• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Hipodromo

1 comments







O Hipodromo era o local onde ocorriam as corridas de cavalos e de biga. Além de lugar de etretenimento, também era o centro da vida social e onde alianças e estratégias políticas eram traçadas.

O Hipodromo bizantino de Istambul foi construído no ano de 203 pelo Imperador Severo e foi aumentado um século e meio depois pelo Imperador Constantino, quando Bizâncio já havia se transformado na capital do Império Romano. Foi ele também o responsável por adorná-lo e decorá-lo como um templo romano, cheio de colunas e estátuas de heróis e deuses, como pode ser observado nas duas primeiras fotos. Infelizmente, quase tudo se perdeu durante o século XIII após a 4a Cruzada, quando os romanos atearam fogo e destruiram quase toda a cidade.

O que restou do Hipodromo original são as 3 colunatas centrais, que serviam de orientação para as corridas e já eram herança de Bizâncio antes mesmo dela fazer parte do império romano. A mais antiga delas é o obeliso egípcio trazido do templo de Karnak em Luxor, coberto de hieróglifos e datado do ano de 1490 a.C. O obelisco era tão grande que foi cortado em três partes iguais para poder comportar no navio. Durante a viagem a base e o meio se quebraram e apenas a parte superior pode ser utilizada. Fora construído um pedestal para abrigar o topo e ainda assim o obelisco ficou enorme! Se todas as partes pudessem ter sido utilizadas sem dúvida seria o ponto mais alto da cidade naquele período. O obelisco é feito em granito rosado e impressiona a todos como se mantém incrivelmente intacto 3500 anos após sua fabricação.

A coluna Serpentina foi construída no século V a.C. para comemorar a vitória dos gregos sob os persas (nesta época Bizâncio ainda era uma cidade grega) e teve sua cabeça arrancada pelos otomanos logo que conquistaram Constantinopla. A cabeça foi minuciosamente restaurada e atualmente se encontra em exposição no Museu Arqueológico.

A terceira coluna é também a menos conservada, apesar de ser a mais jovem. Construída no século X, era recoberta de placas de bronze que foram saqueadas durante a 4a Cruzada. O que restou foi seu interior nú, residência atual de inúmeros pombos que ali sobrevoam.

Um comentário:

Mile disse...

Ano de 203!!! Incrível...

Bjoks

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...