• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Serra da Piedade

21 comments














A Serra da Piedade, que localiza-se há 40 Km de Belo Hozionte, é cercada por enormes penhascos, rochedos gigantescos e uma vegetação típica de montanha. Bromélias, orquídeas e hortências estão por toda parte e garantem ainda mais a beleza do lugar.


Do alto de seu cume de 1746 metros, é possível ver uma exuberante paisagem e avistar as cidades mais próximas: Belo Horizonte, Caeté, Lagoa Santa, Raposos e Sabará. Além disso, é da Serra da Piedade onde se é possível observar os mais belos pôr-do-sóis do estado, que se descortinam diante dos nossos olhos num horizonte multicolorido sem fim. A luz do crepúsculo "varre" as montanhas e salienta suas formas e texturas, decifrando assim, o famoso "mar" de Minas.


Um dos indicadores da importância da Serra da Piedade na história mineira é o interesse que a região despertou, no início do século XVIII, em vários naturalistas europeus em incursão pelo Brasil. Para eles, o panorama desvendado após difícil subida pelos caminhos da Serra, feito normalmente em quatro horas, era simplesmente maravilhoso.

Hoje, passados quase dois séculos, visitantes continuam se revelando completamente fascinados com a beleza da serra ao contemplarem sua extensa paisagem. Localizada em Caeté, a Serra é considerada uma das mais belas do País.

Além da beleza natural, a Serra da Piedade sedia duas importantes e distintas construções: o Santuário, datado do século XVIII e o Observatório Astronômico da UFMG, considerado um dos maiores da América Latina.


O santuário é composto por uma igreja em estilo barroco, que apresenta em seu interior a padroeira de Minas Gerais (Nossa Senhora da Piedade) e por este motivo, é palco de grandes procissões religiosas, que se penitenciam na íngreme subida da Serra. A igreja destaca-se pelo seu audaz projeto arquitetônico, que contrasta com a paisagem natural e nos transporta ao passado. Já o observatório, ao contrário, nos transporta ao futuro com seu traçado moderno e equipamentos de última geração, que permitem a observação de astros e planetas em dias claros. Ambas construções se posicionam harmoniosamente na Serra, cada uma em uma extremidade diferente, o que possibilita que sejam vistas uma de cada vez, sem que uma se misture ao cenário da outra.

Os turistas sobem até o topo impulsionados por motivações variadas, seja pela fé e busca de conforto espiritual ou ainda para admirar as belezas naturais. Em noites de lua cheia e eclipses, a Serra também é bastante procurada, pois permite observar a atuação dos astros em um céu límpido e nítido, sem poluição e sem o tradicional excesso de iluminação dos grandes centros urbanos.

A Serra da Piedade é sem dúvida, um passeio imperdível para quem vier à Minas! Contempla de maneira instigante história, geografia e astronomia. E tudo isso, regado à um bom chocolate quente, servido nas gélidas noites do local. Assim, venha agasalhado, bem acompanhado e desfrute do que a Serra da Piedade tem de melhor!

21 comentários:

Mile disse...

Uau, quantas belezas tem Minas Gerais, algum dia eu conhecerei.
E as fotos como sempre sensacionais!
Bjoks

Tozé Franco disse...

Em primeiro lugar, uma referência às fotos: excepcionais. Verdade se diga, no entanto, que os objectos da fotografia são também belíssimos.
Mais um sítio onde gostaria de ir. Acho que já não vou ter disponibilidade durante a minha vida, para visitar todos esses sítios, com grande pena minha.
Obrigado por partilhá-los connosco.
Um abraço.

Anônimo disse...

Ola Soul
que bonitas fotografias nos mostras, e depois toda a historia que nos ensinas ;)
Gostei :))

Beijinhos**

Higino disse...

Faço minhas as palavras do Tozé.
2 beijinhos.

Scliar disse...

Gentem, o problema é que é cada lugar mais lindo que outro,que a gente nem sabe por onde começar... E se a fulaninha que gastou nosso dinheirinho para acabar com as celulites resolve pelo menos andarilhar por estas terras, caminhava mais, gastava menos, aprendia mais e ficava em forma!
Bzus. Ethel

Claudio Costa disse...

Belíssimo lugar. Já lá estive algumas vezes e é sempre surpreendente. Não fica tão distante de BH, apenas a 37km até o trevo de Caeté, na BR-381 (sentido BH-Vitória) + 6km de subida na serra propriamente dita. Lindas fotos.

Higino disse...

Amiga fica sabendo que a Quinta dos Loridos fica apenas a uns 18 Km das Caldas da Rainha.
2 beijinhos

Rodrigo Purisch disse...

Um bom passeio para o feriado! Mas tem que fazer Sol.
um abraço

Mari Campos disse...

Essa eu ainda não conheço, mas pelas fotos impressionantes que vc postou, Fe, o destino já entrou pra minha listinha! bj

O Profeta disse...

O Sol abandonou o céu
A Lua ironiza no celeste
Soltas perversas vontades
Cruzam a tua vida agreste


Convido-te a partilhar a minha visão da forma em
como a vida às vezes é perversa para algumas mulheres…

Bom domingo

Doce beijo

Camila Navarro disse...

O mais legal do seu blog é a variedade dos destinos. Impossível não se apaixonar por cada um deles vendo suas fotos e lendo seus textos!

Lc disse...

Oi, já tou fã deste blog. Hoje não tenho muito tempo, mas vou voltar.
Temos duas coisas em comum, adoramos fotografar e viajar.
Bjs

Luís

Anônimo disse...

Passei aqui para ler as novidades quinzenais e aproveito para deixar um abraço.

Lc disse...

Olá novamente, obrigado pelo feedback no meu blog.
Adicionei o link do teu blog, no meu KEEP TALKING LINKS.
Para ficarmos em contacto.
Feliz Páscoa.

Anônimo disse...

PASSEI por aqui de novo para ler as novidades e convidar vocês a irem ao FATOS & FOTOS de Viagens, onde publiquei o SEGUNDO capítulo de “A Sagrada e Profana Bangkok”, o maior e mais ilustrado que já escrevi até agora, da série de 14 ou 15 que virão. Conto com você lá e deixco um abraço. AINDA estou em viagem mas conectado.

sigrid costa disse...

Oi Fe!

Como foi a Pascoa? Ficou em BH? Que saudades vendo o post sobre a Serra da Piedade, Caetè. Minas està dentro do coraçao mesmo. é uma terra linda demais. E o cheiro de Minas? Taì! Te proponho fazer um post sobre os cheiros de Minas... Beijos...

Higino disse...

Ah afinal a menina ainda mexe!
Bom fim de semana.
beijinhos

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querida amiga, que belas fotos... Belo horizonte... Gostei de conhecer a Serra da Piedade, em muitos aspectos é parecida com as minhas Ilhas-Açores... Beijinhos de carinho,
Fernandinha

O Profeta disse...

Esta é a alma que voa de um Profeta
Ao encontro do teu sentimento
Este é o sal de alva espuma
Que te ofereço e diadema de espanto…

Olhos de alma, da tua alma
Quero-os no cais da minha chegada
Espero por ti em manto de ternura
No encontro da minha caminhada


Bom fim de semana

Mágico beijo

Unknown disse...

Já conheço, a Serra é linda, e vou voltar lá dia 10 de outubro com a minha família para pagar um promessa feita e uma graça recebida, por intercessão de Dom Virgilio Rezi. Érik/BSB

Unknown disse...

FAlou que é em Minas...é comigo msm...
conheço vários lugares, mais ainda há muitos que desejo conhecer. A Serra da Piedade é um entre os quais vale a pena conhecer!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...