• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Capadócia - vôo de balão

63 comments

Às 4:30 da manhã o despertador toca. Para qualquer pessoa, é a pior das trilhas sonoras, principalmente num horário destes. Para mim, soava como a voz de um anjo! Finalmente chegava a hora de realizar um sonho antigo: voar de balão sobre a Capadócia!

Ainda estava escuro quando deixamos o hotel. Após curvas sinuosas, nossa van estacionou numa clareira de onde os balões levantariam vôo. Ali já estavam concentrados outros turistas, todos em volta de uma grande fogueira que tentava espantar o frio de 12 graus que fazia em setembro. Um chocolate quente e o típico chá de maçã turco eram a mais perfeita companhia para aquela manhã.



Pouco a pouco os balões iam tomando forma. A equipe inflava-os rapidamente. O céu já estava mais claro e nos permitia ver em volta as lindas formações da Capadócia. O simpático guia começa a nos explicar o que ia ser visto e qual era o procedimento de segurança. Pronto, era a chegada a hora! Um misto de medo e ansiedade tomava conta de mim...

Fui a primeira a subir no cesto, na tentativa de garantir um lugar que permitisse os melhores ângulos. Ledo engano de principiante! Nem me dei conta que estava ao lado do piloto e assim, metade da minha vista seria afetada pelas manobras do mesmo. Para piorar, as chamas ficavam logo sobre minha cabeça, o que no início pareceu confortável devido ao frio, mas depois se mostrou traiçoeiro e por pouco não fritava meus miolos! rsrs Me reacomodei e a viagem começou.

Suavimente o balão foi ganhando altura. O céu já estava claro e multicolorido, com mais de 100 balões a voar por ali. Um azul infinito e limpo contrastava com a rosada Capadócia. Aos poucos os primeiros raios de sol iam surgindo, deixando aquele momento ainda mais encantado! O balão voava delicadamente ao sabor do vento e diante nós, os mais incríveis ângulos daquele que é um dos lugares mais mágicos do planeta!


O sol nasce e é um espetáculo admirá-lo lá de cima! Se tivesse que resumir este passeio em uma palavra, seria sublime! Sem dúvida uma das sensações mais mágicas que já viví na minha vida! E todas as 15 pessoas que dividiram o balão comigo tinham estampado na cara esta sensação, mesmo as que demonstraram medo no início. Depois de uma hora de vôo, o balão pousa tranquilamente e a equipe já nos aguarda para a entrega dos certificados e o tradicional brinde de champagne! Que aventura espetacular!  Sem dúvida, unforgettable!!



Dicas: são diversas empresas que fazem o passeio, mas atente para ao profissionalismo e segurança delas. Eu pesquisei bastante e elegí como a melhor a Goreme Balloons. São de fato, excelentes no que fazem! O preço é 150 Euros por pessoa e juro que vale à pena cada centavo! Mesmo que vc faça o passeio no verão, não deixe de levar um agasalho, pois na Capadócia as temperaturas caem bastante durante à noite.

PS: Outro dia, deparei-me com uma lista de coisas que todo ser humano deveria fazer ao menos uma vez na vida e, dentre as poucas opções, lá estava "voar de balão"... Não é que o autor tinha razão?! Se eu morresse hoje, já morreria realizada!... (anyway, vamos isolar na madeira! rsrs)

63 comentários:

Mile disse...

Fêeeeee, que coisa incrível!!! Eu andei pesquisando há algum tempo passeios de balao, vi que aqui na Andaluzia tem e custava o mesmo preço que vc pagou. Algum dia quero experimentar essa sensaçao que certamente é incrível e inesquecível.
Bjoks

Fê Costta disse...

Ei amiga!!

Nossa, este aí da Andaluzia deve ser muito legal também!! De que cidade sai?? Imagina sobrevoar Sevilha ou Granada... que delícia!!

Tenho outros dois vôos de balão que quero fazer: um no Vale do Loire, na França; e o outro sobre o Serengeti no Kenya. Imagina só: um vc sobrevoa os belos castelos e lagos e no outro, os bichos da selva africana... tudo de bom!! ;)

Bjos!

Regina Rozenbaum disse...

Yessssss! Um vôo desses liberta qualquer alma que possa estar aprisionada. Que delícia, que visual... Todas as vezes que vi ou li, em revistas especializadas, sobre esse passeio o coloquei na lista dos meus sonhos de consumo! E olha moça, a lista é grande, mas tenho conseguido ticar devargarzinho. Também, eita mundão danado de grande prá a gente conhecer!
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Fê Costta disse...

Oi Rê,

é como se diz "piano piano va lontano" ou mais popular impossível: "de grão em grão a galinha enche o papo"!

E vc sabe que com viagem é mais divertido assim? Desta maneira sobra tempo para curtir a viagem antes, durante e depois! :)

Bjos!!

Unknown disse...

OI Fê,

Nossa, que viagem espetacular!!! Essa ainda não fiz, mas já está na minha lista de desejos!!!!

Obrigada pela visita e por seguir o Mosaicos! Seu cantinho aqui está lindo e também já estou seguindo.

Vai ser muito bom "viajarmos" juntas por aí!

Abraço,

Cacau
www.mosaicosdosul.blogspot.com

Fê Costta disse...

Oi Cláudia!!

Vamos viajar muito mesmo!

Bjos e obrigada pela visitinha! ;)

Claudia Liechavicius disse...

Fê, eu também quero fazer esse voo de balão. Que show!!!!!
E as fotos? O que é isso? Que maravilha!
Parece imperdível.
Amei.
Bjss

Fê Costta disse...

Claudinha,

Vc que é a mais viajada de todas nós, esta trip não pode faltar na sua listinha de jeito nenhum! ;)

Suas fotos tb são lindas!! E a máquina, qual vc usa afinal? Adorei aquela de Colônia del Sacramento, com a porta e a ponte ao anoitecer... digna de postcard!

Bjos!!

Camila Navarro disse...

Que passeio super especial, Fê! Sabe que há poucos dias eu estava pensando em procurar um voo de balão por aqui? Sua experiência só aumentou minha vontade! Beijos!

Fê Costta disse...

Oi Camila!!

Muito raramente eu via algum balão sobrevoando BH. Talvez no máximo umas 5 vezes na vida. Uma vez ví um zepelim gigante! Tão lindo...

Mais tarde eu fiquei sabendo que havia um grupo de balonismo (www.voedebalao.com.br) que fazia passeios aos sábados de manhã durante o inverno, sobrevoando a Serra da Moeda, bem ao lado de BH, mas era caríssimo (ao menos para meu budget de estagiária naquele tempo...rsrsrs).

Já ouví dizer que em São Lourenço acontece anualmente um campeonato de balonismo, que é super legal. Agora para os seus lados eu já não sei de nenhum passeio... Talvez os ventos não favoreçam tanto ou ninguém ainda atentou para este business... rs ;)

Bjos!!

Tozé Franco disse...

Ora aqui está mais uma aventura que gostaria de experimentar.
Um abraço.

VagaMundos disse...

Aí está uma experiencia que também queremos vivenciar. A vista do balão sobre a Capadócia é de facto sublime como tu dizes. As fotografias estão 5 estrelas!
Bjs

Mônica Sousa disse...

Nossa, que ótimo vc ter me catado e eu ter descoberto seu blog. Vou te acompanhar. Você está onde eu me programo para ir na próxima viagem longa (tipo essas 12 que vc falou.rs)E essa viagem de balão já está no roteiro...Bjs

Luisa disse...

Fe, que viagem espetacular!
Eu voei de balao no Parque Serengeti na Tanzania e desde entao a Capadocia de balao virou uma prioridade na minha listinha! È bonito demais!
Enquanto a Capadocia nao vem, estou pesquisando um tour de balao pela Toscana... Fiquei realmente fã!
Bjs

Fê Costta disse...

Uau Luisa!!

Este vôo sobre o Serengetti é um dos que quero ainda fazer!! E me conta, deu para ver bem os bichos lá de cima? E o profissionalismo da galera, é bom? Dá a dica pra gente do fornecedor que vc usou!

Sobre a Toscana deve ser lindo também!! Será que passa também por Pisa?

Bjos!

Fê Costta disse...

Oi Mônica!!

Vc vai para a Turquia ficar 12 dias?? Bom demais, dá para fazer um roteiro sensacional!! No próximo post vou colocar as dicas das agências e hotéis que usei no percurso.

Bjos

Unknown disse...

Fê,
estava ansiosa pro post do passeio de balão! É tão bom, né:
Sabe que adorei tudo...a manhã estava assim mesmo como a sua...e minha fotos são bem parecidas...até com os mesmos balões!
O combinado era ficarmos 50 minutos e no final ficamos sensacionais 1:30.
O meu era ótimo, bem pequeno dava para todos tirarem fotos.
Pesquisei preços lá e vi que dá pra pagar de 110 a 170 euros, é só combinar e não ir precipitado ao que o hotel oferece.
É realmente uma experiência incrível e que quero repetir!
Beijos,
CarlaZ (dessa vez lembrei!)

Fê Costta disse...

Carla!! Que sorte, ganhou 40 minutos a mais no balão!!!

Sabe o que aconteceu comigo? Ganhei um upgrade! Foi o seguinte, compramos o balão de 1 hora, que custava 150 euros e como havia dado overbooking no balão "mais curto", foi nos oferecido ir no mais longo, que também era bem maior. Mas na hora estávamos receosos e com medo daquele cestinho lá no alto e pensamos que ficar 30 minutos a mais poderia ser tempo demasiado! :S Coisa de mineiro caipira!! hahaha Acabamos não aceitando e depois nos arrependemos... Até o meu pai que estava morrendo de medo adorou (depois que acabou! rs)!

Esta é uma experiência que quero repetir ainda várias vezes!!

Sobre o preço que vc pagou, eu sei que é mais ou menos tabelado 1hr = 150 e 2hr = 250, mas se vc tem um grupo maior, obviamente que negocia o preço e vai ter um desconto, como aconteceu comigo. Eu adorei a turma da Goréme Balloons, achei eles muito profissionais mesmo. Assino embaixo! :)

Bjos

Carol Wieser disse...

FÊ!!!

I-N-C-R-Í-V-E-L!!!
Meu, show de bola esse seu passeio aéreo. Fiquei surpresa em saber que a cesta é um cestão e cabe bastante gente ein???

Olha, eu quero voar de balão também.

Abs

Vida de Turista disse...

Olá Fê..
Nossa.. Que viagem incrível.. Deve ser adorável viajar de balão.. Taí um assunto que vale um post mesmo.. As imagens estão muito boas também..
Vou até dar uma pesquisada nos voos de balão que tem aqui no Brasil..
Abraço..
Thiago

Fê Costta disse...

Oi Carol!!

Pois eu fiquei surpresa também! Os balões comportavam de 10 a 20, 25 pessoas... Enormes, né? Quanto maior o cesto, maior ainda o balão! Não sei te precisar a altura em metros, mas se comparado a um prédio, acho que deveriam ter a altura equivalente de 3 a 5 andares...

Bjos!

Fê Costta disse...

Ei Thiago!!

Maravilha! Se descobrir coisa boa sobre o balonismo no Brasil, vem dividir conosco! :)

Abraço!

Teté disse...

AI MEU DEUS! to surtando aqui! meu sonho é fazer um vôo de balão! e só 150 euros! wooow! que maravilha!!!! que fotos... agora conta de DUbai!!!!!! to super curiosa! ;) bjinho!

Luisa disse...

Oi Fe,
A viagem de balao no Serengeti foi espetacular e dava pra ver muito bicho là de cima. A unica coisa è que a migraçao dos gnus estava atrasada, e entao, segundo o "baloneiro" estava meio fraco o "movimento". Mesmo assim eu achei que tinha bicho pra caramba. Mas quando vc for, se programe para pegar a migraçao no auge.
Nòs usamos a www.balloonsafaris.com e gostamos bastante. Foram super atenciosos e profissionais, tenta negociar diretamente com eles, sem passar por nenhuma agencia de turismo - a quantidade de picareta que tem por là è incrivel!
Bjs

Gata Verde disse...

Adoraria fazê-lo,mas ainda não tive oportunidade!

Fê Costta disse...

Luisa,

Já fui correndo ver seu post sobre o vôo de balão na Tanzânia, adorei!! Que experiência incrível!! Obrigada pelas dicas, o dia que eu for lá, já chegarei preparada!

Bjos! :)

Fê Costta disse...

Ei Teté!!

Na verdade me pareceu caro 150 Euros à primeira vista, mas depois, a gente vê que é barato mesmo! Vale muito à pena!! ;)

Vou fazer um post sobre os Emirados... vai demorar um pouquinho, porque ainda vem Egito, Nepal e Repúblicas do Báltico! Mas se vc quiser alguma dica de primeira mão, me manda um email que eu te falo tudo, assim como eu fiz com a Dry Everywhere.

Bjos!! ;)

Guilherme Rodrigues disse...

Nanda, que saudades de você e do Léo... Estou de olho em uma meia-maratona aí em Dubai para visitar vocês.... A Silvinha está grávida... vc sabe neh??? e vcs? vão agraciar a sua mãe com um netinho(a) quando??? saudades de vocês... Guilherme e Silvinha

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Poxa, que coisa linda. Mas não tenho coragem de entrar.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa semana.
Beijo grande.

Arthur disse...

De fato, uma oportunidade imperdível. Lindíssimo o passeio de balão, vale mesmo cada euro. Sonho de Ícaro...

Fê Costta disse...

É Arthur, lembrou bem... sonho de Ícaro (e de muita gente tb!) ;)

Abraços!

Fê Costta disse...

Oi Silvana!!

Eu também tive medo no início... Depois, mesmo quando vai ganhando uma altitude maior, o medo some! É tão delicado o vôo do balão que nos sentimos como pássaros livres voando... um sonho!

Bjos!

Priscila Ferreira disse...

Oi Fê!
Obrigada pela visita!!
Respondendo tua pergunta sobre o layout... Eu peguei de fora, pesquisando no google mesmo... E aí depois coloquei o código HTML na parte de layout do blog!
Não tinha gostado muito das opções do blogger...
Qquer dúvida é só dizer que te ajudo!
Bjuuu
Pri

Fê Costta disse...

Oi Priscila!!

Eu tb tô de layout novo! Achei por aí e adorei!!

Bjos e obrigada pelas dicas! ;)

Mônica Sousa disse...

kkk Nao...quando falei das 12 faltou o H. Viagem longa de 12horas. Penso nas próximas férias. Aguardo o seu post com as dicas. Bjs

Regina Rozenbaum disse...

Eiii Fê
Tô eu aqui outra vez rsrsrs. Hoje vim prá lhe fazer um convite, quase uma intimação rsrs: amanhã, 29/01, dá uma passadinha lá no blog e me ajuda com o "Aquilo que me cativa"? Se for em outro dia, não tem importância não, mas conto com vc! Seus leitores tb estão convidados.
Beijuuss mineiros n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Fê Costta disse...

Oi Mônica!

Ahhhhhh!!! Já viu, né? Pra loira tem que explicar direitinho, tim tim por tim tim!! rsrsrs

Uai, que coisa boa! 12 horas de viagem vc cruza o Atlântico, o Pacífico ou o hemisfério sul ao norte!! Adoooro viagens longas, é sinal que vamos aterrisar em lugares bem diferentes! ;))

O post das dicas já está no ar, vai lá conferir, derrepente te ajuda nas viagens, como no caso da cia aérea...

Bjos!!

Fê Costta disse...

Ei Regina!!

Já fui lá e volto mais tarde para convefir o novo post!

Bjo grande querida conterrânea! ;)

Fê Costta disse...

... À propósito Regina, ótima a piadinha que postou em 28/01! Nada como ver o ex-marido metido se dando mal! hahahaha

Bjos!

Fê Costta disse...

Primooooooo!!!

Quanta honra vc pora qui!!! Saudades de todos vcs!!! Parabéns pelo baby!!! Fiquei sabendo sim da novidade!! ;)

Fico contente de saber que ainda está nos seus planos vir nos visitar! Ainda bem que o motivo agora é outro (ter um cruzeirense dentro de casa ia ser fogo! rsrs). As maratonas são frequentes nesta época do ano e os prêmios são milionários!! Não deixe de se inscrever para a próxima!!

Super beijo!

Nanda.

Ellen disse...

Fê, esse post é de tirar o fôlego, essa experiência de sobrevoar essa jóia da natureza deve ser mesmo espetacular...
As fotos como sempre estão de excelente qualidade, parabéns!!!
Bjs

Fê Costta disse...

Olá Antônio e Ellen!!

Unforgettable!!... :)

Bjos

ROADRUNNER disse...

Espectáculo! Apesar de não ser grande fã das alturas, o que eu gostava de ter feito isso!

Saudações do Roadrunner!

Fê Costta disse...

Roadrunner,

É verdade que dá um medo sim... mas o êxtase do momento acaba superando-o! :)

Deusa da Lua disse...

Meu deus que coisa mais linda. Como eu gosto de viajar, e há tanto tempo que não o faço, ao contrário de você, que maravilha. Obrigado pelas dicas que vai dando, sempre dá para ir fazendo contas e ver se tb posso ir á aventura desses país tão ricos em cultura.
Amei o teu blog Fê, muito obrigado pelas viagens que fiz no meu sofá, eheheheheh, as foto estão fantásticas.
Xinhos

Fê Costta disse...

Olá Eyala!!

Que bom que gostou!! :))

Venha sempre viajar conosco! ;)

Viajar é uma paixão incontrolável! Não ligo para carro zero, nem casa high tech, o que eu quero mesmo é desbravar esse mundo! :)

Bjo grande!

Unknown disse...

Fê , parabéns pela viagem !
Meu nome é Andrea , e estou indo em Agosto, gostaria que me indicasse o guia ou a agencia de turismo, lá na Capadócia.

BJS

Fê Costta disse...

Olá Andrea!!

Agosto é uma época excelente!! Na Capadócia eu utilizei os serviços do hotel Dedeli Konak,que tem uma agência de viagem. O site deles é http://www.dedelikonak.com

Bjos e boa viagem!

Katia Bonfadini disse...

Fê, amei sua visita ao meu blog e os comentários!!!!!! A gente queria conhecer as outras cidades por onde vc passou, mas não tínhamos tempo suficiente! A Turquia está no topo da minha lista de lugares que gostaria de conhecer em breve!!!! Minha prima esteve lá ano passado e fez o passeio de balão... ela amou!!!! Acho que é imperdível, né? Vou adorar trocar figurinhas com vc! Méus próximos destinos podem ser Marrocos, Deserto do Atacama ou Itália... ainda não sei! Mas isso será só pro final do ano! Já estou doida pra fazer as malas novamente! Beijos!

Fê Costta disse...

Oi Kátia!!

Vamos trocar figurinhas sim! Viagem é meu assunto preferido! :)

Sobrevoar a Capadócia em um balão é algo realmente muito mágico! Só vivenciado para sentir o que é este misto de emoções...

Bjo!

Ludimila Freitas disse...

Sensacional!!!!
Adoreii as Fotos Super Parabens

www.espacodafotografia.com.br

al simões henriques disse...

A minha sensação da espectacular viagem de balão foi que:

SUBI AO CÉU, VI O PARAÍSO E, DESCI NA CAPADÓCIA

É na realidade uma sensação que fica para toda a vida, na suavidade da subida nem se dá que a pouco e pouco vamos deixando a terra a centenas de metros, o silêncio (só quebrado de vez enquando pelo sopro da queima de gás) é divinal, a paisagem deslumbrante, de "encher o olho" os vales de várias formas e cores, sucedem-se, o balão ora sobe ora desce ao longo de uma ravina, que quase se pode tocar com a mão, tudo numa suavidade estrema. E, a hora está passada parecendo-nos breves minutos. A NÂO PERDER!
Alfredo Henriques (Lisboa/Portugal)

Anônimo disse...

Oi, gostaria da sua ajuda para a minha ida à Capadocia.
Estou indo para Turquia e pretendo tirar apenas 02 dias para ir a Capádocia exclusivamente para o passeio de Balão. Achei passagens com otimos preços pela Turkish saindo de Turquia para Kaysere.
Agora estou precisando de indicações de hotel na região de Kaysere, você ficou por ali?

Obrigada pela ajuda,


Izabel

Fê Costta disse...

Olá Izabel!

Fiquei no hotel Dedeli Konag, um cave hotel 4 estrelas. Veja no tópico "Dicas para o interior da Turquia" todas as dicas para esta viagem ao interior, inclusive agências de viagem e balonismo.

Bjs

Unknown disse...

Fernanda, como lhe disse num post anterior, estou indo para Grécia, Turquia e Israel em julho próximo. Como tenho passagem pela Capadócia, gostaria de saber:

1- Qual a melhor cidade para se hospedar lá?
2- É preciso fazer reserva prévia na Goreme Ballon?

Abraços e parabéns pelo blog.

Diogo.

Passagens Aereas Promocionais disse...

Nussa...parabens de verdade, viajar é realmente a melhor coisa do mundo e visitando o seu Blog, certamente a gente viaja um pouquinho mais, obrigado! A propósito, gostei bastante de suas fotos, qual o tipo de câmera você usa, profissional?

Fê Costta disse...

Olá!

É profissional sim! Atualmente estou com a Canon 55OD.

Abs,

Babi Freitag disse...

De tanto eu ler aqui a sua paizão pela Turquia eu já cheguei lá "in love". Pena que não tempo de ir fazer o passeio de balão. Mas fica de desculpa para ter que voltar lá!
http://deliciadeleite.blogspot.com

Amanda Ventura disse...

Fê, estou amando seu blog! Estou indo agora pra Grécia, Turquia, Espanha e Italia e tou adorando as dicas. Tenho uma pergunta, though, os passeios de balão em capadócia só acontecem de manhãnzinha? Ou também tem durante a tarde?
Beijos.

Fê Costta disse...

Olá Amanda!

Até onde sei, os vôos de balão sob a Capadócia só acontecem na parte da manhã, por volta das 6 hs, quando os ventos estão mais propícios e o cenário está mais deslumbrante do que nunca! :)

AristótelesB disse...

Ola Fê,
Meus parabéns pelo BLOG. Fantástico.
Estou sonhando uma viagem para a Turquia para 2013.
O voo de balão esta na lista, mas apesar de ler sobre ele em vários blogs ainda tenho dúvidas.
Para se fazer o passeio de balão tem que se ir para qual cidade?
É interessante dormir mais de uma noite nesta cidade?
De Istambul chega-se nesta cidade de avião?
Abração e obrigado por compartilhar estas experiencias fantásticas.

AristótelesB disse...

Ola Fê,
Meus parabéns pelo BLOG. Fantástico.
Estou sonhando uma viagem para a Turquia para 2013.
O voo de balão esta na lista, mas apesar de ler sobre ele em vários blogs ainda tenho dúvidas.
Para se fazer o passeio de balão tem que se ir para qual cidade?
É interessante dormir mais de uma noite nesta cidade?
De Istambul chega-se nesta cidade de avião?
Abração e obrigado por compartilhar estas experiencias fantásticas.

Anônimo disse...

GALERA , AGORA A CAPADOCIA FICA PERTO DE TODOS VOCES , EM SÃO LOURENÇO SUL DE MINAS
A 300 KM DE SÃO PAULO E 280 KM DO RIO DE JANEIRO , TEMOS UM ESPETACULAR PASSEIO DE BALÃO
valor do passeio por pessoa r$300,00 reais

PARA AGENDAMENTO
sebastiaorv@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...