• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Compras!

16 comments










Por todo o seu histórico comercial, Istambul é um convite às compras! Desde o Grand Bazar (Kapaliçarsi) até o Bazar de Especiarias - também conhecido como Bazar Egípcio, são inúmeras opções de artesanato com influência de divesos lugares, notadamente dos países árabes e gregos.

Uma dica fundamental é não deixar de negociar em hipótese alguma! O primeiro preço é sempre no mínimo 3x mais alto que o valor real do produto. Pechinche bastante e não se deixe levar pelas tradicionais artimanhas dos turcos, mostrando a loja toda "sem compromisso", oferecendo chazinho ou então com a eterna conversinha de que tem muitos amigos no Brasil, adora o futebol, etc. Trata-se apenas de técnicas de vendas, repetitivas e cansativas.

O que mais se vê na cidade são tapetes, porcelanas e luminárias, além das sedas e pashminas. A maioria são itens pesados ou volumosos, o que exige atenção com o excesso de bagagem. Portanto, cuidado! As cias aéreas não têm perdoado nenhum kg extra... Boas compras! :)

16 comentários:

Unknown disse...

Ai Fê não gostei dessa história de negociar preço não! E o povo do Grand Bazar joga o preço láaaa em cima!
O melhor é ter noção dos preços antes...e se vc fica negociando e não leva eles te xingam de tudo!
Ainda bem que não estava loucamente precisando de nada hehehe
As fotos de lá ficam tão lindas e coloridas, né...
Beijos,
CarlaZ

Fê Costta disse...

Ei Carla!!!

Realmente eu tambem achava um saco ter que ficar negociando... Como disse, fica cansativo e a gente acaba desistindo ate de pergutar o preco! rs Ja meus pais curtiram bastante essa abordagem turca e acharam uma boa oportunidade de conversar com as pessoas (no final das contas sobrava de novo para eu negociar! Filho e para estas coisas! rsrsrs).

Bjos!!

Felipe disse...

Olá Fê! Estarei em Istambul em janeiro, mas só por dois dias e meio, então estou neurótico tentando aproveitar ao máximo...adoraria receber dicas suas...por exemplo, vi que vc não postou nada sobre os famosos banhos turcos...enfim, posso te perturbar??? Obrigado!!!

Felipe disse...

Oi Fê, esterei em Istambul em Janeiro, mas só por dois dias e meio...Por isso estou neurótico tentando aproveitar ao máximo a cidade...adoraria receber suas dicas, seu blog é maravilhoso...Primeira dúvida: não vi nenhum post sobre os banhos turcos...vale a pena? Enfim, se vc deixar, vou te perturbar com um monte de perguntas!!! :-)
Obrigado!!!

Claudia Liechavicius disse...

Fê, adorei as fotos, como sempre. O colorido da Turquia é lindo.
Mas, esse negócio de pechinchar no comecó é engraçado. Depois, cansa...
Bj
Claudia

Fê Costta disse...

Ola Felipe!!

Sera um prazer ajuda-lo, conte comigo!!! Estou no Egito agora, mas sempre que puder, conectarei na internet para tentar ajudar meus leitores! :)))

O Banho turco, tambem chamado Hamam, eu nao fiz. Sou chata quando o quesito e limpeza e morro de nojo destas coisas, principalmente quando e na Turquia! Mas todas as pessoas que conheci que fizeram, simplesmente amaram!!! Portanto, acho que vc deveria fazer. O mais tradicional, que tambem e misto (para homem e mulher) e o Suleymanye Hamam, ao lado da Mesquita Suleymanye. Eu fui la conhecer e me pareceu interessante o lugar, pena mesmo que nao tive muita vontade. Mas minhas amigas fizeram neste e adoraram. Se nao me engano, o preco e algo em torno de 50 liras turcas.

Roadrunner disse...

Eu diria que é pelo menos 6x mais, e que é geral e norma também em Marrocos, Tunísia, Egipto...
Mas se conseguir (e tiver paciência) para trazer por 4x menos o preço inicialmente pedido já não é mau negócio para quem compra e continua sendo um excelente negócio para quem vende.

Saudações do Roadrunner!

Mari disse...

Olá, Fê!
Vou para a Turquia em Abril (férias, aleluia!)e estou obcecada com esta viagem, não passo um dia sem procurar um site, ler meus guias, planejar o roteiro... E numa dessa encontrei seu blog: ma-ra-vi-lho-so!!! Parabéns pelo seu trabalho... Nem cheguei na Turquia e já viajei com você no "Viaggio Mondo".
Invejinha "branca" de todas as suas viagens e experiências!
Beijos

Fê Costta disse...

Olá Mariana!!

O evento mais esperado do ano para mim também é as férias! hahah

Que delícia, vc vai amar!! Abril na Turquia será uma época ótima, bem parecida com quando eu fui da segunda vez, em setembro.

Depois vem contar pra gente como foi!

Bjo grande e boa viagem! :)

Anônimo disse...

Oi Fê, sou leitora do seu blog, mas nunca me manifestei por aqui. Estou de viagem marcada para Dubai e como sei que vc mora lá, gostaria de pedir sua ajuda para comprar câmera fotográfica. Vc poderia me indicar lojas ou sites com bom custo benefício? Desde já, agradeço pela atenção. Qro aproveitar a oportunidade para parabenizá-la por este blog maravilhoso! Abraços, Tati

Fê Costta disse...

Ei Tati!

Que bom que vc vem à Dubai!! Qualquer ajuda que precisar é só falar!

Bem, se vc estiver procurando Nikkon ou Canon, os preços geralmente são tabelados por aqui. O que vai variar é o benefício/ brinde, tipo em uma vc ganha o tripé, em outra vc ganha 2 memory cards, etc.

Segue as principais lojas de eletronicos de dubai (algumas com sites) para vc já ir dando uma pesquisada. Todas elas estão presentes em todos os grandes malls (Emirates Mall/ Dubai Mall)


Sharaf DG (todas as marcas): http://www.sharafdg.com/shop/index.aspx

Jumbo Eletronics (todas as marcas):
http://www.jumbocorp.com/

Grand Stores (Nikkon, Sony, Sigma): sem site

Canon: http://www.canon-me.com/

Ainda tem o Carrefour, que geralmente faz oferta para máquinas SLR incluindo impressora de foto ou álbum digital, etc.

Vc já sabe qual o modelo quer comprar?

Bjs

Jany Mosso disse...

Oi Fê, vou pra Turquia em julho por 10 dias.Ficarei em Ankara e depois 3 dias em Istambul. O q seria imperdível para vc? Casa de Maria, Vôo de Balão, Panukkale..em q ordem e se vc acrescentaria mais o que? Sou do Rio, tenho 63 qnos e moderníssima!!!!!!

Fê Costta disse...

Oi Jany!!

O mais imperdível para mim, sem dúvida é o vôo de balão sobre a Capadócia!! Dá uma olhada no post sobre ele para vc ver que espetáculo!!

Cris disse...

Oi, Fê, vi umas joias em prata da Turquia lindas. Onde encontro com preços bons e sem levar gato por lebre?

Cris disse...

Oi, Fê.
Vi umas joias em prata da Turquia lindas. Onde encontro em Istambul com bons preços e sem levar gato por lebre?

Fê Costta disse...

Olá!!
No Gran Bazar com certeza você encontrará, mas não sei indicar qual loja especificamente. Vamos perguntar aos "universitários" e vê se alguém dá dica de onde comprou :)

Pessoal, quem souber, deixe a dica aqui para a Chris!

obrigada,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...