A reserva florestal Cedars of God abriga os últimos examplares de cedros do Líbano, tão importante para o país a ponto de estampar sua bandeira e é tombada como patrimônio natural da humanidade pela Unesco. Ao longo do Monte Líbano, nas proximidades do Vale Qadisha, há três mil metros de altitude encontram-se mais antigas árvores, muitas anteriores a Jesus Cristo. As maiores ultrapassam os 35 metros de altura, com tronco de 15 metros de circunferência.
O cedro tinha uma grande importância na época antiga, pela sua alta qualidade e seu conseqüente valor comercial. Utilizavam-na, sobretudo para fazer navios e palácios. O Rei Salomão construiu o Primeiro Templo de Jerusalém com esta madeira e os egípcios usavam sua resina para embalsamar os corpos. Babilônios, assírios, persas, fenícios, romanos, gregos e otomanos foram grandes consumidores dos cedros, que é citado na Bíblia 76 vezes.
A reserva está a aproximadamente 3 horas de carro de Beirute, em direção ao norte do país. No inverno fica coberta de neve e no verão o clima fica bem agradável. Na primavera há o interessante contraste do céu azul com o branco da neve que ainda perdura nos picos mais altos. No centro do parque existem alguns troncos que foram esculpidos por um artista local e dão formas a figuras religiosas.
Aproveito para agredecer ao queridíssimo Oscar, que gentilmente contribuiu na construção do post. Querido, sua ajuda é sempre bem vinda! :)
13 comentários:
Oi Fê
Que coincidência hein.. No comentário do último Post falei justamente sobre isso!!! As fotos estão lindas..
Te mandei uma DM
Bjs
Menina, que lugar lindo!!
Eu nem sabia dessa floresta. Pesquisei aqui e ninguém fala dela. Nem vi nos sites de turismo do Líbano.
Acho que fico aqui só mais uma semana e estamos de mudança. É uma pena, não sei se tenho coragem de ir pro norte do país devidos aos recentes conflitos.
Mas valew a Dica!
Parabéns pelo Blog. cada um que vem aqui, enxerga o Líbano de forma diferente. É muito legal saber as opiniões dos blogueiros.
Bjo,
Renata.
Ei Oscar!!
Pois é, sabia que vc ia adorar este post!
Já respondí seua DM. Bjs
Ei Renata!!
Existem duas ou três reservas de cedros no país, esta é a principal, onde estão as árvores mais antigas e melhor preservadas. Chama-se Cedars of God e está próximo ao Kadisha Valley, pertinho de Becharre e Tripoli. Não tem como errar.
Tem uma resreva mais perto de Beirute, a caminho de Beiteddine, mas as árvores são bebês e o ambiente não é mágico como este.
Agora está ralmente complicado para ir para o norte, hein? Com o que vcs trabalham aí?
Bjs
Na verdade apenas meu marido trabalha aqui, trabalha com sistema de banco.
Vou ver se consigo semana que vem conhecer essa parte! Adorei as fotos.
Obrigada pelas Dicas!
Bjo,
Renata
Seu blog é FANTÁSTICO !!!!!
Nossa que lugar legal!!!
Olha que nunca havia colocado o Líbano na minha "top list" mas desse jeito ele vai acabar entrando! =)
Beijinhos!
Renata, vc vai amar!!! Mas talvez seja melhor esperar mais um pouquinho... como bem sabe, esta parte do país está sob um estress grande! :) Good luck!
Oi Dani!
Obrigada!! :))
Natália, depois dos próximos posts, acho que o Líbano vai entrar de vez na sua top list! ;)
Fê
Suas imagens valem um quadro!!! Aliás, suas escolhas são sempre bárbaras, parabéns!
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com
Ei Bia, obrigada!! ;)) Bjks
Olá, vamos chegar em Beirute dia 6 e voltar ao Brasil dia 16. Alguma boa dica de planejamento de viagem? Gostariamos de conhecer o máximo possivel. Estaremos em 3 pessoas, vale a pena locar carro? o airbnb é uma boa opção no Líbano? Como devo planejar os dias em cada cidade? Fico em Beirute e vou e volto de carro aos outros locais ou me hospedo também em outras cidades? Tem boas dicas?
Grande abraço
Cláudia
Postar um comentário