• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Estação Sirkeci

6 comments







A Estação Sirkeci foi construída em 1890 para ser a última parada do lendário trem Oriente Express. Neste mesmo ano, a viagem inaugural vinda de Paris atravessou todo o leste europeu até Istambul ao som da Marcha Turca, de Mozart. Ao longo do século o trem alterou sua rota, mas a estação não perdeu o seu charme.
.
O restaurante da estação, também chamado de Orient Express, tornou-se reduto de jornalistas, escritores, pessoas abastadas e formadores de opinião, que trocavam informações e tendências sobre ambas regiões (leste e oeste europeu).

Na literatura e no cinema, a Estação Sirkeci ficou famosa: foi ali que Billy Hayes fugiu para Thessaloniki (Grécia) no filme "Expresso da Meia-Noite" e um dos cenários do livro "Assassinato no Oriente Express" de Ághata Christie.

O terminal comporta uma área de 1200 m2 e é um dos mais melhores exemplos da arquitetura influenciada pelo orientalismo europeu. Moderno para os padrões da época, possui grande luminosidade natural sem deixar de ser confortável no inverno.
.
Regularmente acontece a apresentação dos mebros da ordem Mevlana, uma seita do sufismo que rodopiam sem parar até atingirem o nirvana. Um espetáculo muito bonito e interessante!

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Fê!

Estou me preparando para ir à Grécia no próximo ano e queria incluir a Turquia no roteiro. Estava com sérias dúvidas sobre se o tempo disponível para a viagem daria para fazer as duas coisas. Depois de ler o seu blog e algumas outras coisinhas sobre os dois países concluí que a Turquia merece uma viagem exclusiva (e a Grécia e suas ilhas idem). Também curto fotografia, estou iniciando na arte: comprei a câmera já fiz algumas fotitas, mas só agora deu para fazer um curso para aprender uns conceitos iniciais.

Parabéns pelas fotos. São belas!

Um abraço, Fabiana

Fê Costta disse...

Ola Fabiana!!

Pois e, a Turquia merece sim ser visitada com mais calma. Estive la em agosto deste ano e fiquei 5 dias e acabei de voltar em setembro e fiquei mais 10 e desta vez pude conhecer outras cidades como Kusadasi, Efesos, Pamukkale, Galipoli e Cappadocia. TODAS INESQUECIVEIS!!!

Quando voltar da Grecia, manda as fotos para a gente ver!

Abracos e boa viagem! ;)

Unknown disse...

Não tinha visto este post, confesso que não consegui ler tudo o que você publicou antes de eu descobrir seu blog. Mas este post me motivou a continuar!

Fê Costta disse...

Ei Carol!

Para vc que curte Aghata Christie, iria adorar passear horas no café desta estação, imaginando a autora pensando em seus personagens enquanto via o vai e vem das pessoas...

Bjs

Unknown disse...

Olá Fê! Vou a Istambul em maio. Amei este poster da estação do Expresso do Oriente que você postou. Amo posters de lugares famosos. Você o comprou em Istambul? Beijo

Unknown disse...

Oi Fê! Onde você adquiriu o poster da estação do Expresso do Oriente?
Adoro posters. Vou a Istambul em abril. grata pelas dicas. Bj

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...