• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Lituânia - Vilnius

30 comments
- Dicas de viagem e turismo para a Lituânia, com roteiro em Vilnius e Trakai -

A Lituânia - Lietuva na língua local - é a maior das Repúblicas do Báltico, com uma população de 3,3 milhões de habitantes.  Embora reconhecida como país desde o ano de 1009, somente em 1990 teve sua independência decretada, após anos vivendo sob o controle da URSS (e também de outros vizinhos). Desde então, tenta apagar o passado soviético negro e vem se moldando conforme as capitais ocidentais. Após sua entrada na União Européia, seu crescimento anual não tem sido menor que 5% ao ano.

Vilnus, sua capital, é uma vibrante cidade, eleita a Capital Cultural da Europa de 2009. Caminhar por entre as ruelas do centro histórico e nos inúmeros parques da cidade é um programa agradabilíssimo! 


Com 80% da população católica, a cidade é repleta de igrejas, sobretudo no estilo barroco. Não é à toa que é conhecida como a Ouro Preto da Europa, ao menos aos olhos dos brasileiros. Em qualquer esquina que se dobre, há uma igreja com uma história diferente. A principal é a Catedral de Vilnus, mas cada uma tem sua beleza especial.


Vale à pena entrar em cada igreja e observar seus detalhes decorativos seculares e descobrir as diferenças entre a religião católica romana e a ortodoxa. A cena fica ainda mais interessante quando os fiéis chegam para missa. 


Se por um lado Vilnius já foi o centro dos mais beatos da Europa, por outro ela não esconde seu lado, vamos dizer assim, mais "encapetado". É que por ali fervilham pubs e danceterias das mais animadas, fruto da geração mais nova que deixa-se "corromper" ao invés de frequentar as missas.


Vilnius é uma cidade pequena e 2 dias são mais que suficiente para conhecê-la. O melhor de tudo é conjugá-la com as irmãs Bálticas Riga e Tallin, à seguir nos próximos posts. Uma dica de passeio é ir até Trakai, antiga capital do país que ainda hoje conserva o belo castelo de mesmo nome, há apenas 30 minutos de Vilnius (confira no próximo capítulo). Para hospedagem, sugiro o hotel Panorama (3*) que fica em frente à estação de ônibus/trem e tem fácil acesso à cidade antiga, há apenas 15 minutos de caminhada. O quarto é pequeno, mas o café da manhã, a localização e a vista valem o preço.

A bela vista do Hotel Panorama

Veja as outras dicas de viagem da região Báltica:
Aproveite para espichar sua viagem até outros países vizinhos:

30 comentários:

Camila disse...

Adorei descobrir essas peculiaridades sobre Vilnius! E a cidade é linda! As cores, as paisagens parecem transmitir um clima mágico. Não sou católica, mas tenho que admitir que as igrejas antigas sempre deixam as cidades mais bonitas. E esse patinho? Que coisa mais fofa!

Beijos!

Matheus Vieira disse...

Aparenta ser muito charmosa, Vilnius. Adorei!

Fê Costta disse...

Camila,

Também não sou nem um pouco religiosa, mas o efeito que a fé tem na cultura de um povo reflete incrivelmente na sua arquitetura. Isso me encanta! :) Em Vilnius essa fé é evidente e transforma a cidade num espaço cultural maravilhoso!

Nós que não somos muito religiosas curtimos isso, imagina quem é beato mesmo... vão delirar entrar cada hora numa missa diferente! rs

Bjos!!

Fê Costta disse...

Ei Matheus!

Sim, muito charmosa e com astral bem diferente das suas "primas". Enquanto Tallin e Riga tem um ar meio sombrio, Vilnius é vibrante.

Fê Costta disse...

Esquecí de complementar...

Este ar meio sombrio é enfatizado pelo fato também de Riga ser gótica. O barroco acaba dando um ar mais romântico à cidade, talvez por isso Vilnius tem este astral mais up. :)

Brenda Tavares disse...

Fê e o baque India x Norte da Europa, deve ser bem interessante!
Quero saber qual é a sua máquina fotógrafica, lente, filtro, flash, o que for que você use, as fotos têm sempre um brilho lindo.

Mile disse...

Essa cidade me transmitiu algo bom, natureza e história, gosto dessa mistura de natureza e história. E como disse o Matheus, parece bem charmosa mesmo.

Fê Costta disse...

Ei Brenda!!

Eu tenho 3 máquinas. As melhores fotos são da Canon D40 (a minha antiga) ou Canon 550D (a minha nova aquisição). Nas viagens ainda levo as mais básicas, como a Canon SX20IS e a Canon IXUS960IS. Agora vou comprar uma à prova d'água para minha viagem submarina!! :)

Lente só para a 550D que são (todas canon): 18-135mm; 50mm; 70-250mm.

Livro de fotografia que todo mundo deveria ler na vida: O novo manual de fotografia, de John Hedgecoe. Excelente!!

No mais, as fotos ficam boas porque os lugares são interessantes :)

bjos!

Fê Costta disse...

Ei Mile!

Você caracterizou bem a cidade: lá é mesmo um misto de história e natureza. Adorei!

Bjks

Brenda Tavares disse...

Ah obrigada Fê!
Quando estava para comprar uma a dúvida era Canon ou Nikon, optei pela Nikon mas vejo que as fotos da Canon são sempre mais luminosas, não sei se é impressão, se é "a grama do vizinho é sempre mais verde que a minha", ou é assim mesmo.
Mas valeu pela info!
Eu adoro as suas fotos!

Fê Costta disse...

Ei Brenda,

Eu adoro a Canon e sou super fiel à marca, mas confesso que nunca testei uma Nikon. Tenho vários amigos que usam Nikon, inclusive meu professor de fotografia, e são completamente apaixonados pelas câmeras que têm. Acho que neste caso é aquele velho ditado que a grama do vizinho é sempre mais verde... rs

Vc pode também usar algum recurso para deixá-las mais vivas, no photoshop ou mesmo picasa. Já tentou?

Unknown disse...

Olá Fê,

Achei o seu blog muito bacana. Com informaçõe spreciosas para quem curte colocar o pé na estrada e aproveitar o melhor desse mundo. Também tenho um blog, recente, no qual compartilha também um pouco de minhas aventuras e dou dicas. Quando puder acesse: http://altiermoulin.blogspot.com/ Vou seguir-te para poder ler tudo com mais calma. Abraço!

Fê Costta disse...

Olá Altier!

Obrigada pela visitinha, volte sempre!

Sds,

Roadrunner disse...

Vou acompanhar com especial interesse esta série de posts, porque a Letónia e Estónia serão, se tudo correr bem, os meus próximos destinos. A Lituânia, infelizmente, terá de ficar para uma outra oportunidade. Um saltinho à Finlândia também não estará fora do horizonte.

Saudações do Roadrunner!

Unknown disse...

Nunca imaginei que houvesse atrativo num lugar destes. Lindo!

Fê Costta disse...

Olá Holanda!

Sim, o mundo guarda muitas belezas fora dos roteiros tradicionais. :)

Fê Costta disse...

Olá Road!

Seu roteiro está ótimo, tudo muito pertinho. A Lituânia vc pode deixar para uma próxima vez e conciliá-la com a Bielorrússia, onde Minks está há apenas 2 horas de carro de Vilnius.

Sds

VagaMundos disse...

Nós simplesmente adoramos Vilnius! Estivemos lá no passado Setembro. Gostamos de ler o teu relato.
Bjs

eidia dias disse...

Ai Rê, sei não se quero conhecer a Lituânia...rs. Muita igreja pro meu gosto. Lindas, não posso negar. Mas meu encanto pela Ásia tá maior. Mas, é só uma questão de grana. Quando não dá pra fazer tudo temos que selecinar, né mesmo?
bjos
eidia
www.oquevivipeçomundo.blogspot.com

Fê Costta disse...

Anabela e Alexandre,

Que coincidência!! Também estive lá em setembro de 2009! Talvez tenhamos nos "esbarrado" em algum momento. :)

Fê Costta disse...

Ei Ieda!

Também adoro a Ásia, mas seu exotismo e excentricidade às vezes cansa. Nestas horas, corro para a Europa para lembrar um pouco da civilização... rsrsrs

Mas o importante é saber captar a beleza que cada lugar tem. :)

Bjs

Natalie disse...


Cada novo clique no seu blog é sempre garantia de uma boa surpresa! Estou encantada com o relato da sua viagem a Lituânia. Eu imaginava que deveria ser um país interessante para se conhecer, mas ele se mostrou mais interessante ainda através dos seus olhos.

Natalie disse...

Ixe, será que meu comentário foi considerado spam? Enfim... tomara que você continue nos mostrando lugares tão diferentes e super interessantes :)

Fê Costta disse...

Olá Natalie!

As Repúblicas do Báltico são lindas, principalmente na primavera e no outono! :)

Acompanhe os próximos posts sobre a Letônia e a Estônia.

Abs

Katia Bonfadini disse...

Mais uma vez, suas fotos estão lindas, Fê! Vilnus deve realmente ser uma graça! Ler seu blog me faz acrescentar mais destinos à minha lista de desejos!!!!!!! Beijos!

Fê Costta disse...

Ei Bonfa!!!

Ich, então vai aumentar 3 lugares de uma vez só na sua wish list: lituânia, letônia e estônia! :)

Bjks

Adriana Rangel disse...

Fe, acabei de viajar pelo seu blog por maid de uma hora, e adorei cada minuto.
E as fotos estao excelentes! Voce compoe excepicionalmente bem. :)

Fê Costta disse...

Ei Dri!!!

Que legal vc por aqui! ;)

Obrigada pelso comments!! Vamos combinar a nossa "caminhada fotográfica" qualquer dia destes! ;)

Bjks!

Katia Bonfadini disse...

Fê, amei Vilnius e Trakai! Quando for escrever meu relato, com certeza virei aqui conferir suas impressões!!!! Um grande beijo!

Fê Costta disse...

Katia querida,

Fique à vontade!! A casa, aliás, o avião, é seu! ;)

Bjks

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...