• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Como escolher um hotel nas Maldivas

20 comments

O sonho de conhecer as Maldivas pode se tornar exaustivo e estressante quando é chegada a hora de decidir sobre a hospedagem, onde geralmente cada hotel ou resort ocupa uma ilha exclusiva. Para a árdua tarefa de escolher o que mais atende as necessidades, deve ser considerado os seguintes aspectos: orçamento, disponibilidade de tempomotivação turística.
.
O budget, ou o orçamento disponível para gastar com hospedagem, é fator determinante para escolher a ilha eleita nas Maldivas. Uma diária pode variar de USD 150 a USD 10 mil e mesmo que orçamento seja enxuto, ao menos você pode confiar que irá encontrar paisagens deslumbrantes e um mar-piscina inclusive nos hotéis mais econômicos.

A disponibilidade de tempo também deve ser considerada, visto que a maioria dos hotéis trabalham com um pacote mínimo de hospedagem. Poucos hotéis aceitam reserva para estadia inferior a 3 noites, em compensação, muitos hotéis concedem noites extras gratuitas para um mínimo de 4 ou 5 noites. Assim, se houver uma disponibilidade maior de tempo, dá para usufruir das promoções e no final das contas, ter uma hospedagem bem mais barata.


A motivação da viagem vai orientar qual tipo de ilha deverá ser escolhida ou mesmo excluída. Casais em lua de mel ficam mais à vontade em um ambiente acolhedor e tranqüilo, ao passo que famílias com crianças querem grandes resorts com inúmeras atividades de entretenimento. Há ainda os que buscam exclusivamente o bem estar e querem se dedicar a esquecer da vida nos spas maravilhosos, repletos de massagens e técnicas especiais. Para quem quer surfar, há algumas opções de mar bravo, mas as restrições são enormes.
.
Para os que querem se deliciar por horas fazendo snorkeling e mergulho, é preciso evitar as ilhas que margeiam o leste, que foram as mais afetadas no tsunami de 2004. Os atóis Ari, Faafu e Baa, além das paisagens de tirar o fôlego, são os que possuem a fauna marinha mais extraordinária, sobretudo Baa, que tem um fenômeno único nas proximidades da ilha inabitada de Hanifaru, onde a extra oferta de plâncton atrai 200 arraias-mantas e tubarões-baleia de uma só vez. É impossível não ficar hipnotizado diante do show de piruetas que as arraias dão no fundo do mar, confira os vídeos:



Para ajudar definir a hospedagem, há ainda que considerar alguns fatores, como a distância da ilha. Nos atóis próximos à capital Male (North and South Male) dá para ir de dhoni (embarcação típica) e de lancha rápida. Nos demais atóis, só vale mesmo a pena ir de hidroavião. O dhoni é o mais lento e leva 3 vezes mais tempo que a lancha rápida. Esta por sua vez, é a mais utilizada nas redondezas de Male e custa em torno de USD 70/ pessoa para cada 1 hora de transporte. Já o hidroavião é o mais desejado, já que além de rápido, oferece cenas deslumbrantes lá do alto. Entretanto é caro (USD 200/ pessoa em média cada trecho) e só opera durante o dia. Assim, se o vôo de volta para casa for à noite e o resort for longe da capital, será preciso utilizar o hidroavião antes do pôr-do-sol e mofar umas boas horas em Male, já que o aeroporto só permite a entrada no saguão em torno de duas horas antes do vôo.


Bem, depois de todas estas dicas de hospedagem nas Maldivas, vamos agora às dicas práticas, sobre qual resort escolher. Depois de alguns meses namorando hotéis pela internet, selecionei algumas opções que acredito poderá atender à maioria:

North and South Male atóis (até 1 hora de speed boat desde Male):
  • Baros 5* sup: super exclusivo, ótimo spa!
  • Sheraton 5*: Praia bonita, mas sem aquele aspecto de natureza virgem. Muita facilidade para ver a fauna local. Aceita hospedagem curta. Recomendado pela Lú Morais.
  • Holiday Inn 4*sup: piscina maravilhosa, com borda infinita junto ao mar das maldivas. Bangalôs sobre a água super bonitos! Recomendado pelo Luiz Maceta.
  • Fun Island 4*: estilo Robinson Crusoé, com lagoa linda e fácil acesso para ilha virgem vizinha. Ótima comida e excelente custo-benefício, entretanto sem muito entretenimento para crianças. Ideal para casais e para um período não muito longo. Eu fiquei aqui e recomendo!
Outros atóis (é melhor ir de hidroavião)
  • Conrad Rangali 5* sup (Alif Dhall atol) - Spa fantástico, ótimo serviço e exclusivo restaurante debaixo da água. Recomendado pela Claudia Liechavicius
  • Lily Beach 5* (South Ari atol): simplesmente paradisíaco e exclente infra-estrutura. Ótimo para casal. Recomendado pela Denise Linhati.
  • Filithelyo 4* sup (Faafu atol): Faafu é um dos atóis mais belos da Maldivas (se é que existe algum que não seja...) Coral lindo. 
  • Holiday Island 4* (South Ari atol): bem econômico, estilo Robson Crusoé. Recomendado pela Rachel Verano.


As acomodações dos hotéis geralmente são classificadas em bangalow (no meio da ilha), beach bangalow (de frente para a praia), water bangalow (palafita sob a água) e honeymoon suíte (máster suíte com maior privacidade, tamanho e requinte). Claro que quanto mais se eleva o nível de acomodação, mais caro vai ficar. Em geral o beach bangalow é de 30 a 50% mais caro que o bangalô simples. E o bangalô sobre as águas, a famosa palafita, é o dobro.

O tipo de pensão inclusa na diária é importante. Note que as refeições não inclusas são caras, já que não há outra opção (lembre-se que cada hotel/ resort está em uma ilha exclusiva). Para pensão completa (full board) em geral são servidos buffet no estilo de navios, com mesas reservadas e horários específicos. A comida é boa e variada. No sistema all inclusive está incluído também as bebidas, tanto soft drinks (refri/ água/ suco) como alcoólicos. De todas as sondagens que fiz até hoje, a melhor opção é o full board (ou o all inclusive para quem toma todas!).


Uma última dica. Embora a Maldivas tenha temperatura agradável durante todo o ano, em julho o tempo está mais quente e há possibilidade de chuva, o que acaba tornando-a baixa temporada (além da demanda reduzida pelos europeus e asiáticos que preferem aproveitar a melhor temporada de seus continentes em casa). Assim, julho é época de promoções e uma semana nas Maldivas pode sair por módicos 300 Euros por pessoa!
.
Já consegue enxergar o paraíso mais ao seu alcance? Salve os links abaixo no seu favoritos e navegue por lá freqüentemente. Uma hora ou outra você vai encontrar o pacote que encaixa no seu bolso e vai conseguir realizar este sonho!

20 comentários:

Carina-Senzatia disse...

Um post bem esclarecedor sobre as Maldivas!
Nós nos hospedamos no Sun Island e recomendo. Ali do lado(na ilha ao lado, melhor dizendo), ficava o Paradise Island que eu achei bem fraquinho.
Uma dica que acho super importante de ser dada e que deve ser levada em conta na hora de fechar o pacote, é o pacote de refeicoes. Como cada hotel/resort fica numa ilha, vc nao tem a possibilidade de ir pra outro lugar pra comer. Ou seja, se vc pagou só pelo café-da-manha, ou pela meia pensao, vai ter de comer no hotel, mesmo que nao tenha pego o pacote e por isto terá de pagar a parte por cada refeicao. Por isto, na minha opiniao, pensao inteira ou all-inclusive é primordial, se vc nao quer ter de pagar suas refeicoes bem mais caro. ;-)

Fê Costta disse...

Olá Carina!

O Sun Island esteve por um momento em minha lista de prováveis escolha, mas acho que ele foi excluído automaticamente porque estava over ou porque não aceitava pacote de fim de semana.

Esta dica do tipo de pensão é importantíssima mesmo, tá lá no post explicado. ;)

Maldivas é muito bom, né? Fala que não é um lugar para voltar muitas vezes? :D

Bjo!

Katia Bonfadini disse...

Fê, que lugar lindo e que delícia de viagem!!!! Ai, é realmente o paraíso! Menina, recebi o calendário! Muito obrigada, adorei!!!! Vi que tem uma foto de Riga, na Letônia, e estamos indo pra lá mês que vem!!!!! A foto é linda e fiquei ainda mais animada!!! Beijão!

Mile disse...

Um post mais das Maldivas dona Fernanda e cometo uma loucura, vou ao banco e peço um empréstimo pra passar uma semana inteirinha lá. Bom, mas como nao sou de loucuras, vou economizar pra fazer essa viagem dos sonhos.
Muito obrigada pelas dicas e pelo post tao rico em detalhes, com tudo mastigadinho a viagem se torna bem mais fácil.
Bjoks

Fê Costta disse...

Kátia querida!!!

Que bom que recebeu o presentinho do blog!! :) Ah, vc vai amar Riga!!! Abril ainda é friozinho, vai bem agasalhada!!!

Bjo!!

Fê Costta disse...

Mile amigaaaa!!!!

Não precisa de empréstimo! Se acompanhar aqueles links que estão no fim do post, logo logo vc encontra uma promoção imperdível! :))

Bjooo

Carol Wieser disse...

Feeeeeeeeeerrrrr!

Já era apixonada pelas Maldivas, mas cada vez estou ficando enlouquecida de vontade de ir.

Que é esse mar? E as fotinhas dos mergulhos? Pronto, quero ir.

Depois de suas dicas de hospedagens vou começar a analisar uma segunda lua de mel no local. :)

Beijos

Fê Costta disse...

Carol,

lugar ideal para encomendar o irmãozinho (a) da Martina! :D

Bjks!

Claudia Liechavicius disse...

Uau, Fê.
O melhor da vida é a vida que se leva!!!!
Oh, delícia de lugar!!!!
Beijos, viajante.
Claudia

Fê Costta disse...

Claudia querida, tem razão! E nós duas sabemos levá-la muito bem, né?! rsrs

Bjks

Anônimo disse...

Muito bom esse post! Ótimas dicas pra escolha de hospedagem.
Espero ter que consultar em breve ;)

Michelle D. disse...

Fe... voce so nao contou em que hotel voce ficou. Li umas resenhas muito ruins do Sun Island no Trip Advisor e to meio indecisa sobre o hotel. Me diz em qual vc ficou please. Seu blog eh otimo e seu jeitinho de contar suas experiencias eh cativante! Parabens!!

Fê Costta disse...

Ei Michele!!

Eu fiquei no Fun Island, conforme dito aí no post. Para um estilo "Robson Crusoé" 4 estrelas, acho que atende bem! :)

Bjks e Tkx

Jus Viajante disse...

Olá! Adorei as dicas! São valiosas! Pretendo passar minha lua-de-mel em setembro de 2012 nas Maldivas. Você já ouviu falar do Hotel Kuramathi? A localização é boa ou está entre as regiões atingidas pelo tsunami de 2004? O que acha, Fê? Um abraço Fabiana Freitas (www.jusviajante.com)

Leandro disse...

Estou programando em ir ficar 10 dias com minha esposa e filho 5 para mergulho e 5 para curtir com a familia, gosto de tirar fotos subaquaticas oque me aconselha fe

Anônimo disse...

Oi Fernanda! Adorei o post.. tenho uma cotação de pacote para o Kuredo Island Resort, acha uma boa opção de localização? Obrigada!

Anônimo disse...

Alguém poderia me informar quais são os hotéis/resorts que possuem opção de pensão completa / all inclusive?
Obrigado,
Pedro

Anônimo disse...

Gostaria de saber quais sao os resorts all inclusive. Obrigada!

Anônimo disse...

FÊ, gostaria de receber promoções de pacotes completos para Maldivas. Se puder sugerir o Hotel e comentar qual o custo das refeições diárias(almoço/jantar), eu agradeço, estou planejando para janeiro 2015. Tem algum lugar(cidade) onde podemos fazer compras?

Maya disse...

Fê Costta,
o Sun Island é uma das minhas opçoes, e pra mim o essencial alem do all-inclusive a vida marinha para o snorkel e mergulho de cilindro pra é muito importante. alguma outra dica? obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...