• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Éfeso - as ruínas

14 comments



































.
Milenar, histórica, filosófica, centro artístico e cultural… sim, a bela Éfeso possui muitos atributos e ainda hoje envolve a curiosidade de milhares de turistas que a visitam, seja de qual raça ou religião for.

Éfeso já se constituía centro urbano desde 1.000 a.C, mas foram encontrados resquícios de organizações sociais anteriores, datados de 5.000 a.C. Por ali passaram diversas civilizações: nos tempos Jônicos, era o centro comercial, político e religioso de toda Ásia ocidental. No século V a.C. fora tomada pelos Persas, sob o comando de Ciro, o Grande. Durante o século III a.C Alexandre o Grande a libertou e a incorporou ao Império Romano, quando aflorou como centro artístico e cultural no período helenístico. Por estes e outros motivos, Éfeso tornou-se propícia para a mudança do pensamento ocidental e acabou por desenvolver os primeiros pensamentos da Filosofia.

Éfeso começou a enriquecer-se rapidamente em decorrência do movimentado porto e transformou-se em importante centro político, tornando-se a capital do Império Romano na Ásia, com uma população que já beirava 500 mil. Numerosa para a época, mas bem intelectualizada, sua população sabia admirar as artes e a valorizá-las, o que está refletido em sua arquitetura clássica, com fachadas bem adornadas e esculturas gregas na maior parte dos lugares, sejam públicos ou privados. Nessa época fora construído o até então maior teatro do mundo, com capacidade para 25 mil espectadores (ainda hoje utilizado em ocasiões especiais). Curioso era o banheiro público da cidade (na 18ª foto estão as latrinas), que além da beleza arquitetônica, era onde os homens discutiam política enquanto tranquilamente faziam suas necessidades, um ao lado do outro sem nenhuma privacidade. Para deixar o clima ainda mais convidativo, no centro do banheiro havia uma fonte onde vários músicos ficavam ali tocando harpa para entoar um agradável fundo musical. Havia ainda um moderno sistema hidráulico, onde a água corria livremente em sulcos estratégicos para evitar possíveis odores. Quanta tecnologia!

A obra-prima da cidade é sem dúvida a Biblioteca de Celso, construída no ano 106 da nossa era, originalmente projetado para ser seu mausoléu. Mesmo após inúmeros terremotos, sua monumental fachada permaneceu de pé, reinando no centro da cidade. Como lugar de interesse há também o Odeon, os templos de Adriano e Domiciano e a fonte de Trajano.

A chegada à cidade é triunfal, pela bem conservada avenida larga recoberta de mármore onde enfileiram-se inúmeras colunas. Era ali na via principal que ficava permanentemente acesa uma pira para as pessoas colherem o fogo em suas tochas e ascenderem suas casas. Daí surgiu uma expressão ainda hoje utilizada, sobretudo em cidades menores, quando a visita é rápida e o anfitrião questiona se o convidado veio “só pegar fogo”...

Nesta mesma avenida principal era onde os profetas Paulo e João pregavam o “Caminho”, nome pelo qual a religião católica era conhecida na época e foi ali onde ela mais se difundiu. A igreja que havia em Éfeso no fim do século I foi uma das sete igrejas mencionadas no Apocalipse, ao lado de Esmirna, Pérgamo, Sardes, Tiatira, Filadélfia e Laodicéia. Ainda no campo religioso, Éfeso também é conhecida por ser a cidade da “Catacumba dos Sete Adormecidos”, lugar sagrado para as religiões católica, ortodoxa e muçulmana.

E isso é Éfeso. Esta explosão de culturas, credos e origens, estampadas no presente e no passado. Uma viagem mesmo imperdível!!

14 comentários:

Camila Navarro disse...

Que lindo, Fê! Nunca imaginei que restasse tanto de Éfeso! Esse lugares tão carregados de história me fascinam! Adorei conhecer mais esse pedacinho do mundo aqui! ;-)

Beijos!

Gata Verde disse...

Fantástico!
Adoro ver estes achados arqueológicos!

Mile disse...

É realmente um achado ecológico, como disse a Gara Verde.
E aí, novos destinos à vista?
Bjoks

Tiago disse...

Lindo demais.
Ruínas são sempre fascinantes, mas ruínas de Éfeso... dá pra ficar imaginando as coisas acontecendo lá há alguns milênios...
aliás, fotos e textos maravilhosos Fê!

beijo!

Fê Costta disse...

Ei Mile!

Sim, novos destinos à vista, anote aí os próximos especiais: Egito, República do Báltico & Finlândia, Tailândia, Nepal e Jordânia. Tudo ainda em 2010! :))

Bjos!!

Fê Costta disse...

Tiago,

Obrigada!! A máquina é mesmo muito boa e as paisagens, sem dúvida, ajudam muito!! :))

Margarida disse...



Fotos incríveis como é habitual...
Estou sempre a aprender coisas novas lendo os seus posts!

Beijos

Fê Costta disse...

Gentileza sua Margarida! :) Sou eu é quem aprendo bastante contigo! Adoro seus relatos!!

Bjos!

Luisa disse...

Que lugar incrivel, Fe!
Nao imaginava que Efeso estivesse tao bem conservada...
Bjs

Fê Costta disse...

Oi Luisa!!

Pois é, Éfeso é mesmo um museu à céu aberto!! É uma delícia andar por entre suas ruínas, uma das mais bem preservadas de toda região!

Bjos! :)

Unknown disse...

Que legal ver suas fotos de Efeso...bem melhores que a minha...
Peguei chuva la...mas tanta chuva!
É incrível mesmo né Fê...super preservada!
Beijos,
CarlaZ

Fê Costta disse...

Ai que pena que o dia estava chuvoso Carla! Peguei um dia lindo, com um azul brlhante no céu... fui sortuda! ;)

Bjos!

Viaje com a Flora disse...

Oi Fe
Adorei conhecer seu blog, pesquisando sobre a Turquia, para onde vou em Junho.Parabéns!
Como engenheira estava curiosa sobre a foto 18 do banheiro.Cade ela?

Fê Costta disse...

Olá Flora!!

Que bom que gostou! Volte sempre!!
:)

A foto 18 é esta aqui: http://2.bp.blogspot.com/_nlNr8C4tDzs/SxD7rKHzh3I/AAAAAAAACpw/DY4oERrL1y4/s1600/IMG_0026.jpg (copie o endereço e cole no seu navegador).

Esta é a parte das latrinas. Todos juntos ficavam sobre elas ali discutindo, enquanto diante deles os músicos tocavam. Abaixo das latrinas há um canal de água corrente, para levar os detritos e espantar o mau cheiro. Haja tecnologia para a época, hein?! rs

Bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...