• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Atenas

26 comments

 
Atenas era o centro da Grécia Antiga e influenciou o mundo com seus pensamentos culturais e artísticos, sendo considerada o berço da civilização ocidental. Hoje em dia é uma cosmopolita cidade, onde o antigo convive em perfeita harmonia com o moderno.
.
A Acrópole reina soberana na paisagem. Lá está o Partenon, concebido como templo à deusa Atena no século V a. C, de decoração minuciosa em estilo dórico. Os melhores escultores da época foram trazidos para lapidar o mármore raro e caríssimo utilizado no projeto. Após quase 3 mil anos, as ruínas do Partenon representam o maior símbolo da democracia moderna.

 

 
Outra construção da Acrópole é o Erecteion, um templo em estilo jônico dedicado à deusa Atena e também ao rei Erecteu. A construção é famosa pelas colunas esculpidas em formato de mulher, chamadas de cariátides. O curioso nome deriva da cidade antiga de Caria, que traiu o império grego e se aliou aos persas. Quando a cidade foi recapturada, os homens foram mortos e as mulheres escravizadas, obrigadas a transportar cargas pesadas, daí a alusão às colunas-mulheres que carregavam toda a estrutura da obra na cabeça.

 

 

 
Atenas é um museu a céu aberto e seu legado histórico está presente por toda parte, como no Odeon, templo de Hefesto, templo de Zeus Olímpico, Ágora, Porta de Adriano, Kerameikos, dentre muitos outros. Embora a cidade em si seja rica em patrimônio, é no Museu da Acrópole onde estão expostas as peças mais valiosas da Grécia Antiga, numa espetacular área de 25 mil m2.

 

 
A Praça Syntagma é o coração da cidade, ligando todas as outras regiões por transporte público, seja metrô ou ônibus. É ali que está o Parlamento e onde ocorre a troca da guarda, que conta com homens de 2 metros de altura vestidos em um tradicional uniforme de frufus, pregas e pompom. O must para Jacques Leclair!

 

 
Nas imediações, o bairro Plaka é reduto da boemia, com restaurantes aconchegantes e bares animados que resistem à madrugada inteira. A saborosa gastronomia grega, regada a muito azeite é encontrada em todo lugar. Cordeiro e porco são bastante apreciados e para a entrada, não há opção melhor que a legítima salada grega, com tomates fartos, queijo feta fresco e azeitonas da região. Ah, deu água na boca de lembrar! Vale à pena visitar o restaurante Vyzantino Taverna e degustar também a deliciosa “giros pita”, que é uma espécie de shawarma ou falafel da região.

 

 
Para quem gosta de sol e mar, a riviera ateniense está a 30 minutos do centro da cidade e é cheia de belas praias. A marina Flisvos é reduto de iates luxuosos, além de lojas e restaurantes charmosos.

 
A herança dos jogos olímpicos da Grécia Antiga fez com que Atenas fosse o local escolhido para sediar a edição de 2004 e hoje é possível visitar a estrutura construída para o evento, como o Estádio Penatenaico. Para ver a cidade de cima, a colina Filopapo e o Monte Lycabettus oferecem uma bela paisagem, sempre com a Acrópole presente no horizonte.

 

 
A melhor localização para se hospedar em Atenas é na região de Plaka, próxima aos pontos turísticos, com boa infra-estrutura e fácil acesso a transporte público. O Hotel Amalia é um 4 estrelas excelente, com diárias em torno de USD 180. Para uma hospedagem mais econômica, o hotel Crystal City está um em frente à estação Metaxourgeio e oferece diárias à partir de USD 90.

 

 
A Grécia não exige visto de turista brasileiro para permanência até três meses. Basta apresentar passaporte com validade mínima de seis meses, reserva de hotel comprovada e seguro-saúde no valor mínimo de 30 mil Euros. Para se chegar ao país, há vôos desde São Paulo pelas principais cias aéreas européias, que fazem escalas em suas capitais-base a partir de R$ 1.547 (referência Air France em 12/03, saída em 11/04 e retorno 22/04/11).

 

Acompanhe os demais posts com todas as dicas de viagem da Grécia e Ilhas Gregas:


Aproveite para conhecer também a encantadora Turquia, veja as dicas de viagem de lá: 

 E ainda, dá para incluir na viagem à Grécia uma visita ao Egito:

26 comentários:

Cristiane Dias disse...

Oi Fê, está aí um lugar que um dia pretendo conhecer!
Bjo

Mirella Matthiesen (mikix) disse...

Muito legal conhecer um pouquinho de Atenas com você. Ela está na minha listinha... quero muito ir! Mas agora estou no lado Ching-Ling do mundo, tenho que aprovietar as coisas por aqui, né? (risos).
Fala sério as fotos de vocês dois, hein?! Vocês são muito fofos, né?
Bjks

Fê Costta disse...

Oi Cris!!

Atenas é um lugar must to go! Sobretudo para todos nós ocidentais! :)

Bjks

Fê Costta disse...

Mi!!!

Saudades de vcs!!!! E nossa viagem, sai ou não?? :D

Como assim vcs ainda nao conhecem a Grécia?? Já foram até na Islândia!!! rs Na próxima volta ao Brasil, vá de Turkish Air Lines, é a conexão mais próxima para vcs seguirem até Atenas e desbravar os mistérios da enigmática civilização grega. :)

Bjoooo

Unknown disse...

Esta cidade está nos meus planos!!! Morro de vontade de conhecer! ;)

Beatriz disse...

Tudo em Atenas remete aos livros de história da escola. Que sortuda você é, menina!
Beijocas,
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Milton disse...

Oi Fernanda. Leio teu blog diariamente através de RSS, porém, nunca comento aqui, mas sempre tem uma primeira vez né. :-)
Esse post (e fotos) de Atenas estão sensacionais. Continue nos brindando com essas viagens maravilhosas no blog.
Embarco sexta para mais uma viagem à Europa. Poucas coisas na vida são melhores que viajar! :-)
Beijos e parabéns! ;-)

Brenda Tavares disse...

Fe adorei saber o por que das colunas em forma de mulher! Interessante!
Marido nao gosta da Grecia, entao acho que levarei tempo até chegar ao final da lista (onde ela se encontra) kkk.

Bjo!

Fê Costta disse...

Clarissa,

Acho que Atenas tá no imaginário de todo mundo, aliás, exceto do marido da Brenda, né?! kkkk

Bjks

Fê Costta disse...

Brenda,

Como assim "marido não gosta de Grecia"???? Existe alguém que não goste daquilo?! Lá é tuuuudo de bom!!! :P

Convence ele, vai! ;)

Bjks

Fê Costta disse...

Ei Bia!!

Um verdadeiro livro de história estampado em cada esquina! ;)

Bjks

Fê Costta disse...

Olá Milton!

Obrigada pelo comentário gentil e carinhoso! Fico feliz! :)

Aproveite bastante sua viagem! E venha viajar mais vezes! :)

Abs,

Claudia Liechavicius disse...

Atenas! Adoro, adoro, adoro!!!
Já fui quatro vezes e certamente volto qualquer hora dessas. É uma cidade fantástica, especialmente quando a gente passa mais tempo e descobre seus segredos e mistérios. Tem muitos cantinhos incríveis, além do tradicional histórico e é portão de passagem para todas aquelas ilhas dos deuses!!!!
Bjss
Claudia
Ps: Como foi na Bélgica??

Josane Mary disse...

Oi, Fê, tudo certinho?
Encontrei o seu blog no ‘Mundo Pequeno’ e vim fazer uma visitinha!
MARAVILHOSAS as fotos e o post! PARABÉNS!
Já estive na belíssima Grécia, na Sammos - a ilha de Pitágoras.

Também sou expatriada; sai do Brasil em 2000, e desde 2003, moro na Holanda. (O choque cultural existe e acaba sendo benéfico - de uma maneira ou de outra -. Sou da opinão que existem coisas boas e ruins em qualquer lugar do planeta! Nós é que temos que ressignificá-las à nossa moda!)

Será uma alegria se visitar o meu cantinho virtual, que é: http://josanemary.wordpress.com/mevrouw-jane/

E será uma outra alegria, se quiser ler o prefácio do meu livro: Mevrouw Jane (o prefácio não foi feito por mim, mas por um outro escritor, um já reconhecido no mundo literário). Se gostar – ou não - por favor, deixe um comentário; vou adorar ler a sua opinião!

Tenha um ótimo dia!
Grande abraço.
Josane Mary

Claudia Liechavicius disse...

Oi Fê!
Acabo de ver você na revista de bordo da TAM falando sobre a Capadócia. Parabéns!! Muito legal.
Beijo
Claudia

viagem disney disse...

Lindas fotos! adorei seu blog.

Arthur "Hirigóez" disse...

Além da beleza do lugar, me amarrei na Abbey Road grega :))))
ABs!

Teté disse...

vi você na revista da TAM! mto legal!, parabéns!

Camila Navarro disse...

Acho que é mesmo como você disse, a Grécia está no imaginário de (quase) todo mundo.

Beijos!

PATRICKÍSSIMO disse...

Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas:

orgulho e raça de Atenas;
poder e força de Atenas.

Estive por aqui entre o céu e a terra.

Celso Mizerani disse...

Oi Fernanda! Super parabéns pelo teu blog. Acompanho sempre. De muuuiiiitos blogs que sigo e acompanho o teu se destaca demais. Vc conversa com cada leitor como se estivesse conversando pessoalmente. Showw...Tudo indica que a Grécia será mesmo meu próximo destino, lógico, com suas preciosas dicas! Parabéns e obrigado por compartilhar sua experiência! Abração!

Fê Costta disse...

Olá Celso!

Obrigada pelo carinho! :)
Se a Grécia é seu próximo destino, posso lhe assegurar que estará prestes a conhecer o paraíso! :) A Grécia é tuuuudo de bom mesmo! Alto astral, gente bonita, muita alegria e animação, ótima comida, tempo agradabilíssimo (no verão) e paisagens de tirar o fôlego! :)

Depois volta para contar como foi a viagem.

Abs,

Nilda disse...

Boa noite!

Suas dicas foram muito valiosas para mim. Visitei Atenas na semana passada e não tive dificuldade alguma, graças ao seu blog que li e reli várias vezes antes de sair de casa. Me hospedei no Hotel Cristal City e pude me locomover muito bem para todos os lugares com muita facilidade, tendo o metrô logo ali, bem pertinho mesmo.
Finalmente pude conhecer a tão famosa Atenas com quem sonhava desde que a vi através daquele livrão de história no antigo ginásio.

Antonio Souza Neto disse...

Fê, muito legal o seu post!

Eu também tenho um blog de viagens (A riqueza de Viajar - http://ariquezadeviajar.blogspot.com.br/) e estou escrevendo um post sobre algumas outras cidades, incluindo Atenas, e linkando para outros blogs que gostei. Queria saber se posso colocar um link para o seu blog lá.

Continue escrevendo bons posts

Abraço

Anônimo disse...

Oi, tudo bem?!
Adorei o post.
Estou indo pra Atenas em Julho e gostaria de saber se vc acho tranquilo (me refiro à segurança) andar pelas ruas com máquina fotográfica profissional? Pq sempre que leio sobre o lugar, vejo pessoas falando de segurança, que a crise tornou o lugar mais perigoso, etc..

obrigada!!
beijos

Anônimo disse...

Ola! Estou querendo ir para a Grécia e desde então estou viciada neste blog, amando cada dica! Sou brasileira e atualmente moro e estudo na Russia. Com isso, posso viajar para a Grecia sem necessidade de ter esse Seguro tamanho familia?Ou eles serão chatos? Beijinhos, desde já obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...