• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Tiradentes - Amor à primeira visita

5 comments






Lugar ideal para quem quer conhecer a história, a arte colonial e a culinária mineira, Tiradentes é, com certeza, uma das mais belas cidades históricas do Estado. Caminhar pela pequena cidade curtindo cada passo, é sentir o espírito, o sabor e o aroma das Minas Gerais.
Localizada no sul do estado, há aproximadamente 250 km da capital Belo Horizonte, tem como principal fonte de renda o turismo, mantido graças ao grande interesse por seu conjunto arquitetônico colonial, quase inalterado. Por causa do ouro da época, possui um dos mais completos acervos barrocos brasileiros, uma verdadeira preciosidade do século XVIII que permaneceu escondido durante muito tempo, sendo bem preservado até hoje. A cidade foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional em 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, resguardando-se não só seu conjunto arquitetônico como também áreas de seu entorno paisagístico, especialmente a imponente Serra de São José com agradáveis cachoeiras e vegetação remanescente da Mata Atlântica.
Nas primeiras décadas do século XVIII, foi construída a maior parte de seu casario e de suas edificações religiosas, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em 1708, e a Matriz de Santo Antônio, em 1710. Ao redor das igrejas e capelas, localizadas em pontos elevados da cidade, as casas foram se firmando numa configuração que permanece até hoje. Por possuir esse patrimônio histórico muito homogêneo e extremamente bem conservado, tem servido como set para gravações de filmes, minisséries e novelas diversas.
Depois que o fervor das extrações de ouro acabou, a cidade passou por um longo processo de decadência, sua população foi diminuindo e pouco se construiu, ficou praticamente deserta e coberta pelo mato. Ainda é possível encontrar na cidade a entrada de vários túneis, hoje interditados, que denunciam que algo de muito secreto, como as reuniões de Inconfidentes, acontecia naqueles tempos movimentados. A situação de Tiradentes começou a mudar no início do século XX, no momento em que alguns intelectuais re-descobriram a cidade, que acabou sendo tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1938, e renasceu sendo hoje invadida pelas mais diferentes pessoas.
A Matriz de Santo Antônio é uma visita imperdível, cuja fachada foi feita por Aleijadinho em 1810, seu último trabalho e considerado um dos mais belos templos barrocos do Brasil, com sete suntuosos altares talhados. Outro detalhe que merece destaque é seu órgão em estilo rococó, de 1788, peça que foi comprada na cidade do Porto em Portugal e possui 630 tubos. Além disso, em frente a ela está o Relógio de Sol de 1785, que se tornou um dos símbolos da cidade.
Quem se interessa pela história dos inconfidentes deve visitar o Museu do Padre Toledo, uma antiga casa paroquial onde morou o líder dos inconfidentes na região do Rio das Mortes, um casarão de 16 cômodos, dez deles com forros pintados, destacando os "Cinco Sentidos". Para finalizar, faça um passeio de Maria Fumaça, o trajeto é o que restou da antiga e famosa Estrada de Ferro Oeste de Minas, inaugurada por D. Pedro II em 1881, a locomotiva a vapor americana é do início do século XX e está em perfeito funcionamento e a viagem liga mais que Tiradentes à vizinha São João Del Rei, liga o passado ao presente.
Tiradentes desfruta do privilégio de ter a bela serra de São José como cenário para o seu tão bem conservado conjunto arquitetônico. De suas partes mais altas, descortinam-se lindas paisagens. Além de proporcionar interessantes alternativas para passeios ecológicos, por agregar nascentes, quedas d’água e uma apreciável flora constituída de orquídeas, bromélias e várias espécies de árvores, a serra ainda permite caminhadas, cavalgadas, escaladas e banhos refrescantes em poços de águas transparentes. A serra de São José é a maior formação natural da região em que se situam também outros municípios como Coronel Xavier Chaves, Prados, Santa Cruz de Minas e São João del Rei. Com estrutura de quartzito e paredões de rocha viva que podem ultrapassar os 100 metros, a serra é um reduto ecológico que ocupa área aproximada de 15 quilômetros quadrados, altitude média de 1.100 metros e sua maior largura é de 500 metros. O acesso, a partir do núcleo histórico, pode ser realizado por charrete ou a cavalo, até a chegada ao trecho em aclive. A demora, dependendo do percurso, varia de meio dia a um dia inteiro, optando-se neste caso por paradas mais longas, que incluem banhos e refeições ligeiras. Diversas vezes os trajetos oferecem paisagens interessantes, o que recomenda os passeios em dias claros.
Além dos eventos tradicionais, como o Carnaval e Semana Santa, a cidade também é rica em eventos culturais, como o Festival de Cinema, a Semana da Inconfidência, o Encontro dos Apreciadores de Harley Davidson e o Festival Gastronômico, que vêm sendo realizados com sucesso e já lideram o calendário promocional da mais charmosa cidade histórica brasileira. O grande chamariz do Festival e da gastronomia da cidade em geral é o frango com "ora pro nobis" (erva trepadeira com grande teor nutritivo) e o tutu à mineira, já conhecido nacionalmente.

À noite Tiradentes também é muito interessante e, além da bela paisagem noturna, oferece diversas opções de restaurantes e bistrôs, que mesclam um estilo elegante internacional com a simplicidade mineira.
A cidade está repleta de pousadas, muitas delas em charmosos casarios de época, que oferecem excelentes instalações. Uma dica excelente é a Solar da Ponte e a Pousada Pequena Tiradentes, ambas são, um atrativo à parte! Mesmo optando por outras opções de hospedagem, o interessante é ficar em meio à cidade, bem próximo à parte histórica, onde pode-se realmente, sentir-se no século XVII.

5 comentários:

Mile disse...

Sabe que nao sei quase nada do seu Estado? Hoje já aprendi um poquinho...muito bonitinha a cidade.

Unknown disse...

World Soul, Tiradentes é muito apaixonante mesmo. Dá para ficar andando horas, só vendo os detalhes, entrando nos antiquários e tirando fotos. E comendo, claro :-)

Shirley Tubens disse...

Um lugar para ficar c/historia e Pousada Richard's,032-3355-1333, adorei! Tudos muito atentos e um cafe de manha maravilhoso.

Sérgio disse...

Muito bons os seus comentários sobre Tiradentes, mas aí vai mais uma dica: Atelier de Artes e Ofícios BURZA. É um artesão de facas e instrumentos cortantes em geral. www.burza .com.br. é preciso marcar hora, mas é imperdível. O artesanato é único, maravilhoso e você é muito bem recebido pelo proprietário e sua família.

Sérgio disse...

Muito bons os seus comentários sobre Tiradentes, mas aí vai mais uma dica: Atelier de Artes e Ofícios BURZA. É um artesão de facas e instrumentos cortantes em geral. www.burza .com.br. é preciso marcar hora, mas é imperdível. O artesanato é único, maravilhoso e você é muito bem recebido pelo proprietário e sua família.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...