• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Amber e seus fortes

23 comments
A região de Amber, hoje um distrito vizinho à Jaipur, foi conquistada no século XI pela tribo rajastani dos Kachhawaha, que desde então ergueu ali fortes e palácios. Foi somente em meados do século XVIII, que os Kachhawaha transferiram sua capital para Jaipur e Amber acabou por se tornar uma cidade decadente.

Curiosamente, foi exatamente esta decadência que permitiu que o patrimônio de Amber ficasse protegido - ao menos em parte -  do crescimento urbano. Ainda hoje os fortes reinam quase que absolutos em meio à vegetação ressecada, com seus muros torneando as montanhas e oferecendo uma vista espetacular da região.


Ainda melhor que a paisagem, é a beleza das construções e detalhes decorativos, sobretudo da pintura. Nesta época as paredes eram pintadas com uma tinta formulada à base de vegetais, assim, obtia-se o verde do pimentão, o vermelho do tomate, o laraja da cenoura, etc. O mais interessante é que ela continua firme e viva, sem nunca ter passado por restauração alguma.

O forte Amber é o mais majestoso e opulento de todo Rajastão e talvez também de toda Índia. Foi sede da poderosa aliança entre as tribos rajastani e mughal.

Um dos pontos altos do forte Amber é a Sala dos Espelhos, ou Sheesh Mahal. O mármore branco cobre todo o chão, paredes e teto, que por sua vez estão recobertos por milhões de pequenos espelhos. O conjunto forma flores e desenhos geométricos que dão a impressão de serem diamantes. 

Há ainda em Amber os fortes Nahargarh e Jaigarh, este último possui o maior canhão de toda a Índia. O instrumento bélico foi utilizado apenas uma vez, durante o teste incial, e a bala foi encontrada há 37 kms de distância! Depois do teste, certamente nenhum inimigo ousou invadir a região...


A cena mais típica de Amber é chegar aos fortes no lombo de um elefante, tal qual os marajás daquela época. Se desejar fazer o passeio, prepare-se para acordar cedo, pois as últimas saídas são às 9 da manhã. A subida pela rampa principal oferece uma vista linda e uma sensação única. Coloque seu turbante, seus óculos escuros, máquina fotográfica  e curta como um marajá high tech.

Veja todos os posts com dicas de viagem para a Índia:
 

23 comentários:

Brenda Tavares disse...

Que lindo, maravilhoso!! Já me vi sentada no elefante bem "fexativa", como diz a minha irmã.
Amei Fê!
Os detalhes de portas e janelas me faz lembrar um pouco algumas fachadas em Venezia, com janelas assim também.
Lindo! Parabéns!

Unknown disse...

Nunca tinha ouvido falar em tinta à base de legumes, que interessante! Naquela época a Índia não devia passar fome... hehe

Fê Costta disse...

Ei Brenda!!

O que é fexativa??

Veneza deve ser mesmo lindo! Um dia ainda vou! ;)

Bjks

Fê Costta disse...

Bem colocado Tina! Duvido que alguém hoje em dia ainda use a tinta à base de vegetais com o problema da fome que o país vem enfrentando ao longo dos anos.

eidia dias disse...

Sabe Fê, já fui à Índia 3 vêzes, e, sempre que chego, logo penso que quero voltar de novo. Já chego morrennnndo de saudades. Fiz todas estas fotos que vc fez e ainda em cima de elefante e tudo. País mais lindo, mais emocionante, misterioso. Amo.
eidia
www.oquevivipelomundo.blogspot.com

Europa Travel disse...

Parabéns pela ótima matéria, mostrando mais uma vez lugares exóticos e bonitos que podem ser ótimos destinos turísticos, para quem procura novas aventuras espalhadas pelo o Mundo.

Manu disse...

Oi Fe!!!!! Aiiii, não vejo a hora de ir para India, que coisa mais lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!

Qto tempo cv vai ficar por ai e qtos lugares vc pretende visitar?


Bjoss

Unknown disse...

As fotos estão bárbaras, como sempre!! Lugar maravilhoso!

Fê Costta disse...

Ei Ieda!

Eu adorei ter ido à Índia também! Se tivesse seguido o senso comum, certamente não teria me encorajado nesta aventura... O Rajastão é incrível, consegue nos transportar ao passado! Não canso de ver minhas fotos de lá... :)

Bjks

Fê Costta disse...

Olá Europa Travel!

Obrigada pela visita e volte sempre! :)

Saudações!

Fê Costta disse...

Oi Manu!!

Eu estava na Índia no mês passado, mas já voltei para o "mundo civilizado" de novo! rs

Meu passeio foi rápido, mas como você pode ver, rendeu muito assunto. Isso porque a Índia é interessantíssima, não tem uma esquina que não valha um post dedicado! :)

E vc, já tá de malas prontas? Qdo pretende ir?

Bjks

Fê Costta disse...

Olá Letícia!

É difícil não ter boas fotos com lugares bonitos assim... :)

Bjks

Katia Bonfadini disse...

Fê, quantos detalhes!!!!!!!! Fiquei boquiaberta com tanta beleza esculpida nesse forte! A primeira foto já havia me conquisado, que lugar de sonho, nem parece real! Adoro viajar por meio das suas fotos!!!! Bjs!!!!

Fê Costta disse...

Ei Bonfa!!

Que bom que vc gostou!!! Mas o mérito é dos lugares lindos e da máquina boa... eu sou uma mera batedora de fotos! rs

Bjks

Manu disse...

Oi fe!
Pretendo ir qdo meu mestrado acabar... março/abril do ano que vem.
Estou pensando em dedicar 12 dias (ainda caho pouco mas é o que dá).
Vc tirou qtos dias?

Bjos

Fê Costta disse...

Oi Manu!!

A índia é muito relativa. Já ví gente fazer turismo lá por 2 meses direto... Eu fiquei bem menos que isso, só um fim de semana.

Com 12 dias dá para vc ve tranquilo o triângulo dourado (Délhi, Agra, Jaipur), Varanassi e Khajuaro. Se tiver mais tempo, dá para se dedicar ainda mais às outras cidades do Rajastão, que vale bem à pena.

Bjs

Anônimo disse...

This is such a great resource that you are providing and you give it away for free. I enjoy seeing websites that understand the value of providing a prime resource for free. I truly loved reading your post. Thanks!

Manu disse...

Fê, voltei da India ontem mas ainda estou em estado de choque, ou melhor nirvana pois foi um dos destinos mais fantásticos que fiz até hj!
Agora to de volta no nepal pq vou passar uns dias em Pokhara, ansiosissima!!! :o)))

Bjocass

Fê Costta disse...

Manu!!!

Menina, que bom que vc amou assim a Índia!!!! Tem doido pra tudo, né?! hhahahahaha (só para não perder a piada!).

Aproveita bastante e juízo! :)

Quero ver as fotos!!!

Bjao

Anônimo disse...

I just added your website on my blogroll. I may come back later on to check out updates. Excellent information!

Anônimo disse...

I just added your website on my blogroll. Really enjoyed reading through. Excellent information!

Anônimo disse...

Really great article with very interesting information. You might want to follow up to this topic!?! 2011

Alexandra disse...

Obrigada, Fê, por dedicar seu preciso tempo nos transmitindo seus conhecimentos de lugares tão especiais. Você me ajudou muito com suas dicas e através delas já escolhi meu próximo destino. Seus comentários são muito ricos e suas fotos são fabulosas.
Parabéns por um blog tão preciso quanto esse.
Obrigada again.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...