Mesquita Azul

5 comments











Sempre soberana na paisagem, a Mesquita Azul é sem dúvida alguma o cartão postal da cidade. Erguida durante o domínio otomano, entre os anos 1609 e 1616, seu nome oficial é Mesquita Sultanahmed, em referência ao Sultão Ahmed, idealizador da obra. Seu apelido vem dos belos azulejos Iznik e vitrais de mesma cor que decoram o interior.

Seu estilo clássico otomano foi projetado pelo famoso arquiteto Sinán, que tinha como desafio construir algo mais bonito e imponente que a Hagia Sofia, a catedral católica bizantina transformada em mesquita após a conquista de Constantinopla. Conseguiu destronar a concorrente, ao menos externamente, e fazer um projeto harmonioso, elegante e com muita proporção. Foi uma revolução aos padrões estéticos do Islã. Hoje, ambas preciosidades estão frente-a-frente, separadas apenas pela praça central e permitem ao turista compará-las mais facilmente.

A Mesquita Azul é a única da cidade a possuir 6 minaretes, o que mostra a sua importância não só em Istambul, mas no mundo islâmico de maneira geral (a mais representativa é a Mesquita de Mecca, na Arábia Saudita, onde localiza-se a Kabba). Durante cinco vezes ao dia é possível escutar os muezins chamando os fiéis para a reza, o que ecoa por quase toda Istambul.

A mesquita é aberta diariamente ao público, não há taxa de entrada, mas há algumas normas:


  • Mulheres devem cobrir a cabeça, braços e pernas;


  • É necessário tirar os sapatos;


  • Há uma parte reservada aos muçulmanos, cuidado para não ultrapassá-la enquanto admira o teto...

5 comentários:

Carla disse...

Lindíssima! Suas fotos estão ótimas Fê.
Beijos,
CarlaZ

Mile disse...

Linda, imponente!

Vanessa: vanessa.santano@community.trivago.com disse...

Oi preciso falar com vocé sobre uma comunidade de viagens pra promocionar Brasil, mais nao encontre seu email no blog. Desculpas meu portugues mais sou espanhola. Abraço. Vanessa

Carol Wieser disse...

Oi Fê,

Essas suas postagens estão ótimas, aliás, as fotos também.

Super beijos

Dri - EveryWhere disse...

A Mesquita eh linda mesmo, neh?
Amei todos os detalhes, as flores, as correntes, as luzes... TUDO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...