• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Viña Del Mar

14 comments












Viña del Mar é um balneário às margens do oceano pacífico, no Chile. É popularmente conhecida como Cidade Jardim, devido aos inúmeros bosques, canteiros e jardins floridos que cercam toda a cidade.


Reduto de milionários, tal qual Punta del Este no Uruguay e Angra dos Reis no Brasil, Viña, como é carinhosamente chamada, é um dos locais mais agradáveis de se conhecer no Chile. Apesar da proximidade com a capital Santiago (apenas 2 horas de carro), é visível a diferença cultural entre ambas, à começar pelo traçado da cidade, clima e estilo de vida da população. Ora, sem dúvida que uma cidade à beira mar há de ser bem menos sisuda que a capital de um país, principalmente se esta for cercada por gélidas montanhas, como as dos Andes. Além disso, o astral proporcionado pelo clima ensolarado deixam as pessoas mais "descoladas" e propícias à festas o ano inteiro. Isso mesmo, a cidade é animadíssima, principalmente na alta temporada, que vai de novembro a março. Sua população de quase 300 mil habitantes chega a triplicar na alta estação, quando é possível ver pessoas advindas dos 5 continentes.

Viña del Mar é considerada a capital turística do Chile, graças aos grandes dividendos gerados por este setor econômico. Por este motivo, a cidade possui excelente infra-estrutura de apoio, com ampla e sofisticada rede hoteleira e ótimos prestadores de serviço turístico.


Tudo começou no início do século XX, quando a aristocracia chilena descobria os benefícios dos banhos de mar e do ar livre, o que tornou Viña um lugar de lazer e recreação. Com o passar dos anos foi se modernizando, mas nunca sem perder a sofisticação e o estilo original. Hoje a cidade comporta traçados neo-clássicos com o modernismo da década de 70, tudo em perfeita harmonia.


Um dos locais de destaque é o Casino Viña del Mar, inaugurado em 1929 e que hoje também conta com um hotel acoplado, o Hotel del Mar, um luxuoso complexo que abrigou a seleção brasileira há alguns anos.

O balneário de Reñaca é um dos mais importantes da cidade pelo grande número de visitantes, apesar de suas praias rochosas. No inverno, é possível avistar focas e leões marinhos que migram da Patagônia em busca de regiões mais calientes. O Jardín Botánico Nacional é outro atrativo, com cerca de 3000 espécies distintas de plantas.


Um dos cartões postais da cidade, o relógio de flores, situado diante da praia de Caleta Abarca, foi construído especialmente para dar as boas vindas à Copa do Mundo de Futebol de 1962, disputada na cidade no Estádio Sausalito.

O molhe (muelle) Vergara foi construído como um embarcadouro de mercadorias e, apesar de atualmente não ter mais a função comercial, é um dos passeios mais interessantes da cidade, pois permite ver a baía de Valparaíso (cidade vizinha à Viña) em toda sua amplitude.

Nos enventos, podemos citar o Festival Internacional de Cinema (considerado um dos festivais cinematográficos mais importantes do Chile) e o Festival Inernacional da Canção, um dos mais conhecidos, realizado no anfiteatro localizado na Quinta Vergara, uma das maiores áreas verdes da cidade.


Ainda há o Castillo Wulf, bela construção que hoje sedia o Museu do Mar e proporciona um visão espetacular do pôr do sol no pacífico. Uma outra curiosidade de Viña del Mar é que ela possui o único Moai retirado da Ilha da Páscoa, que permanece intocado, direcionado para o mar à espera dos incansáveis flashes dos turistas.

Na gastronomia, é imperdível conhecer uma iguaria tipicamente chilena: as empanadas! Trata-se de pastéis assados com recheios picantes variados. E como não podia faltar em cidades com vasto litoral, os mariscos e frutos do mar estão presentes por todo lado, à preços muitas vezes até tentadores.


Viña del Mar é assim: eclética, viva, rica e muito animada! Bienvenido al paraíso!

14 comentários:

Anônimo disse...

Oi Soul

mais uma viajem tua ilustrada com fotografias bonitas ;)

beijinhos

Mile disse...

O Chile tem paisagens lindíssimas. Fiquei até com saudades do meu amigo chileno muito gente boa.
Já estou curiosa por saber o próximo destino, mas vou ter paciência de esperar 15 dias. rs
Bjokssss

Tozé Franco disse...

Gostei das fotos. Mais um destino para uma viagem à América do Sul.
Um abraço.

Higino disse...

Passei por aqui e gostei do que vi!
Se vieres a Portugal pasa pelas Caldas da Rainha e avisa.
Beijinhos das Caldas (especialidade de doçaria local)

Scliar disse...

Gente, estas fotos que você posta e o texto são demais. O pessoal das embaixadas devia patrocinar o blog! Dá uma vontade louca de viajar e conhecer estes lugares. O Chile, com certeza, está na lista. Vergonha morar no Brasil e ainda não ter ido lá, não é? Bzus. Scliar

Margarida disse...

Adorei as fotos!O Chile e Argentina estão logo no começo da nossa listinha de viagens mais desejadas...vai mesmo ser com certeza a próxima fora da Europa!!
Beijinhos

Sra. Rapadura disse...

Olá, adorei o texto, e as fotografias.
Ah tb adorei sua entrevista no blog da Mile.
As tarifas que vc encontra são expetaculares! Eu viajei tão caro para o Brasil, dessa vez, que estou com trauma!rsrs
Beijos!

Mari Campos disse...

Eu me encantei por Viña del Mar quando conheci. Mas essas suas fotos deixaram a cidade AINDA mais bonita: estão espetaculares!!!

Unknown disse...

Nossa.
Fotos de tirar o fôlego.
Estou anotando nos meu caderninho de destinos pelo mundo.
=)

p.s.: não sei o pq eu coloquei na cabeça que tu chamas Luciana.
haHAHAHAhaHAH.

Beijos Fê.

=*

Anônimo disse...

Belíssimo e surpreendente lugar que eu não conhecia! Puxa,fiquei encantado! Que ótimo guia e fotos.

Camila Navarro disse...

Eu pensava em ir ao Chile em um inverno, mas depois das suas fotos mudei meus planos!

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

VC SE SUPEROU NESTE POST! Que fotos maravilhosas!!! Em especial as primeiras!!! Amo viajar e seu blog é uma decícia!!!

Beijocas

Vitória Régia disse...

Conhecer Viña Del Mar foi tão bom quanto revê-la através destas suas belíssimas fotos! adorei.
bjs

Anônimo disse...

Adorei as fotos de Viña del Mar. Estou planejando visitar o Chile no feriado de Corpus Christi e com certeza quero ver in loco essas maravilhas que estão registradas nas suas fotos.
Abraços e parabéns pelas belas fotos.
Luciana, POA/RS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...