístico é todo traçado em xadrez, o que dá um toque ainda mais especial à cidade. Imperdível subir ao topo da torre Černá Věž e contemplar a bela paisagem do local e claro, perfeito para tirar ótimas fotografias panorâmicas.

Uma vez estando na região da Boêmia, é impossível não notar a enorme oferta de cristais, produto mundialmente famoso e fabricado na região. Os preços são bem melhores que em outros lugares e é impossível não querer levar algum. Aproveite também para as lembranças, mas só tenha cuidado para não estourar o cartão de crédito!

15 comentários:

disse...

Só hoje passei para olhar sua viagem, que fotos lindas ... MARAVILHOSO. Então você viaja a cada 15 dias ? Nossa, isso que é ser uma verdadeira brastemp ...
Um beijo,

Anônimo disse...

Oi Fê...

A república Tcheca tem muitos lugares lindo de conhecer, ein? O turismo por lá deve ser bem organizado e fácil de fazer, difícil é saber ler as plaquinhas em Tcheco ou mesmo pronunciar todos esses nomes complicadíssimos... hehehe.

Beijos

disse...

Passei pra olhar TUDO de novo.
Fico encantada com suas fotos, qual camera você usa ( sorry ) ?
Já foi a Espanha ? Queremos ano que vem ir lá.

Fê Costta disse...

Oi Jê!!

Obrigada pela visitinha!!

A câmera que eu uso é uma Canon S5. Para quem não quer uma máquina profissional, que requer maior investimento e conhecimento, sugiro esta, que atende perfeitamente em qualquer situação. O único incoveniente dela é que utiliza pilhas e não baterias... nada duradouro!

Te recomendo também um manual de fotografia que é excelente e dá uma mega noção para quem ainda é apenas um admirador desta arte: O Novo Manual da Fotografia, de JOHN HEDGECOE. Muito bom mesmo!! Já lí e relí diversas vezes, é quase que meu livro de cabeceira... lol ;)

Se tiver outras dúvidas, me fala!

Bjos

Fê Costta disse...

Ah, esquecí de responder sobre a Espanha! Não, infelizmente ainda não estive lá, mas já adianto que está no meu planejamento de médio prazo. Se vc for antes, é vc quem vai me dar dicas de lá! ;))

Bjs!

Mari Campos disse...

Fê, que post delícia!!! Eu simplesmente AMO Cesky Krumlov!!!! besitos desde Argentina ;)

Mile disse...

Já nem tenho mais o que dizer. Simplesmente lindo e já falei pro maridao e já mostrei tuas fotos, nós iremos!
Bjoks...ah, sobre a camera, menina entao é com pilha? Hummm, já nao gostei, isso de ter que ficar comprando é um saco, bateria é muito mais prático.

Camila Navarro disse...

Oi, Fê!

Realmente Cesky Krumlov merece a fama que tem! : ) Estou achando a República Tcheca um dos destinos mais interessantes do seu blog. Pra mim só perde para a Rússia, que eu morro de vontade de conhecer!

Como é a comunicação na República Tcheca? Dá pra se virar bem com inglês ou você teve alguma dificuldade?

Beijos!

Fê Costta disse...

Oi Camila!

Bem, o tcheco é algo quase incompreensível, mas dá para se comunicar sim, principalmente em Praga. Durante a Segunda Guerra Mundial os tchecos foram obrigados à estudar uma língua estrangeira e a população foi dividida em grupos. Um estudava inglês, outro francês, outro alemão e assim por diante.

Isto fez com que a população seja mais aberta à outros idiomas e também mais comunicativa, ao contrário do que acontece na França e na Rússia, onde quem não fala a língua deles é simplesmente "execrado" rs!

Bjs pra vc!

São disse...

Aqui não estive : agradeço ter dado a conhecer(-me) esta bonita região.
Feliz semana.

Margarida disse...



Que cidade linda!Ainda não conheço nada da Rep.Tcheca(falta grave...hehe) mas pelas fotos aqui do seu blog acho parecida com a Alemanha e por isso vou gostar muito com certeza!

Beijos

Anônimo disse...

Fantástica Praga! Eu ainda não fui para o leste europeu, creo que será meu destino na minha próxima viagem ao velho continente.
Quanto à falta de posts, é por pura falta de tempo. Estou de volta em BH depois fazer uma viagem pela Europa. Meu blog está muito desatualizado, até estive denovo em Paris semana passada!
Postarei minhas impressões da minha conhecida Bruxelas logo logo!

Anônimo disse...

Oi Fê.. Aposto que você está adorando essa viagem pela República Tcheca.. Pelo menos as fotos estão show! ;)Abraço.

Katia Bonfadini disse...

Cesky Krumlov deve ser uma das cidades mais lindas que já conheci!!!!!!! Suas fotos são maravilhosas!!! Posso linkar seu blog na minha lista de blogs de viagem? Assim fica mais fácil te visitar sempre! Bjs!

Fê Costta disse...

Cesky Krumlov é mesmo mágica! Não me lembro de ter conhecido uma cidade medieval tão linda quanto esta!

Fica à vontade para voltar sempre! É um prazer tê-la viajando conosco! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...