• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

São Petersburgo - A jóia do norte

20 comments


















A cidade russa de São Petersburgo está há 600 km ao norte de Moscou, às margens do mar Báltico, no Golfo da Finlândia. Uma cidade única, que coleciona cópias do que de mais belo já fora erguido na Europa. Lá existe um Vaticano como o de Roma, os canais como em Amsterdã, um Palácio de Versalhes como em Paris e tantos outros ícones da arquitetura européia, disputados à todo instante pelos vaidosos czares.




Há uma discrepância incrível entre Moscou e a antiga Leningrado, a atual e a antiga capital. Ir somente à São Petersburgo não é conhecer a Rússia, defitinitivamente! Esta é a mais européia de todas as cidades ex-soviéticas e esta ocidentalidade se transmite não só na arquitetura, mas também nas pessoas e nos costumes do lugar.



Em 300 anos de vida, passou por três regimes e teve muitos nomes, o primeiro igual ao último: São Petersburgo. A identidade da cidade deve muito à sua origem, que deu as costas para uma Rússia secular e colocou os olhos em direção ao Ocidente das novas oportunidades. Até mesmo o último czar, Nicolau II, fez questão de lembrar: "São Petersburgo é na Rússia, mas não é russa".




Pedro, o Grande, o mais famoso de todos os czares e fundador da cidade, escolheu um lugar estratégico para construir São Petersburgo (peter = pedro; burgo = cidade). Contratou os melhores urbanistas e arquitetos disponíveis e trouxe milhares de trabalhadores das regiões mais longinquas. Limparam terrenos, drenaram pântanos, construíram ruas, edifícios, canais, portos, aterros e represas. Pedro transferiu a capital para esse lugar, moveu os órgãos públicos, obrigou a nobreza a edificar palácios e fundou uma academia de ciências. Proibiu por decreto construções semelhantes no resto do país e isto fez com que ela permanecesse única em todos os sentidos.

Com tempo e perseverança, a cidade cresceu e tornou-se economicamente importante. Atraiu estudantes, intelectuais e artistas e tornou-se palco de transformações políticas que abalaram o resto do mundo. Foi lá que Pushkin, Dostoiévski e Gógol escreveram e, Tchaikovsky, Stravinsky e Shostakovich compuseram... Depois caiu no esquecimento e resistiu bravamente às invasões de Napoleão e Hitler, até ser redescoberta como uma das mais belas cidades do mundo.




Hoje a cidade tira proveito de sua riqueza histórica e cultural e atrai turistas dos 4 continentes, que vêm apreciar as obras do museu Hermitage (o segundo maior do mundo), assistir aos espetáculos de balé no teatro Mariinsky ou cair na animada vida noturna. Enquanto isso, a população revela a vocação cosmopolita de São Petersburgo, tratando os visitantes com naturalidade e cortesia (ao contrário de Moscou).




São Petersburgo vai além da Rússia e é muito mais do que um "parque temático" que muitas cidades da Europa se tornaram. A cidade utópica, inventada e reinventada em tão pouco tempo, revela aquilo que o ser humano tem de pior e de melhor. Uma viagem a São Petersburgo ou Petrogrado ou Leningrado, ensina mais sobre o que está à nossa volta do que sobre o lugar propriamente visitado, parece o laboratório que o homem escolheu para testar os limites de sua capacidade de criação.




Muitos lugares estão associados a personalidades mundialmente famosas: Catarina, a Grande, vivia com exuberância em Tsarskoe Selo; Rasputin foi assassinado no palácio Yusupov; Pushkin escreveu seu "Cavaleiro de Bronze" inspirado no monumento a Pedro, o Grande, na praça dos Dezembristas; Dostoiévski ambientou "Crime e Castigo" na região da praça Sennaya; Lênin chegou do exílio na estação Finlândia.




Além destes, há inúmeros atrativos à serem conhecidos na cidade. Museus são vários, mas o principal deles, como dito anteriormente, é o Hermitage. Inferior apenas ao do Louvre, na França, o Hermitage comtempla as mais famosas obras primas do mundo, em salões gigantescos e exclusivos de cada artista, como Rodin, Cezánne, Picasso, Monet, Matisse, Velásquez, Van Gogh, da Vinci e muitos outros. Há ainda as belas igrejas, como a exótica Sangue Derramado, feita ao estilo da São Basílio na Praça Vermelha de Moscou, com suas cúpulas coloridas e alegres. Além dos parques, um passeio imperdível é o de barco pelos canais do Rio Neva, que percorre as artérias da cidade e revela um ângulo inovador sobre a cidade. A gastronomia também é fantástica e pode-se degustar pratos variados com o melhor caviar e claro, o legítimo strogonoff. Tudo isso regado à uma boa vodca! Animação também não falta em suas inúmeras boates e discotecas que tocam os melhores sons de todo o mundo.

São Petersburgo é assim, simplesmente incrível, doce, sublime! É a maior cidade do mundo ao norte de Moscou e sua latitude gera longas noites de inverno e longos dias de verão. Entre junho e julho, a noite é tão curta que praticamente deixa de existir e é quando ocorre o fenômeno chamado de "Noites Brancas" e a cidade parece não dormir. A cidade se torna ainda mais frenética e pessoas caminham por todo lado, a qualquer hora e então se percebe, mais do que nunca, o orgulho que o petersburguês tem de sua cosmopolita cidade. Imperdível!

20 comentários:

Mari Campos disse...

Que delícia de post! Taí uma cidade que eu morro de vontade de conhecer! Fiquei simplesmente babando nessas fotos, viu? Beijão e ótimo resto de Carnaval

Scliar disse...

ah, vim visitar teu outro blog... Que viagem -literalmente! Mas só dá agua na boca... Bem que podias arranjar um patrocinador que sorteasse uma "viagenzinha" destas por mês entre os leitores.Aí sim, tava bom de mais! Bzus, aparece viajando la pelo meu cantinho.
PS: Daqui duas semaninhas to viajando para Montreal!

Mile disse...

Uau, lindíssima...cada lugar lindo por essa Europa...continente rico, amo a Europa.
Mas respondendo a tua pergunta. Eu acho que no mesmo post que fiz sobre a tal coisa que eu tinha que pegar no correio, eu fiz um update, mas acho que vc nao viu. Era uma multa, que surpresa boa nao é mesmo? rs Mas ainda bem que foi uma bobagenzinha, uma multa de 10 euros pq atrasei 1 dia o pagamento da placa da garagem. E eu pensando que era um pacotinho do Brasil...oh céus!
Bjokssss

Claudio Costa disse...

Belissima a sua reportagem e um convite a viajar por aí. Pelo menos virtualmente pude ter este prazer, aqui.
Obs. deixei comentário no seu post sobre Barão de Cocais: http://viaggiomondo.blogspot.com/2007/08/baro-de-cocais-um-convite-mineiridade.html

Mari Campos disse...

World soul, eu já tinha lido seu post bacanérrimo sobre cruzeiros! Concordo com vc em tudim! bjs e thanks pela visita e pelo comentário tão bacana

Tozé Franco disse...

Ora aqui está mais um sítio para eu acrescentar aos meus destinos
Um abraço.

Tozé Franco disse...

Vou linkar o seu blog.
Um abraço.

Margarida disse...

São Petersburgo está na nossa listinha...agora depois de ler o seu post e ver as fotos fiquei ainda com mais vontade de realizar rápido essa viagem!!
beijinhos

Anônimo disse...

Gostei de ler, e das imagens :))

Beijinhos**

Ingryd disse...

fÊ...
Ô VIDINHA BOA, UAI....
Menina... que privilégio é esse ...viajar tanto assim...
e escrever sobre esses lugares de forma tão graciosa...
parabéns, você é muito talentosa...
tem certeza de que não é reporter?!?!?
encaminhe o material publicitario para o site... pelo contato... contato@guiaportal.com.br, para conhecermos melhor a empresa de seu marido...
ele envia produtos para cá(vale do itajaí) tb?!?
beijinhos

sigrid costa disse...

Muito linda a cidade. Està na nosta listinha. Giulia permetendo iremos là conhecer.

Beijos a voce e a terrinha...

Unknown disse...

Olá,

Sou Stephanie Sarmiento, da empresa HOTWords.

Gostaria de convidá-lo a utilizar a ferramenta HOTWords de Publicidade Contextual. Existem muitos anunciantes interessados em exibir seus anúncios em sites com o perfil do http://viaggiomondo.blogspot.com/ .

Com o HOTWords, editores de sites, blogs e portais passam a contar com uma nova fonte de receita gerada a partit dos textos de matérias e notícias publicados em seus sites.

Para implementar o HOTWords é simples e não envolve nenhum tipo de custo. Cadastre-se no Programa de Parcerias HOTWords: http://site.hotwords.com.br/seja_parceiro.jsp?crsource=promo5

Basta inserir as TAGs (linhas de código) nas páginas onde os anúncios deverão aparecer. A identificação de palavras relevantes é realizada automaticamente pelo sistema.

Para mais informações acesse nosso site: http://site.hotwords.com.br/partners_faq.jsp e leia nossa FAQ.


Estou a disposição para eventuais dúvidas.


Atenciosamente,

Stephanie Sarmiento
------------------------------
smarques@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2514

Camila Navarro disse...

A Rússia é talvez o país que eu mais tenho desejo de conhecer. São Petersburgo é meu sonho de consumo!!! E ler Dostoiévski, Tolstoi só aumenta a minha vontade! Adorei encontrar esse texto e as fotos aqui! Bjos!

Anônimo disse...

Eu sou louco para conhecer esta cidade e pretendo ir a ela em 2009.

As dicas já estão anotadas e guardadas.

Aproveito a oportunidade para convidar a ir ao FATOS & FOTOS de Viagens e ver as minahs novidades e a última matéria que acabo de pôr no ar: "TAORMINA, o Cartão Postal da Sicília".

Te vejo por lá!

R. Fera disse...

Sao Peter é show, estive lá duas vezes, e foi demais. Pena que fui roubado aqui em Riga e perdi todas as fotos.
Mas pra quem quer conhecer a Russia, Peter é imperdível. Abraço.

Héctor Falcón disse...

Muito interesante seu blog, estou te adicionando aqui tb... vou ter com certeza boa leitura...
Abraços

Anônimo disse...

Seu blog é maravilhoso com fotos ainda mais maravilhosas! Parabéns! E que surpresa boa encontrar logo de cara informações sobre a Russia! Estamos planejando, pra agosto, uma viagem de carro de Moscow a S. Petersburg, com várias paradas no caminho para visitar os arredores...
Teu post não poderia ter vindo em melhor hora!
Bjs

Unknown disse...

Incrível!!
Estou aqui babando com a sua descrição de S Petersburgo! Em julho eu devo babar pessoalmente por lá... =)

marianandrade disse...

Incrível, estou aqui concordando com cada palavra aí escrita pois estou em São Petesburgo agora!!!

Parabéns pelo post prima!

Fê Costta disse...

Prima!!!!

Tá curtindo a rússia aí? Tuuuudo de bom, né?! E tia márcia e tia ines, estao amandando também? Ah, que vontade de ter voltado aí com vcs!!!

Um beijo e aproveita muito!!! Ah, e nao exagera na vodka! hahaha

Saudades!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...