A shawarma, o famoso "churrasquinho" no espeto dos povos árabes
A comida turca é uma delícia! Bem adornada e bem elaborada, supera qualquer paladar mais exigente. O único probleminha é o feitio, geralmente sem muita higiene e cuidado no preparo. A todo instante é possível observar os turcos tocando os alimentos com a mesma mão que recebem o dinheiro. Enfim, o jeito é não ficar prestando atenção aos detalhes e sim, saborear o resultado final.
As comidas em geral sao caldalosas e muito temperadas. Para quem nao gosta de pimenta, tem logo que ir avisando "no spicy", que ainda assim, já vem um pouco caliente. Os kbabs, lambs e outros tantos pratos típicos à base de muita carne vermelha estão lá, fáceis de achar e bem suculentos!
Para a sobremesa existem diversas opções, desde o tradicional sorvete turco - que mais parece ser à base de cola, pois gruda completamente - até os doces típicos tão coloridos e enfeitados, pena serem doces demais. Mas, para o café da tarde, nada melhor que degustar os biscoitos à base de pistache, amêndoas ou avelã, bem acompanhados do tradicional chá de maçã, que aqui não é servido em xícaras e sim, numa taçinha de vidro super charmosa! Para esta hora, também há um acompanhamento perfeito: a baklava! Hummmm! Esta merecia um capítulo à parte! A baklava é um doce folhado, recheado de pistache e embebido no mel... simplesmente divino!! É o doce turco mais famoso!
Para beliscar durante o dia milhares de barraquinhas de milho cozido estão em cada esquina de Istambul. Às margens do Corno de Ouro existem barquinhos que vendem um sanduíche de peixe e parece fazer o maior sucesso, de tão cheio que ficam. Infelizmente, não fui corajosa o suficiente!..
6 comentários:
E tem aquele prato chamado de Iman Biyaldi, feito de berinjelas recheadas, cuja tradução quer dizer literalmente "o Iman desmaiou (de prazer)".
Abs!
Arthur
Eu provei de tudo, esse milho é uma delíiiicia. Coisas quentes vem com micróbios mortos Fê rs, entao nao tem problema, o pior é comer coisas cruas, saladas, frutas, essas coisas na rua eu nao como.
A culinária turca me fascinou!
Bjoks
Obrigada por mais esta reportagem.-
Jinhos ternos.-
um bom carneiro, depois baklava e um cha de hortela! hhmm delicia!! ;)
Comprovo e aprovo. Gostei da comida, em geral, e é barata. Quanto aos micróbios também fazem parte do menú!
Saudações do Roadrunner!
Que delícia!!!! Adorei as dicas!
Postar um comentário