• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Nain, Irã

0 comments

Nain é uma cidadezinha de pouco mais de 20 mil habitantes, localizada à 150 kms de Isfahan. Seu nome significa “Noé”, pois acredita-se que os descendentes do personagem bíblico ocuparam a região e iniciaram a vila que se encontra ali hoje. O que torna Nain tão especial, além dos famosos tapetes,  é a mesquita de mesmo nome, uma das mais antigas ainda de pé em todo Irã.


A Jama Mosque, como é conhecida, teve sua construção iniciada no século VIII, logo depois da invasão árabe.  A mesquita tem um trabalho decorativo interessante em tijolos e o púlpito é ricamente esculpido em madeira, datado de 700 anos atrás.


A mesquita conta ainda com uma infra-estrutura subterrânea, que mantém uma agradável temperatura de 15 graus, enquanto à superfície queima no calor de mais de 40 (no verão)!



Nain conta com um sistema de irrigação subterrâneo, chamada Qanat, onde aquedutos debaixo da terra trazem água de montanhas distantes, ligando casas e propriedades diversas num emaranhado de canais. Os Qanats foram inventados pelos Persas há mais de 3 mil anos, como uma forma de  sobrevivência no deserto. Em Nain é possível ver os Qanats funcionando ainda hoje em perfeito estado, que além de fonte de água, funcionam também como um ar condicionado natural. 

O Qanat corre aqui e interliga várias casas


Nain pode ser conhecida numa visitinha rápida, quando estiver fazendo o trecho entre Isfahan e Yazd de carro. Além de Nain, há também a cidadezinha de Meybod, a típica vila iraniana no meio do deserto, que conserva mais de 200 caravanas do período da Rota da Seda. Logo mais nos posts seguintes. 


Veja+


E ainda:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...