• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Capadócia - o enigmático mosteiro das cavernas

37 comments
(Se você aterrisou aqui agora, leia os dois posts anteriores para saber mais sobre a Capadócia e as cidades subterrâneas)

As cidades subterrâneas construídas pelos Hititas serviram de inspiração para os cristãos darem seguimento à  fé numa época em que sua religião era proibida. O cristianismo só passou a ser reconhecido no século IV, quando o Imperador Constantino o transformou em religião oficial. Mesmo assim, já habituados com a vida no subterrâneo iniciada por São Basílio, os monges preferiram continuar ali e ampliar ainda mais o enigmático monastério da Capadócia.




Ali foi um dos primeiros centros educativos do cristianismo no mundo e teve fim no século XIV, quando a Turquia foi tomada pelos otomanos, seguidores do islamismo.
Ao todo são quase 200 igrejas escavadas na rocha e foram decoradas por artistas locais muito hábeis. As cores utilizadas eram basicamente azul e veremelho, cores naturais facilmente encontradas por ali. As igrejas eram usadas para catequizar a população, afinal num local onde quase ninguém sabia ler e escrever, a melhor forma de ensinar era através de desenhos e afrescos.





Enquanto a maioria das igrejas eram uma mensagem para o povo, havia uma em especial que era uma homenagem à Deus. Trata-se da maior e mais decorada igreja de toda Capadócia, semelhante às de Constantinopla, com tetos mais altos, nave central e lateral e colunas trabalhadas. Os afrescos também são mais elaborados e possuem uma gama maior de cores, feitos por alguns dos melhores artistas do mundo. O mais impressionante: tudo foi escavadao na rocha, como toda a Capadócia.



Os monastérios são um intrigante e enigmático passeio, só poderiam mesmo fazer parte da mágica Cápadócia! Após 2 mil anos permanecem praticamente intactos, testemunhando um passado rico em história e fé.




  os mosteiros são o tema principal do artesanato local

Após explorar o subterrâneo da Capadócia, nada como observá-la de cima e curtir as mais incríveis visões das suas formações e geografia: um vôo de balão! Acompanhe no próximo post, imperdível!!

37 comentários:

Silvia Oliveira - Matraqueando disse...

Que sonho! Estive em Istambul, mas não visitei o interior da Turquia... Que paisagem... Parabéns pelas fotos e relatos! Bjs!

Camila Navarro disse...

É impressionante como as igrejas se misturam à paisagem! E é até difícil acreditar que esses afrescos tão lindos estão lá dentro! Muito lindo!!!

E quando é que você vai começar a falar sobre Lituânia, Letônia, Estônia? Estou curiosa! ;)

Beijos!

Fê Costta disse...

Oi Sílvia!!

Istambul já é uma delícia!! O interior da Turquia é melhor ainda! ;)

Bjos e obrigada!!

Fê Costta disse...

Camila!!

Vc viu já até sabe o souvenir que eu trouxe da Capadócia, né? Foi daqueles mosteiros das cavernas, tal qual a última foto. Pena eu não ter sabido que vc tem uma coleção assim também, se não teria trazido para vc!! Depois vc me manda seu endereço por email, quando eu for ao Brasil, levo uma lembrancinha de Dubai para sua coleção! ;)

Os países do Báltico ainda vão demorar um pouquinho! :( É que logo depois da Turquia vou começar o Egito, que vai ser um pouquinho longo... talvez uns 2,5 meses! Mas prometo que até julho eu falo da Letônia, Lituânia e Estônia, ok? ;)

Vc está planejando ir para lá?? Se estiver, eu te mando um email com as dicas!

Bjo grande conterrânea! :)

Claudia Liechavicius disse...

Fê estou adorando a Capadócia. Que lugar misterioso e mágico.
MA-RA-VI-LHO-SO!!!!
Quanto tempo durou sua viagem para ver isso tudo? Mais de duas semanas? Eu só conheço Efesus e outra cidade em que o navio atracou, durante um cruzeiro na Grécia.
Bjs
Claudia

Camila Navarro disse...

Fê, é mais um lindo souvenir para a sua coleção! :-)

Eba! Vou adorar algo de Dubai? O email é fecostta@hotmail.com?

Estou sim planejando uma viagem para lá, mas não sei se vai ser ainda esse ano. Quero suas dicas sim!

E você, quando é que vem ao Brasil?

Beijos!

Tiago disse...

Espetacular Fê! Quantos dias você recomenda pra ficar na Capadócia?? Pra aprovitar bastante assim, sem fazer nada na correria.

beijo!

Fê Costta disse...

Cláudia,

Fiz a viagem toda pelo interior em 6 dias, passando por Çanakkale, Gallipoli, Kusadasi, Éfeso, Pamukkale/ Hierápolis e Capadócia. Neste último fiquei 2 dias e foi suficiente. Foi uma pena não ter ido à Bodrum e à Konya, mas fica de motivo para o 3o retorno à este país incrível! rs Vou fazer um email com as dicas do passeio pelo interior da Turquia.

Pois é, eu andei namorando uns cruzeiros pelas ilhas gregas, mas quase todos param em Kusadasi... Lá já está suficiente, não preciso voltar mais. Quando eu for, acho que vou fazer as ilhas de ferry mesmo... vamos ver! ;)

Bjos!!

Fê Costta disse...

Camila, o email é este mesmo. Pode mandar nele!

Pois é, vai demorar um pouquinho a chegar, porque aqui não existe correio.. pode acreditar!!! Então, só mesmo quando eu voltar à terrinha, que vai demorar um pouquinho, pois acabei de voltar de lá! ;)

Bjos!

Fê Costta disse...

Ei Tiago!!

Pois é, eu fiquei 2 dias inteiros e achei suficiente. Cheguéi lá de ônibus, foi a útima parada do tour por dentro da Turquia e voltei de avião desde Kayseri. Sei que existem diversas agências em Istambul que vendem o pacote no fim de semana, indo e voltando de avião, vale à pena demais!! Imperdível ficar num hotel-cave, a sensação é incrível!!

Vou fazer um post sobre estas dicas daqui há 10 dias.

Bjos!

Tozé Franco disse...

Olá
Mais uma excelente pedaço de prosa e fotografias belíssimas de uma viagem inesquecível-
Um abraço.

Claudia Liechavicius disse...


Esse e-mail com a dicas vou adorar receber. Pode mandar para claudiafono@globo.com que já deixo de prontidão para minha viagem à Turquia (que espero seja em breve).
Bj

Andreia disse...

Olá amei seu blog, vou voltar mais vezes. Também sou aficionada em viagens e fotos. Visite-me. Beijo Andreia

Camila Navarro disse...

Sério que você acabou de voltar daqui? Quando vier novamente me avise! Vou passar o Carnaval na sua cidade! ;-)

Beijos!

Fê Costta disse...

Olá Andreia!!

Realmente belo o seu Portugal Encantado! ;)

Bjks!

Fê Costta disse...

Camila, vc vai passar o carnaval em BH?? Really?? Ou vc odeia carnaval ou está em busca de tranquilidade... rs

Bh não tem nada de carnval, mas confesso que a cidade fica uma delícia e é uma das poucas épocas em que consigo sentir-me turista na minha própria cidade: curto a cidade à pé, embaixo daquele céu azul intenso maravilhoso, sem carro nas ruas, sem movimento nas calçadas... Vc escuta os pássaros e macaquinhos que tem por toda a região da Savassi. Ai, que saudade do Mercado Central!! ;)

Bjos

Unknown disse...

Fê,
você fez essa viagem toda em 6 dias...nossa!
Fiquei 6 dias também mas só pra Éfeso e Capadócia.
E o passeio de balão...você fez?
As fotos estão bem legais...
Bjos

Fê Costta disse...

Oi Carla!

Menina, primeiro de tudo: não estou conseguindo entrar no seu blog mais! Aqui em Dubai alguns sites são proibidos e não sei porque o seu agora está na listinha deles! :(( Me manda o endereço pelo comentário que vou tentar colar no navegador, às vezes esse truque dá certo! rs

Uau, vc ficou 6 dias só nestas duas cidades, que legal! E o que vc achou? Tempo demais, de menos ou suficiente? A minha viagem foi mesmo corrida, mas achei que foi suficiente o que fiquei em cada uma. Talvez Kusadassi devesse ter ficado mais, caso quisesse curtir o alto astral da cidade, mas tava em family, não tava na vibe!

Bjos!!

Fê Costta disse...

Ah Carla, o vôo de balão fiz sim!!! Emocionante!!! Fechou a viagem com chave de ouro!! No próximo post vou mostrar... aguarde! ;)

bjkas!

Unknown disse...

Desculpa Fê mas acho que estou embolando as coisas...eu sempre tento lembrar de assinar como CarlaZ pra não confundir com outras Carlas...mas acho que esqueci...
Eu não tenho blog não mas estou sempre pela blogsfera.
Beijos,
CarlaZ

Fê Costta disse...

Ué Carla, mas eu clico no seu nome, entra no site proibido... Não aparece nenhum o perfil ou mesmo "perfil indisponível"...

Anyway, fico menos preocupada de saber que não estou deixando de ler algo que vc poderia estar escrvendo! :)

Bjo grande!

Camila Navarro disse...

Fê, não se preocupe, eu não estou doida! hehehe Meu namorado é de BH, a família toda dele mora lá. Como eu também moro longe da família, nossos feriados acabam sendo reservados para elas. Também adoro BH em feriados! Aproveito para curtir a cidade vazia, sem trânsito. Vou lá várias vezes ao ano, mas sempre viro turista! Adoro! :)

VagaMundos disse...

É de facto espectacular. Temos gostado bastante dos relatos e das fotos da Capadócia. Já estivemos em Istambul mas ainda temos por explorar o interior da Turquia. Por ora, vamos viajando por aqui :)
Bjs

Patrícia Vieira disse...

Oi Fernanda, como está?
Trabalho na agência de comunicação Burson-Marsteller, em São Paulo. Gostaria de contar com o seu contato em nosso mailing para futuras ações de turismo e viagens. Se puder nos passar seu e-mail, meu endereço é patricia.vieira@bm.com.
Grande abraço,
Patrícia

Guta Vambora! disse...

Impressionante Fê!!! Lido todos os relatos da Capadócio e amei!!! Acho que nao tem como ir para Istambul e nao dar um jeito de visitar essa região! E vc fez o passeio de balãooo! To doida para ver as fotos!
bjus

Fê Costta disse...

Ei Guta!!

O passeio de balão é incrível!!! Fechou a viagem com chave de ouro!!! Acompanhe no próximo post, daqui há dois dias!! :)

Bjo grande!

Ellen disse...

Fê, fomos á Bodrun, porque estavamos em e pegamos um ferry pra lá. A cidade é bonita e as pessoas são incriveis como em toda Turquia,né!? Fizemos 22 dias de Turquia e logo postaremos...Que lugar delicioso né Fê, taí o motivo de voltarmos varias vezes...
bjs, Ellen

Fê Costta disse...

Querido casal viajante Antônio e Hellen!!

Que linda matéria sobre as Highlands da Escócia!! E o monstro, deu as caras desta vez ou estava submerso em algum ponto do Loch Ness? rsrs

Tenho muita vontade de fazer este passeio!! Meu pai me disse que a Escócia é lindíssima!!

Um beijo para vcs!

Ellen disse...

upz!!Correção, desculpa... Estavamos em Kos e fomos de ferry para Bodrun... é que vi q vc gostaria de ter ido para lá !!!
Fê, suas fotos da Capadócia estão mesmo um show, vc é mesmo boa nisso heim !!
Bjs
Ellen

Regina Rozenbaum disse...

Oi Fê
Brigadim pela visita e eu tô aqui acabando de aterrissar e já amando seu blog! Bão dimaiiisss essa história de "turista profissional" minina! Se tenho sonhos de consumo eles se resumem em viajar. Intão nem carece de dizê que vô tá ki, né? Tôdentro sô!!!! rsrsrs
Beijuuss n.c. com gostinho de pão de queijo procê.
Regina
www.toforatodentro.blogspot.com

Fê Costta disse...

Antonio e Ellen,

Eu ia respondê-los sobre Bodrum e depois que lí a matéria de vcs das Highlands me esquecí completamente! rsr

Pois, eu gostaria mesmo de ter ido à Bodrum... A antiga Halicarnassus guarda mistérios e agitos imperdíveis, não é verdade? Tenho amigos ingleses, espanhóis, franceses, turcos e mesmo brasileiros que adoram aquela praia, falam que lá é tuuudo de bom! Como vê, já tenho um motivo forte para voltar à Turquia pela 3a vez!! rs :)

Bjos

Fê Costta disse...

Regina!!

Vc falou algo que sempre digo: "se tenho algum sonho de consumo, este sonho se resume em viagens!". That's it!! Bão dimais!!! ;)

Bjo grande para vc querida!! Tenho certeza que vamos ter muito assunto pra falar! ;)

denise silva disse...

Fe costta
Vc ficou qtos dias em Kusadasi
vc acha q 2 noites é suficiente ? para ir ate pamukale e efeso?
se puder me ajudar..
tkss

Fê Costta disse...

Oi Denise!!

Eu fiquei 2 noites em Kusadasi e achei suficiente. Um dia fiz Éfeso, casa da Virgem Maria e Templo de Artêmis e no outro dia fiz Pamukkale e Hierápolis. Voltava para o hotel por volta de 18:30 e depois eu ia passear por Kusadasi. Se vc quiser curtir um dia em Kusadasi, deverá ficar 3 noites, mas sinceramente, não me apeteceu muito. Não que a cidade não seja interessante, mas diante de tantas coisas que se tem para ver na Turquia e do relativo pouco tempo que os turistas têem para desbravá-la, acho melhor destinar este "3o dia" para outro lugar. Que tal Bodrum?? Não fui, mas virou motivo para a volta! Dizem que é lindo e delicioso!

Bjos!

Arthur disse...

Mas o povo gostava de uma caverna mesmo, hein? ;)

Anônimo disse...

Fizemos um roteiro de peregrinação no mês de outubro, passando pela Grécia, Turquia e Jerusalem. Na Turquia ficamos 8 dias, conhemos muitas cidades importantes, como Istambul, Pérgamo, Éfeso, outros endereços importantes, bem com a maravilhosa Capadócia. Sempre estou lendo suas dicas, por isso a Capadócia foi tão especial para mim, acho até que esse foi o ponto máximo do nosso roteiro. Passamos 3 dias maravilhosos naquele lugar fantástico. Já sabiamos algo que aprendemos aqui. Fizemos o passeio de balão, conhecemos a cidade subterrânea, o mosteiros das cavernas, etc.
Parabéns pelo blog!!! Suas dicas nos ajudaram bastante.

Daniela Dias Ortega disse...

Incrível, uma das coisas que eu mais gosto do seu blog é que vocês mostram coisas realmente interessantes, conteúdo, e lugares que às vezes não são os "pontos principais".

:D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...