Pamukkale - O Castelo de Algodão

25 comments












Pamukkale é uma montanha coberta por rocha branca calcária, que há milhões de anos é esculpida pelos sulcos de água que ali correm e que lhe concederam um aspecto único de rara beleza. As águas termais brotam do chão à 35 graus e formam piscinas de água azul turquesa, que aliado ao brilho do travertino sob a luz do sol, fazem ali parecer um lugar encantado. Com este visual mágico, recebeu justamente o nome de Pamukkale, que em turco significa Castelo de Algodão.
.
Pamukkale está no sudoeste da Turquia, distante 650 km ao sul de Istambul e 230 km ao leste de Izmir. A maior cidade ali nas redondezas é Denizli, há 75 km, onde pode-se chegar de avião ou ônibus. É bem provável que a grande distância entre centros maiores tenha sido a responsável por preservar Pamukkale, que apesar de receber turistas há séculos, tem-se mantido praticamente intacta. Algumas intervenções foram tomadas visando a continuidade do patrimônio, dentre elas a proibição às piscinas em cascata - que à propósito, tem o acesso super perigoso. Em substituição à estas, foram construídas piscinas - muito bem inseridas no contexto, que gozam da mesma água corrente e paisagem das demais.
.
Ao longo de sua história, Pamukkale sempre recebeu a visita de ilustres personagens, como Cleópatra, Júlio César e diversos outros imperadores romanos, que buscavam descanso e bem estar na principal estância termal da região.
.
Pamukkale é vizinha de Hierápolis, uma cidade romana linda (confira no próximo post) e para conhecer ambas, existem passeios saindo de Izmir, Kusadasi e Konya. Não é necessário pernoitar nas cidades vizinhas, pois dá para fazer um passeio bate-e-volta (3 horas de estrada para ida e + 3 para a volta) ou então, se estiver à caminho da Capadócia, fazer um pit stop ali.
Não esqueça roupa de banho, óculos de sol, chapéu, passe muito protetor e tome bastante água!

25 comentários:

Mile disse...

Nossa que lugar incrível, preciiiiso conhecer, vou mostrar as fotos promeu marido ficar morrendo de vontade de ir.
Bjoks

Rico da Artigolândia disse...

Absolutamente perfeito!!!


Só espero que não entre na onda do aquecimento global....

Fê Costta disse...

Mile, ele vai amar!!! É mesmo lindo e bem inóspito! :))

Fê Costta disse...

Rico, também espero isso!...

Arthur disse...

Este certamente tem vaga cativa na lista dos "lugares mais belos do Mundo".

Claudia Liechavicius disse...

Absolutamente insólito.
Que lugar, hein Fê????? Lindo!!!!
Bj

Fê Costta disse...

Gostei do "insólito", Cláudia! Caracterizou bem o lugar!

Sim, Arthur, sem dúvida um dos mais lindos que já ví! Fica aí a recomendação para todos!

Tiago disse...

Esse efeito visual que faz o lugar parecer gelado é fantástico! Bela recomendação Fê!

bjo

Margarida Nobre disse...



Adorava tomar banho numa dessas piscinas quentinhas com aquela cor incrível!Decididamente tenho que colocar a Turquia na minha listinha...

Um Feliz Natal e um optimo ano para vc,com muita saúde,paz e alegria!

Beijinhos

Fê Costta disse...

Tiago, a sensação é de estar em uma montanha de neve, mas como bem disse a Margarida, com águas quentinhas!!

Uma delícia!!

JonasRS disse...

Muito grato pelo seu comentário!

Poisé, estamos com um pequeno número de blogs sobre cemitérios, hehe.

Que belo lugar esse que fostes!

Camila disse...

Não queria "copiar" os comentários aí de cima, mas... Que lindo!!! O branco da montanha, a cor da água e ainda com água quentinha? Maravilhoso! Beijos!

Fê Costta disse...

Oi Camila, obrigada pela visitinha!! É mesmo lindo! Ponha na lista, definitivamente!

Jonas, até o momento só conheço o seu... Já com veia cômica, existem centenas! Os que me lembro que visitei e me chamaram bastante atenção foi em Toronto, Istambul, Praga e Buenos Aires. Bem bonitos e suntuosos!

Abraços

ROADRUNNER disse...

Espectacular! Bom, para fugir psicologicamente das temperaturas negativas que se fazem sentir por esta altura na Europa.

Saudações do Roadrunner e votos de um Feliz Natal!

Guta Vambora! disse...

Fê, que lugar mais lindo! O contraste entre o branco e o azul da água é incrível!
Quero aproveitar e te desejar um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo! Muito sucesso e mais viagens maravilhosas como essas em 2010!
bjus

Fê Costta disse...

Guta, sumida! ;)

Ah, se tudo der certo, 10 novos destinos incríveis me aguardam para 2010! :)

Para vc também um feliz natal e um 2010 muito próspero, recheadinho de viagens!! ;)

Bjokas!

Tozé Franco disse...

Votos de um Santo Natal.

Carla disse...

Fe eu fiquei super encantada com Pamukkale...
Foi meio decepcionante chegar la com milhoes de pessoas...mas depois deu pra aproveitar todo o visual e ate curtir as poses que faziam para as fotos...
Mas andei tudo ate o final e curti mais sozinha...e a parte mais bonita! As originais!
Beijos e feliz 2010 com muitas viagens!
CarlaZ

Fê Costta disse...

Carla,

Realmente lá fica lotado! Eu fiquei impressionada com o tanto de búlgaros e romenos que haviam lá! Apesar de serem países vizinhos, haviam mais em Pamukkale do que em Istambul, que é muito mais perto!

E as poses que eles fazem?? Engraçadíssimas!! Eu tirei várias fotos deles, depois tem que fazer um post só sobre isso... As mulheres todas maquiadas e emperequetadas, parecia que iam para um baile!

Feliz 2010 para vc também querida!! Que seja recheado de novos destinos para todos nós! ;))

Grande beijo!

Anônimo disse...

Oi tudo bom?
Estou indo para a Turquia em dezembro passar 2 meses num intercâmbio.
Gostaria de saber se o custo de vida la é caro, vou ficar no interior em uma cidade chamada Denizli. Você poderia me dar informações sobre la?
Muito obrigada

Marina
062 81491286

Fê Costta disse...

Olá Marina!

O custo de vida de Istambul e Ankara é compleamente diferente do interior da Turquia. Eu ouví dizer sobre Denizli, que se nao me engano está próximo à Capadócia/ Kayseri/ Konya, mas nao sei te dizer especificamente sobre lá.

QUe diferente um intercambio por ali... Depois conta para gente sua experiência! :)

Abs,

Rio Mood disse...

Olá Fê,
Estou montando meu roteiro para Maio. Sabe dizer qual a melhor forma para ir de Istambul para Pamukael e depois para Capadocia?

bjobjo

Cinthia Arena disse...

Muito legal seu blog Fe... estou com uma duvida, planejo ir a Turquia agora em setembro e gostaria de conhecer Istambul, Pamukkale e Capadocia, vc sugere alguma forma melhor de fazer isso? se e melhor chegar pela Capadocia e de la seguir para Pamukkale e depois Istambul ou vice versa? e como e a melhor forma de chegar a Pamukkale?
meu email crianarena@gmail.com
Obrigada,
Cin

Anônimo disse...

Muito legal seu blog Fe... estou com uma duvida, planejo ir a Turquia agora em setembro e gostaria de conhecer Istambul, Pamukkale e Capadocia, vc sugere alguma forma melhor de fazer isso? se e melhor chegar pela Capadocia e de la seguir para Pamukkale e depois Istambul ou vice versa? e como e a melhor forma de chegar a Pamukkale?
meu email crianarena@gmail.com
Obrigada,
Cin

Fê Costta disse...

Oi Cin!
Dá uma olhada neste artigo que tem todas as dicas de uma viagem ao interior da Turquia: http://www.viaggio-mondo.com/2010/01/turquia-dicas-para-o-interior.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...