• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Dicas Úteis para Istambul

32 comments









A Turquia tem alguns pontos que favorece o turismo para brasileiros: não nos cobra visto e tem vôo direto para o Brasil. Sim, a Turkish Airlines faz o trecho São Paulo - Istambul (com escala técnica em Dakkar, no Senegal) desde julho de 2009. E a passagem é barata (na época R$ 2.200 c/ as taxas!)! É a opção mais econômica para se chegar à Ásia. Mas o brasileiro pode vir também via Europa ou via Dubai pela Emirates.

Istambul é uma cidade segura que vive praticamente do turismo. O ideal é ficar na parte européia, em bairros voltados para isso, como Sultanahmed, mesmo bairro da Mesquita Azul e Santa Sofia. Outros bairros em volta são excelentes também, como Sirkeci, Eminonu e Beyazid. Mas se alguém quiser se aprofundar mais na cultura local, pode ficar na parte asiática, mas fica um pouquinho distante dos principais atrativos. O melhor hotel de Istambul é sem dúvida alguma o luxuoso Four Seasons, encravado estrategicamente numa antiga cadeia ao lado da Santa Sofia. Mas, se o bolso não comporta grandes requintes, na mesma região existe uma infinidade de hotéis 3 estrelas e até albergues. Me hospedei no hotel Agan , um honesto e econômico hotel numa localização excelente!! Preço em torno de 50 Euros o quarto de casal.
Nos bairros citados, sobretudo em Sultanahmed e Sirkeci o agito toma conta da cidade inclusive à noite. São diversos restaurantes e barzinhos, centenas de lojinhas e milhares de vendedores de sorvete, milho cozido e biscoito. Em todos os lugares se encontra sheesha (narguilê) para fumar.
Para se locomover pela cidade pode usar o Tram, um ônibus elétrico que anda sobre trilhos. Ele é bem barato e cobre grande parte das atrações e ainda está interligado com metrôs e funiculares. Táxi também pode ser usado, mas não recomendo, pois o trânsito é sempre cheio. Na minha opinião, a melhor opção é desbravá-la à pé, pois tudo é perto, além de ser muito agradável caminhar por Istambul.
Os passeios imperdíveis são: Mesquita Azul, Hagia Sophia (Santa Sofia), Hipodromo, Mesquita Eminou, Mesquita Suleymanye (está em reforma agora), Palácio Topkapi, Torre Galata, Passeio no Bósforo, Cisterna Yerebatan, Grande Bazar, Bazar Egípcio e claro, ver as Muralhas Bizantinas (pegue o Tram até a estação Pazar Tekke e ande 200 mts adiante). Isso dá para fazer em 3 dias. O ideal é ficar 5, para poder conhecer com calma e ainda ter tempo de sobra para ir no Museu Arqueológico, Taksim Square & Stikkal Cadessi, Sirkeci Station (a estação do Orient Express e do filme "Expresso da Meia-Noite"), Gullane Park, Mesquita Beyazid, Universidade de Istambul e o Palácio Dolmabahçe.
Para quem tiver ainda mais tempo, não deixe de aproveitar outros encantos da Turquia, como a Capadócia e seu lindo litoral, principalmente Éfesos (as ruínas romanas fora da Itália mais bem conservadas), Bodrum (o point da Turquia, antiga Halicarnassus, onde havia uma das 7 maravilhas do mundo antigo), Tróia e Gallipoli (quem não se lembra do cavalo de tróia e da bela Helena?) e Pamukkale (piscinas naturais que formam o chamado Castelo de Algodão). Acompanhe nos próximos posts!
Os turcos, guerreiros por natureza e considerados bárbaros pelos europeus da Idade Média, continuam até hoje com o aspecto ogro de ser: a todo instante percebe-se na rua homens enormes, com mãos enormes, antebraço, cabeça, pescoço... É bem diferente do brasileiro. Também no quesito cheiro: Os turcos fedem, são azedos! Higiene não teem nenhuma mesmo, à começar pela forma como comercializam alimento: pegam tudo com a mão, deixam as comidas às moscas ou as colocam mesmo no chão, sem qualquer cerimônia. Portanto, relaxe quando estiver em um restaurante e pedir mais pão e o garçom trazê-lo na própria mão... São as diferenças culturais que há em qualquer lugar.


Veja as dicas de viagem Istambul e seus pontos turísticos:

Istambul - a primeira impressão

Mesquita Azul

Hagia Sophia ou “Santa Sofia”

Outras mesquitas

Palácio Topkapi

Museu Arqueológico

Cisterna Yerebatan Sarnici

Hipodromo

Torre Gálata

Estação Sirkeci e o Expresso da Meia-Noite

Grand Bazaar e compras

Gastronomia turca



Veja as dicas de viagem para outras cidades do interior da Turquia:

Capadócia – um lugar mágico!

Capadócia – a cidade subterrânea

Capadócia – os mosteiros das cavernas

Capadócia – vôo de balão

Pamukkale

Hierápolis

Éfeso e as ruínas

Éfeso e a Casa da Vigem Maria

Éfeso e o Templo de Artêmis

Kusadasi

Çanakkale

Galipoli

Tróia

32 comentários:

Unknown disse...

Oi Fê,
to aqui de novo lembrando um pouquinho da Turquia aiai
Você foi a todas essas cidades!!!
Nossa adorei que falou dos fedorentos...quando comento da Turquia sempre penso se falo isso ou não hehehe Eu falava exatamente que são azedos!!!
Nossa fiquei nesse mesmo hotel que você...reparou que os funcionários trabalhavam dia e noite e que sempre estavam com a mesma roupa!
E o café da manhã...aquilo era o pior no quesito "manuseio de alimentos"
Mas enfim nada é perfeito e a Turquia é maravilhosa sim! Aguardo os próximos posts.
Beijos,
CarlaZ

Mile disse...

E eu adicionaria os bairros de Ortakoy e Kumkapi, sem dúvida uma delícia de passeio.
Bjoks

Fê Costta disse...

Carla, vc tambem ficou no Agan????? Incrivel coincidencia!!! hahaha

Eu tanto falei mal do hotel e queimei minha lingua ao voltar para la na minha segunda estada em Istambul, ha menos de um mes da primeira.

O Agan e bem lixinho mesmo, mas me atende muito no quesito localizacao, logo, fecho os olhos para as incriveis instalacoes do lugar... hahahaha!!!

Mile, e verdade querida, vc ja havia me falado de ambos! Infelizmente fui so a Kumkapi e mesmo assim, pela manha, quando o agito da regiao ainda esta dormindo... Bjocas!!

Unknown disse...

Bom dia,

Somos da equipe Meu cartão de viagem, gostaríamos de fazer uma parceria com troca de banner com seu blog!

Você pode nos enviar o seu banner? Se sim, logo enviaremos o nosso ok?


Nosso Blog: http://meucartaodeviagem.blogspot.com

Obrigado,
Equipe Meu cartão de viagem
http://meucartaodeviagem.com.br

ROADRUNNER disse...

Não queira imaginar o que é Istambul no fim do Ramadão! Quando da minha visita a Istambul, a mesma coincidiu com essa data simbólica para os muçulmanos, e creio que nunca tinha visto tanta gente junta na minha vida. Eram centenas de milhares de pessoas na rua a festejar! Incrível!
É realmente uma cidade imperdível, que precisa pelo menos uma semana para ser vista com olhos de ver. O Grande Bazar e o Bazar Egipcio (ou Bazar das Especiarias) são uma experiência fabulosa para os sentidos. A não perder!

Saudações do Roadrunner!

Gata Verde disse...

Obrigada pelas dicas!! Um dia irei...(espero)!!

Fê Costta disse...

Nossa Roadrunner, posso imaginar como é o final do Ramadã!! Estive lá no início e já era uma festa só... o final deve ser quase igual um reveillon para nós ocidentais! rsrsrs

Lembrando aos leitores que no mês sagrado do Ramadã, nada é consumido durante o dia. Nem mesmo mascar chicletes ou fumar cigarro é bem visto. Podemos não ser muçulmanos, mas é educado respeitá-los (em outros países mais fervorosos, infringir este norma no ramadã dá cadeia!).

Camila Navarro disse...

Fê, pra que passar caro em um hotel em que você vai chegar cansada e passar apenas algumas horinhas, né? Tem males que a gente tem que aguentar em uma viagem... hehe Não tenho comentado muito aqui, mas estou adorando essa nova fase do blog por esse lado do mundo! ;-)

Beijos!

Dri - EveryWhere disse...

OI Fe!
Eu tambem fiquei no Hotel Agan! hahahahah
E se nao me engano a Carla ficou lá por recomendação minha...

Realmente o Hotel nao eh lah grandes maravilhas, ultra basico e zero luxo, mas acho que a localizacao super compensa! Eu sou do time que encara hotel apenas como "alojamento" e tenho certa aversao a gastar demais com um hotel que vou "apenas" dormir.
Mas no geral achei o servico bom, localização ótima e o clima das almofadas nas ruas insubstituivel!
Bjs!
Dri

Fê Costta disse...

Oi Dry!!!

Menina, mas foi com vc também que eu colhí a dica do Agan!!

Eu metí o pau no hotel e paguei língua de ficar lá pela segunda vez! hahah Mas é aquele negócio, depois que a gente vê o preço dos hotéis em volta, vê que os "detalhes" do Agan nem incomodam tanto assim, né?! Quem é que não quer pagar barato e ficar suuuuper bem localizado?! ;)

Meu marido odiou, meus pais e irmão adoraram!! Eu achei ele péssimo, mas em razao de ficar no hotel mesmo só para dormir, continuo achando que vale à pena! O bolso agradece!! ;) E olha que da segunda vez paguei ainda mais barato: 30 euros o duplo!!

Fê Costta disse...

Oi Dry!!!

Menina, mas foi com vc também que eu colhí a dica do Agan!!

Eu metí o pau no hotel e paguei língua de ficar lá pela segunda vez! hahah Mas é aquele negócio, depois que a gente vê o preço dos hotéis em volta, vê que os "detalhes" do Agan nem incomodam tanto assim, né?! Quem é que não quer pagar barato e ficar suuuuper bem localizado?! ;)

Meu marido odiou, meus pais e irmão adoraram!! Eu achei ele péssimo, mas em razao de ficar no hotel mesmo só para dormir, continuo achando que vale à pena! O bolso agradece!! ;) E olha que da segunda vez paguei ainda mais barato: 30 euros o duplo!!

Fê Costta disse...

É isso aí Camila!! Principalmente quando vai mesmo só dormir e tomar banho... ;))

Claudia Liechavicius disse...

Oi Fê. Adorei seu relato. Ainda não conheço Istambul. Na Turquia, apenas fui a Efesus. Gostei muito do modo prático como você se referiu à organização de uma viagem à Turquia. Fico curiosa aguardando os próximos posts.
Bj
Claudia

Javier Adán disse...

Un blog muy completo, lleno de paises tan distintos.
lo leeré con calma.
un sld y gracias por tu visita.

Fê Costta disse...

Hola Javier!!

Gracias por su visita!! También me gustó mucho el tuyo!

Sea siempre bienvenido! :)

Saludos

Anônimo disse...

Fe,
Não acredito que conheci seu blog somente hoje (estou adorando)...eu amo viajar !!!
Fico planejando minhas férias com meses de antecedencia pois sempre viajo por conta própria.
Em dezembro irei a Turquia e Egito, então estou pesquisando informações sobre essas cidades (hoteis, transportes, pontos turisticos etc.)
Entrei no site do Hotel Agan e, pelas fotos, achei ele bonzinho...gente como as fotos enganam, kkk
Gostaria muito de ir a Capadocia, mas gostaria da opinião de vcs...nessa epoca é muito frio e vi que as agencias só vendem pacotes até o mês de Setembro...será que depois dessa epoca esse passeio é inviável?
Agradeço muitissimo qualquer informação.
bj
Nanci

Fê Costta disse...

Olá Nanci!

Desculpe a demora em responder, estava viajando.

Bem, fim do ano é perfeito para o Egito: tempo agradável e céu azul. Já para a Turquia, é um período frio, aliás, bemmm frio! Tenho conhecidos que foram em janeiro para a capadócia, por conta própria. Disseram que realmente era gelado, mas nada que tenha tirado a beleza do lugar.

Eu fui em setembro, numa época ótima. Já fazia um friozinho, porém era agradável no meio a tantas caminhadas da capadócia. Era época de frutas e a gente podia colher maçãs ou uvas pelos vales, uma delícia! No passeio do balao, peguei 10 graus! Em dezembro/janeiro deve ser algo em torno de 0 graus.

O Agan é básico demais. O que ele oferece é só localização e preço bom. Na regiao dele é tudo no mínimo o dobro... Sultanhmed é o máximo! :)

Bjos!!

Unknown disse...

Olá Fê! Faz menos de 1 mês que conheci seu Blog e to impressionada! Quanta informação, foto e contexto histórico,rs!
Seguinte, eu to planejando minha viagem de Férias para a Turquia e Grécia em setembro. Caso eu consiga montar um roteiro bacana e fosse possível gostaria de incluir o Egito tbm. Mas assim eu to meio perdida com algumas coisas básicas, pq imagine, nunca saí do Brasil e pela primeira vez já vou pra um país bem diferente e provavelmente irei sozinha haha! Minha maior dúvida no momento é referente ao stopover. Não entendi exatamente como funciona e pelo site da Turkish não consigo acessar e montar os trechos... Você acha válido eu entrar em contato com algum agente de turismo aqui no Brasil para ver essa questão das passagens? E vc acha q 15 dias na Turquia p/ conhecer Istambul e o interior (Capadocia, éfesus, Hierápolis, Pamukale e Antalya) é suficiente ou ficaria mto corrido? Sorry pelo turbilhão de perguntas, rs!
Beijos ;-)

Unknown disse...

Oi Fê, tudo bem? Faz menos de 1 mês que conheci seu Blog e to impressionada! Quanta informação, foto e contexto histórico! Aposto que você deve ajudar muita gente com isso!
Seguinte, to planejando minhas ferias em setembro para a Turquia e Grecia e caso sobre tempo incluiria um pulinho no Egito tbm. To penando pra organizar tudo pq imagine, nunca saí do Brasil e pretendo ir sozinha,rs.Tenho mtas dúvidas mas a maior é em relação ao stopover. Não entendi exatamente como funciona e pelo site da Turkish não consegui montar os trechops e ver qto ficaria... Vc acha válido eu entrar em contato com algum agente de turismo aqui no Brasil para ver essa questão das passagens? E vc acha suficiente 15 dias para visitar Istalmbul eo interior (Capadocia, éfesos,hierápolis,pammukalle e antalya)? Será q ficaria corrido demais ou daria pra fazer em menos dias? Sorry pelo turbilhão de perguntas! Beijos

Fê Costta disse...

Olá Monique!!

Obrigada!!! :)

O stopover é a parada na cidade onde a cia aérea faz conexão. No caso da Turkish, é em Istambul e claro, vale muito à pena parar e conhecer. Em geral, os sites das cias aéreas permitem vc montar um stopover utilizando a ferramenta chamada de "múltiplos destinos". Lá vc coloca os trechos certinhos, tipo GRU-IST/ IST-DXB / CAI-IST/ IST-GRU. Vc precisa colocar a ida e a volta, tudo discriminado. Este exemplo que eu usei é São Paulo- Istambul/ Istambul-Dubai/ Cairo-Istambul/ Istambul- Sao Paulo. Vc pode montar a viagem do jeito que vc quiser, mesmo que o trecho da volta nao seja o mesmo da ida, como eu coloquei chegando em dubai e saindo do Cairo. Ou seja, o trecho Dubai - Cairo vc fez por outra cia aérea. O linkd da turkish para stopover é este aqui: http://www4.thy.com/troyaonline/start.tk?multi=1&lang=en

Entretanto, há outras cias aéreas que se vc fizer a reserva pelo telefone ou presencialmente, o stopover sai bem mais barato, como é o caso da KLM, que se fizer pelo site vc pode pagar até 40% a mais! Assim, eu acho válido vc dar uma pesquisada nos sites das cias e depois fazer a reserva pela central deles, quando vc já souber o que quer e quanto vai custar.

Sobre a Turquia, 15 dias tá de bom tamanho para este roteiro sim. De todas estas cidades, só não fui à Antalya, mas tenho uma amiga que foi e adorou! Não deixe de fazer o vôo de balão sobre a Capadócia, é o passeio mais lindo de lá!! :)

Bjs

Unknown disse...

AH, muito obrigada pelas dicas Fê! Vão ajudar muito, pois eu estava pensando em ir com alguma agência de viagem, mas já desisti devido aos preços exorbitantes e tbm por querer conhecer mais lugares. Estou cotando o passeio no interior com aquela agencia de referência que você postou no Dicas Turquia interior! Tomara que dê tdo certo! Beijooos

Unknown disse...

AH, muito obrigada pelas dicas Fê! Vão ajudar muito, pois eu estava pensando em ir com alguma agência de viagem, mas já desisti devido aos preços exorbitantes e tbm por querer conhecer mais lugares. Estou cotando o passeio no interior com aquela agencia de referência que você postou no Dicas Turquia interior! Tomara que dê tdo certo! Beijooos

Unknown disse...

Olá! Seu blog está sendo a coisa mais útil que eu já viseitei na vida. HEHEHE. Estamos indo para Istambul dia 19/03.. Daqui 4 dias! Vamos ficar 11 dias, alugamos um carro e vamo fazer alguns km`zinhos HEHEHE.. Vamos ver no que vai dar! Mas a viagem de balão foi o que nos motivou mais! Teus textos são bastante emocionante! Muito bacana! Parabens!

Denise Linhatti disse...

Oi Fe:
Otimas dicas e lindas fotos. Eu realmente recomendo conhecer Pamukkale. Para quem fica em Bodrum tem excursoes que vao ate Pamukkale mas tem que tomar cuidado porque nao sao diarias. Outra opcao e alugar um carro com motorista. A viagem de carro leva 3h.

Fê Costta disse...

Ei Denise!!

Menina, temos que encontrar!! Saudades de vcs!!! E aí, animaram a conhecer o Camboja?

Bjao!

Dudu Elias disse...

Olá, excelente o blog, PARABÉNS!
Bem, em agosto sairei de lua de mel, inicialmente para Istambul, e gostaria de saber qual é o melhor bairro para procurar um hotel...andei vendo algo perto do estreito (hilton, swiss hotel, etc), mas não sei se é a melhor escolha...me ajude, por favor! Abs. Dudu

Fê Costta disse...

Ei Dudu!

Sua resposta está no post! :D

Sultnahmed! Recomendo o Four Seasons, tem a cara de honeymoon! :)

AristótelesB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AristótelesB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AristótelesB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AristótelesB disse...

Fê,
Parabéns pelo seu blog.
Estou começando a montar uma viagem para a Turquia.
Você acha que vale a pena fazer o citytour de ônibus em Istambul? ou da para percorrer a maior parte dos pontos interessantes a pé?
O Passeio pelo Bosforo é tranquilo de ser feito na balasa comum ou tem que se pegar a turistica?
Obrigado

Unknown disse...

Ola como faço para me deslocar para atenas a partir de pumakkale? Gostaria de transporte terreste e maritimo ou somente terrestre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...