Os Palácios de Jaipur

27 comments
Jaipur, como dito anteriormente, foi fundada por príncipes rajastanis e aos poucos se tornou a capital do poderoso império Mughal, que conseguiu unir toda a Índia sob uma mesma bandeira. Uma cidade com este currículo não poderia deixar de ter construções interessantes, notadamente os palácios por onde viviam esta abastada sociedade.

City Palace é o maior palácio de Jaipur e ainda hoje abriga a família real, que apesar de ter perdido o poder político, conseguiu manter o título e o status da nobreza. A principal atração do palácio é a sua  esplêndida fachada chamada de Hawa Mahal, ou Palácio dos Ventos. Tal nome teve origem nas 943 janelas que compõe o local, construído no século XVIII para dar privacidade às esposas, amantes e concubinas do imperador Sawai Pratap enquanto observassem a rua:


Não teria sido mais prático fazer um rodízio entre a mulherada ao invés de construir uma janela para cada uma?! Sorte a nossa, pois hoje podemos apreciar este belíssimo exemplar da arquitetura rajastani!  

O Palácio ainda é composto de diversos aposentos interessantíssimos, mas na minha opinião, a parte mais bela é sem dúvida o exterior. Repare na conservação e limpeza do lugar... quem diria que isto seria na Índia?! É de fato um país surpreendente!...


Os dois maiores objetos em prata do mundo estão aqui expostos. Trata-se de dois vasos de 243kg cada um, que serviram para transportar 1182 litros de água. Foram encomendados pelo Imperador Madho Sing II, para levar água do rio Ganges em sua viagem à Inglaterra, numa audiência com o Rei Edward VII. O mesmo tinha receio de se contaminar com água extrangeira e preferiu se precaver levando a "pura" água do Ganges (Na verdade, ele estava desejoso de manter a altíssima taxa de coliformes fecais em seu metabolismo! rs).

Os detalhes do palácio são incríveis! É impossível ignorar tamanha beleza:


Jaipur ainda possui tantos outros palácios e construções que poderiam ser chamados como tal. Um dos mais fotografados é o Water Palace, ou Palácio de Água, que fica no meio do lago. Lindo! O Albert Hall também tem uma arquitetura de tirar o fôlego e fica no centro da avenida Jawaharal. Outros palácios também são vistos em meio às montanhas...


Acompanhe no próximo post: os palácios em que é possível se hospedar (tem até palácio barato!)

Veja todos os posts com dicas de viagem para a Índia:
Taj Mahal - uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno
Agra Fort - a prisão do imperador Shah Jahan
Fatehpur Sikri - a cidade fantasma
Jaipur - a cidade rosa
Jaipur - os palácios dos marajás
Jaipur - o observatório Jantar Mantar
Índia, devo ou não ir?

Aproveite para inserir no roteiro para a Índia algum país da vizinhança:
Nepal: Katmandu, Himalaias, Monte Everest e muito mais!
Sri Lanka: Surpreendente! Belas praias, história e ótima aventura!
Maldivas: o verdadeiro paraíso na Terra, as praias mais belas do mundo!

Veja também outros países da Ásia.

27 comentários:

Uelyn - Blog da Malapronta.com disse...

Olá!

Fiquei realmente impressionada quando vi a primeira foto, lindíssimo o palácio.
O que me chama a atenção é a quantidade de detalhes que tem esse monumento.
A Índia tem uma beleza unica.
Parabéns pelo blog!

Matheus Vieira disse...

Incrível! Lindo esse palácio, quantos quartos! E eu achando que o Palácio de Versalhes era imbatível, hahah!! Já tinha visto imagens desse palácio, mas as suas são ainda melhores! Todas as fotos estão incríveis.

Ieda Dias disse...

Muito bom rever os caminhos percorridos. Você não fica louca pra voltar mais e mais toda vez que vê as fotos? eu fico...rs
bjos
eidia
www.oquevivipelomundo.blogspot.com

Priscila Ferreira disse...

Fê!!!!
Fazia tempo que não passava por aqui!
Fiquei maravilhada com os últimos posts (estava me atualizando agora heheh)
Cada lugar lindo em um lugar que a imagina que deve ter tanta pobreza né? Acho que deve ter umas diferenças, extremos absurdos né?
O que intriga é esta cultura de várias esposas hehehe
Bjuuu
Pri

Camila disse...

Ai, ai... Meus comentários aqui já estão ficando tão repetitivos... Mas o que mais posso dizer? Esse Palácio dos Ventos é muito lindo!!!

Beijos!

Carolmay disse...

Que coisa magnífica este City Palace! Nunca havia visto fotos dele. E as tuas estão lindíssimas, parabéns!
Bj

Claudia Liechavicius disse...

Fê! A India é pura surpresa agradável, não é mesmo? Que arquitetura maravilhosa.
Cada vez fico mais tentada.
Vou passar por Dubai dia 19 de agosto. Você estará aí?
Beijos
Claudia

Fê Costta disse...

Olá Uelyn!

A arquitetura Mughal e Rajastani se destacam pelos minuciosos detalhes. Tão ricos que é preciso horas para ficar admirando... :)

Fê Costta disse...

Olá Matheus,

Ainda não ví Versalhes frente a frente, mas imagino que são belezas diferentes. Enquanto os jardins do parisiense destacam como beleza maior, aqui são as fachadas e os detalhes que dão vida ao lugar.

Agora, na minha opinião, o palácio mais belo que já ví em toda minha vida é o de Peterhof, em São Petersburgo, simplesmente o must! :)

Brenda Tavares disse...

O cara queria manter os anticorpos no seu organismo, e ele tá é certo, depois vai beber água mineral e passa mal... kkkk
Adorei claro!

Fê Costta disse...

Olá Iêda!

Adorei ter ido a Índia, mas não tenho vontade de voltar. O mundo é muito grande para se repetir a vistia em um país, sobretudo se este país é a Índia. rs

Bjks

Fê Costta disse...

Priscila, vc falou bem: a Índia é um país de contraste absurdo. E isso é um dos aspectos interessantes em visitá-la, pois a população convive bem com esta diferença... é o resultado do eficaz sistema de castas.

Fê Costta disse...

Camila!!

Ele é lindo mesmo!!! Foi o segundo motivo que me arrastou à Índia (o primeiro era o Taj Mahal). :)

Bjsss

Fê Costta disse...

Ei Carolmay!

A cena mais clássica de Jaipur é a fachada do palácio, chamada de Palácio dos Ventos. Todo cartão postal tem ela estampada... linda de verdade! :)

Bjks

Fê Costta disse...

Claudia,

Estarei sm!! :) Uma 5a feira, dia perfeito!! Vamos combinar um café ou um jantarzinho! ;)

Bjks

Matheus Vieira disse...

Ah, sim, tenho certeza que são de belezas diferentes o Palácio de Versalhes e o City Palace. É que eu estava me referindo ao número de quartos, mas eu (esquecido!) esqueci de escrever isso, hehe. Até porque eu também nunca vi o Palácio de Versalhes, no dia que me programei pra ver ele, eu dormi. Tinha acabado de sair de um albergue nojento e fui para um hotel bom, aí nem o despertador me acordou e perdi um dia em Paris :( Ainda me mato por causa disso!

Raquel (raquel@menuespecial.com.br) disse...

Olá! Você tem algum e-mail de contato? Gostaríamos de lhe propor uma parceria.

Obrigada!

Fê Costta disse...

Brenda, é por isso que indiano não adoece em casa... só quando vai ao exterior e tem contato com as "ameaçadoras" doenças e viroses do mundo civilizado. rs

bjks

Tina disse...

Fê,

Simplesmente maravilhoso!! É muito bom ter a oportunidade de percorrer estes lugares tão distantes sob suas fotos e relatos tão encantadores! Parabéns e obrigada por nos proporcionar esta fantástica viagem, ainda que pelo mundo virtual.

Tina

Roadrunner disse...

Maravilha esse palácio, cheio de exotismo.
Todos esse quartos arrendados ao mês tornavam-me milionário!

Saudações do Roadrunner!

Fê Costta disse...

Ei Tina!

Um feedback como este só me motiva a escrever e fotografar mais e mais! :)

Obrigada por viajar conosco!

Sds,

Fê Costta disse...

Road,

Até que não seria uma má idéia... Porém a família real não faz isso. É ela quem o usufrui, entretanto possui outros palácios para explorar como tal. Confira no próximo post o Rambagh Palace.

Arthur disse...

Além da arquitetura, também continuo admirando o "pragmatismo" do manda-chuva com relação às suas digníssimas esposas...

Fê Costta disse...

Athur,

no português rasgado, ele era um safado mesmo, né! rsr

Natalie disse...

Fê,
Que viagem dos sonhos!
Seu relato está maravilhoso e as fotos são encantadoras.

Fê Costta disse...

Olá Natalie!

Obrigada pela visitnha! Fico feliz que tenha gostado da matéria! :)

Abs,

Nívia Castro Queiroz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...