• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Finlândia - Helsinki

36 comments





Helsinki (ou Helsinque) é uma cidade diferente. Não carrega o glamour das tradicionais cidades européias, estampado em construções suntuosas de arquitetura medieval. Apesar das disputas pelo seu território, nunca fora tratada de fato como uma capital até o século XX, o que a difere completamente das vizinhas Tallinn, São Petersburgo e Estocolmo, veja o porque:



No século XVI, quando a Finlândia era ainda uma província da Suécia, os países escandinavos disputavam com o leste europeu o controle da rota comercial que entremeava a região do Báltico e a Rússia. Na tentativa de criar um ponto concorrente à estoniana Tallinn - uma das cidades pertencentes à Liga Hanseática (bloco comercial e econômico formado por países do leste europeu do qual estavam excluídos os países escandinavos) -  foi fundada a cidade de Helsinki, na época chamada de Helsingfors.

Com a soberania econômica da Liga Hanseática, Helsinki não consegiu deixar de ser uma cidade pequena e sem muita expressividade, tornando-se cada vez mais pobre e atingindo sua decadência máxima em 1710, quando a peste negra matou grande parte da sua população.

Tempos depois, quando a Finlândia passou a ser província da Rússia, o Czar Pedro O Grande transferiu a capital para a cidade de Turku, numa tentativa de extinguir a influência Sueca sobre Helsinki. A Finlândia só foi conquistar sua independência em 1917, após a revolução russa que acabou com a monarquia e assim, Helsinki renascia das trevas para ser a capital de um novo país.





Depois de tantas idas e vindas, Helsinki é hoje uma cidade cosmopolita, que abriga um povo peculiar e bastante heterogêneo, descendente de mais de 130 nacionalidades! À propósito, esta foi a minha maior surpresa, uma vez que imaginava que ali imperava a pura raça ariana, de pele extremamente clara, cabelo loiro-branco e olhos bem azuis. Pelo contrário, Helsinki é um mix de raças, explícito a todo o momento pelas ruas e isso a deixa com um astral bem diferente da vizinhança.





Helsinki é uma cidade bastante cultural e oferece uma vasta gama de opções de museus e galerias. Para um passeio de um dia pela cidade, em geral vindo de barco a partir de Tallinn – sugiro começar pela bela Catedral Ortodoxa Uspenski, construída em 1862.





Depois, vá caminhando até a Praça do Senado e visite a Catedral de Helsinki, em estilo neo-clássico e datada de 1830. A catedral é o cartão-postal de Helsinki e a cada ano recebe 350 mil visitantes. Tente assistir a uma missa ou ao menos, um ensaio do coral.





Ali pertinho está a praça do mercado, com bancas diversas de peixes, frutas, comidas típicas e souvenirs finlandeses. Não deixe de experimentar as framboesas, simplesmente maravilhosas!






A pitoresca igreja Temppeliaukio é subterrânea e escavada na rocha, construída na década de 60:




Encerre a visita por um dos agradáveis parques da capital, incluindo aquele que abriga as instalações das Olimpíadas de 1952. Outra sugestão é encerrar com um programa diferente (e bem finlandês): ir até uma das centenas de saunas espalhadas pela cidade e esquecer do frio que faz ali.
.
A Finlândia ainda oferece a região da Lapônia, famosa por ser a terra do Papai Noel e também pela belíssima aurora boreal, fenômeno natural que enche a atmosfera de luzes à noite, durante a movimentação de correntes de ar.

Pronto, você já tem motivos de sobra para ir e eu para voltar...

Veja as dicas de viagem e turismo na região do Báltico além de Helsinque:

E ainda, concilie sua viagem com a Rússia:

36 comentários:

Manu disse...

Lindo lindo, amei!
Essa aurora boreal faz qq um querer voltar! :o)
Acompanho muito seu blog e adoro conhecer tantos lugares novos com sua ajuda e suas fotos.
Além disso, depois de coisas que li aqui já mudei meus destinos várias vezes para ver as coisas q vc já viu e por isso tô indo para India em 3 meses (sonho realizado), estou super feliz!!
E vc, qdo vem por terras asiáticas?

Beijos!

Fê Costta disse...

Ei Manu!!

Que legal, vc vai para a Índia!!! Em quais cidades vc irá passar? Lá é bem diferente de tudo, sobretudo da Coreia... rs

Tenho muita vontade de conhecer este extremo oriente... um dia vou! :) Mês que vem vou para as Maldivas, Sri Lanka, Indonésia e Malásia. Sua região vou ter que deixar para o ano que vem... quem sabe?! rs

O que precisar de dicas, pode contar comigo! Qdo eu for para suas bandas, vou precisar das suas também! :)

Bjo grande!

Manu disse...

Oi Fe!!
Na India, por inspiração sua vou para os mesmos lugares que vc foi e mais uma cidadezinha que uma amiga tem parentes e quer muito q eu conheça para comer a deliciosa comida indiana que a tia dela faz. Qdo tiver mais perto passo aqui de novo porque preciso ler tudo outra vez e deixar fresquinho na mente..rsrsrs.
Poxa, por um tiquinho não nos esbarramos pela Malásia, vou lá passar Natal com amigos... que pena! Mas claro, passo aqui para ler as coisas e pegar as dicas.

E quando vc vier pra cá, sim, muitas dicas e curiosidades para te contar!


Bjocas

Andrea disse...

Fernanda ... achei bem legal e vou seguir seu blog. Me diz uma coisa ... tem limite de peso para embarcar no balão da Capadócia , tipo , dá pra levar mochila?

Bj e bom domingo.

Fê Costta disse...

Olá Andrea!

Bem, não me lembro bem deste detalhe, mas mochila comum com certeza vc pode levar sim. Já mochila tipo backpacker ou mala não sei te informar... De qualquer forma, caso vc leve algo volumoso e no hora não a liberarem de entrar, vc pode deixar na van. O passeio é lindo, mágico!! :)

Abs,

Camila disse...

Fê, começo a desconfiar que através das suas lentes qualquer cidade vira um lugar de sonhos! ;-)

Você fez essa viagem em que época? As cores estão lindas! Acabei de marcar minhas próximas férias (agosto/setembro) e estou tendo que me segurar para não começar a planejar a viagem com tanto tempo de antecdência. hehe

Beijos!

Unknown disse...

OI Fê,

Amei o post, me fez lembrar de quando morei na Finlândia, como parte de um intercâmbio há muitos anos atrás... amei!

Aproveito para te convidar a conhecer a Juliana, minha filhinha que nasceu dia 29 de Setembro... passa lá no Mosaicos para vê-la!

Beijos enormes e bom domingo!

Cacau

Fê Costta disse...

Ei Camila!!

Eu fui no início de outubro, que também era outono. O tempo tava meio doidinho, pois de dia não tinha uma única nuvem no céu e à tarde uma chuva torrencial. Acho que esta época é o limite, depois disso fica muito frio...

E aí, já decidiu então a viagem? Vai mesmo para o Báltico? Conta a programação!! :) Eu adoro programar a viagem com muita antecedência... Diz meu marido que sou louca, mas quando chego no lugar, tenho a sensação que já estive lá antes, de tanto que já lí e incorporei o destino! rsrs

Bjooo

Fê Costta disse...

Cláudia!!

Que anjinho a Juju!! Fofa demais!!! Menina, vc já morou na Finlândia?? Como assim?! E me conta, deu para aprender aquele idioma maluco? rs

Bjosss

Camila disse...

Fê, uma grande amiga minha mora na Suécia e nos últimos anos fiquei adiando a viagem por causa dos concursos. Espero que agora saia! Acho que o roteiro será Suécia, Noruega, Finlândia e Estônia, no mínimo, mas ainda tenho muito tempo para planejar melhor, então algumas coisas podem mudar. Ainda bem que 10 meses passam voando. ;-)

Fê Costta disse...

Passa voando mesmo!! rs Veja se consegue incluir São Petersburgo, na Rússia! Tá tão pertinho e é maravilhoso!! :)

Viu como valeu à pena estudar?! Agora você vai ter sua recompensa! Muitas viagens!!! :)

Margarida disse...



As fotos estão maravilhosas como sempre!
Nunca estive na Finlândia...só na Noruega que também é linda demais!
No próximo ano estou a pensar ir á Dinamarca e á Suécia!
E que tal Budapeste? Quando coloca um post da cidade por aqui?
Bjinhos

Claudia Liechavicius disse...

Oi Fê.

Tenho uma amigona que morou mais de cinco anos em Helsinki e dizia que a cidade realmente era cosmopolita, mas uma cidade comum. Sem o glamour das capitais vizinhas da Noruega e Suécia.
O que sou curiosa para conhecer na Finlândia é a Lapônia. Quem sabe numa hora dessas não passo um Natal congelado por lá?
Beijos
Claudia

Tiago Caramuru disse...

Que fotos Fê! A melhor fotógrafa das Arábias =D
Falando nisso, acho que a partir de janeiro, seremos conterrâneos!
Beijo!

Fê Costta disse...

Tiago, conta tudo!! Vc vai mudar para cá também?

Fê Costta disse...

Cláudia,

Realmente a Lapônia deve ser linda! É um grande motivo para visitar o país, sobretudo para ver ao vivo a aurora boreal.

Vamos combinar de ir tomar um café com o Sta Claus... rs

E as próximas viagens?

Bjo grande!

Fê Costta disse...

Margarida,

Dinamarca e Suécia devem ser lindas mesmo!! Tenho vontade de fazer a travessia da Noruega a Suécia e ver os fiordes de perto. As paisagens são incríveis!

Budapeste foi um sucesso, muito disso graças à seus posts maravilhosos! Semana que vem conto como foi.

Bjos :)

Broa Golf Resort disse...

Bom dia.
Meu nome é Eduardo Rabelo.

Gostaria de entrar em contato.
Por favor retorne para que possamos conversar.


Att. Eduardo Rabelo.

Eduardo Rabelo
Broa Golf Resort
Web
eduardo@broagolfresort.com.br
www.broagolfresort.com.br

Mirella Matthiesen (mikix) disse...

Oi Fê,
Eu quase fui duas vezes para Finlandia, mas outras coisas surgiram no caminho e acabou ficando para uma próxima...
Que delícia, hein?! Adorei as fotos e a descrição :)
Vc viu a aurora? É o máximo, né?
bjs

Fê Costta disse...

Ei Mirella!

Ah, na terceira tentativa vai dar certo! ;)

Eu não ví a aurora boreal, a foto é da internet. Fiquei em Helsinki só um dia, numa travessia à partir de Tallinn. Mas como disse, já tenho motivos para voltar e a aurora é um deles! ;)

Bjs

Gabriel Dias disse...

Lindas fotos! Uma das novas rotas da AA é Chicago - Helsinki, sem escalas. Pelas fotos deu vontade de conhecer.

Beatriz disse...

Oi Claudia,
Você é uma sortuda, sabia?!
Que linda essa aurora boreal...fiquei pasma...imagina isso ao vivo e a cores!!!!
Beijocas,
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Teté disse...

Adorei Helsinki, fui de barco pra Tallin, como vc indicou. Em Helsinki fiz um passeio de barco para as ilhas e vi vários balões subindo.. foi lindo! e lá peguei o onibus mais caro da minha vida! :)

Fê Costta disse...

Gabriel,

Para despencar de tão longe, Helsinki só vale se for conjugada com a vizinhança. Ela é a mais fraquinha da região. Voltaria ali só mesmo para ir até a Lapônia, esta sim, uma aventura e tanto! Worth! :)

Fê Costta disse...

Ei Teté!

Vc foi a ilha Suommelina? Eu não fui... mas deu vontade! É tombada pela UNESCO como patrimônio histório mundial. E os balões, deve ter sido lindo!! :)

Viaje com a Flora disse...

Fê, que lindo seu post e as fotos de Helsinki. Já está guardadinho junto com as dicas da Rússia. Pretendemos também ir a Laponia e região dos lagos, mas nesta época não veremos a aurora boreal.
Voce acha que dá para fazer um bate volta de Helsinki para Tallin?
Ou seria melhor fazer São Petersburgo/Tallin/Helsinki?
Beijos,

Fê Costta disse...

Olá Flora!

Dá sim para fazer um bate e volta de barco de Helsinki para Tallinn. O oposto também é viável (foi o que eu fiz). Eu preferiria fazer Tallinn de base e pernoitar por lá, mas se você vai até a Lapônia, tem que ser Helsinki mesmo.

Você está num miolo interessante, com tudo pertinho: São Petersburgo, Helsinki, Tallinn. Mais 300km para o sul e vc chega à Riga, lindíssima também! Mais 300km a oeste vc chega em Estocolmo. Se puder, dá uma incrementada no roteiro e inclua as duas (e se for chegar até Riga, espiche até Vilnius, que é mais 200km só!) :)

Quando o planejamento é viagem, a gente quer colocar meio mundo no roteiro, né?! rs

Bjos

Cristiane Leal disse...

Boa tarde Fernanda!
Sou da área de marketing de um Spa Resort aqui no Brasil e gostaria de te encaminhar uma proposta. Você pode me fornecer seu email?

O meu é midia@paradormaritacas.com.br

Atenciosamente,
Cristiane Leal

Fê Costta disse...

Olá Cristiane,

Email enviado!
Aguardo seu contato,

Abs,

Anônimo disse...

this is the way a blog should be! thanks!

CarlaZ disse...

Fe,
valeu por esse post de Helsinki ahudou bastante nos meus frios dias por lá!
Entrava aqui pra ver...ainda falta alguma coisa...
Bjos,
CarlaZ

Anônimo disse...

Fê Costa estou admirada com seu blog, realmente muito curiosa para conhecer alguns lugares como estes, mas confesso que me decepcionei um pouco com a foto que você tirou na Finlândia usando um chapéu feito de uma raposa... prefiro acreditar que seja de pele sintética!! Lhays - São Paulo

Daniela Dias Ortega disse...

GENTE que aurora boreal MAGNÍFICA

Ela e americana disse...

fe, acabaei de chegar de helsinki e amei!! peguei o ferry e fui a tallinn tb. quanto mais eu conheço as influências dos russos, mais eu me interesso.. acho que a russia vai furar a fila dos proximos destinos!

Fê Costta disse...

Que legal Liana!!!

É mesmo bem legal, né?!

A temperatura já está boa ou ainda está friozinho?

janaprevidi disse...

Oi!!!
Estou em dúvida sobre como organizar o meu roteiro ... tenho apenas 12 dias ... o foco é a Rússia (Moscou e St. Pet), mas queria aproveitar para conhecer alguma outra cidade. Qual você me indicaria? Estocolmo, Helsinque ou Tallin? Dá pra fazer mais de 1 nesse tempo? Abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...