• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Dicas de viagem para o Sri Lanka

15 comments

Para alguém que vai se deslocar do Brasil exclusivamente para conhecer o Sri Lanka, vale a pena gastar no mínimo 1 semana no país. Atividades e lugares interessantes para conhecer, é o que não falta. Agora, sem dúvida, o melhor mesmo é conciliar a viagem ao país com algum destino nas proximidades, tal como Índia, Maldivas, Dubai ou Malásia. Aí sim a viagem será perfeita e o grande deslocamento terá valido muito à pena!

De clima tropical, o país tem temperaturas agradáveis o ano inteiro, porém deve evitar a época das monções, que são as chuvas fortes que atacam todo o subcontinente indiano, entre junho a julho. Para se chegar ao país, além de diversas cias aéreas internacionais, há a cia local chamada Sri Lankan Airlines, de boa qualidade e preço muito justo. As outras opções são a Emirates, a Jet Airways, a Air Asia, Singapore Airlines, Malaysia Airlines e mais umas tantas européias.


O país exige visto de brasileiros e é necessário solicitá-lo com antecedência em algum consulado ou embaixada do Sri Lanka no mundo. Já europeus estão isentos de pedi-lo com antecedência e poderão obtê-lo na entrada. O valor depende da cidadania, mas gira em torno de USD 20.

Dicas de roteiro para o Sri Lanka:

3 dias - O Antigo Ceilão
DIA 1 – Pinnawella – Sigiriya
DIA 2 – Pollonaruwa - Kandy
DIA 3 – Kandy – Colombo

5 dias - História e Aventura
DIA 1 – Pinnawella – Sigiriya
DIA 2 – Pollonaruwa – Dambulla
DIA 3 –Dambulla - Kandy
DIA 3 – Adams Peak – Kitulgala
DIA 4 - Colombo
DIA 5 - Negombo

7 dias - Sri Lanka completo
DIA 1 – Pinnawella – Dambulla - Sigiriya
DIA 2 – Pollonaruwa - Wasgamuwa National Reserve
DIA 3 –Anuradhapura
DIA 4 - Kandy
DIA 5 – Adams Peak – Kitulgala
DIA 6 – Galle - Unawatuna
Dia 7 - Colombo



É possível alugar um carro e para quem gosta de aventuras é perfeito! Entretanto, recomendo fretar um carro com motorista ou mini van, conforme o tamanho do grupo. Apesar do país ser pequeno e as distâncias entre as cidades serem curtas, o tempo gasto no transporte é desgastante. Tudo porque a média de velocidade na “highway” do país é de aproximadamente 40 KM/hora. Ou seja, para atravessar míseros 120km, gastam-se mais de 3 horas! A agência que eu contratei para o serviço foi a Anseatica Tours.

Quanto a hospedagem, é fácil encontrar bons hotéis nas cidades mais turísticas, sejam resorts ou pousadas charmosas. Em Polonnaruwa adorei ficar no Lotus Hotel, recomendo muito!


Bom, e para encerrar sem deixar de falar de Colombo, a maior capital do país, fica aí uma informaçãozinha:
Colombo foi fundada pelos portugueses em 1517, nomeada possivelmente como uma homenagem ao descobridor Cristóvão Colombo, porém não há qualquer registro que confirma o fato. É a maior cidade do país, mas perdeu o posto de capital há alguns anos. A herança lusitana na arquitetura está presente ainda hoje, em casarios coloniais de quase 5 séculos atrás.

Gostou deste exótico destino? Então veja aqui todos os post com dicas de viagem Sri Lanka:

1) Antigo Ceilão: Introdução ao Sri Lanka
2) Polonnaruwa: as ruínas do reino Ceilão
3) Sirgiriya: o Machu Picchu do Sri Lanka
4) Pinnawela: o maior orfanato de elefantes do mundo!
5) Kitulgala: Rio Kwai e Pico do Adão
6) Kandy e Dambulla: as Jóias da Unesco
7) Unawatuna e Galle: as praias paradisíacas
8) Colombo e dicas práticas



Nossa turminha animada, dentro da van onde passamos mais de 50% do tempo rodando pelo país afora.

15 comentários:

Mile disse...

Roteiro completo. Se algum dia eu for ao Sri Lanka voltarei aqui pra reler todas as diquinhas que vc está dando.
Vc estará em Dubai dia 21 de dezembro?
Bjoks

Milton disse...

Fê...
Mais explicado que isso impossível. Agora só não vai quem não quer! ;-)
Beijos.

Brenda Tavares disse...

Adorei o post, muito bem detalhado, e utilissimo!!! Muito bom mesmo!

Anônimo disse...

Nao conhecia o blog Fe. Muito bom!
A trip do Sri Lanka foi 10, precisamos agendar a proxima!
;-)

Fabricio

Carina-Senzatia disse...

Oi, Fer!
To retomando meus planos de ir pro Sri Lanka e claro que o primeiro blog que voltei pra consultar foi o teu! hehe
Acho que vamos final de outubro, comeco de novembro, saindo daqui da Alemanha.
Li todos os teus posts sobre o país e surgiram algumas dúvidas.
Fer, vcs contratou esta agencia num pacote? A minha dúvida é a seguinte: este pessoal que estava com vcs eram amigos e vcs fecharam um tour juntos, ou era um pacote pronto mesmo? Vc recomenda? Li na caixa de comentários num dos posts que vcs ficaram 3 dias no país, e vi que vcs conheceram muita coisa!
Meu medo é pegar um tour de uns 8 dias e me sentir presa. Mas também contratar um motorista só eu e o marido acho que pode ser mais chato ainda. heheh (além de caro, provavelmente)
Quero muito subir no Adam's Peak e sei que algumas excursoes nao levam.
Abusando da tua boa vontade, quanto tempo vc acha ideal para conhecer só o Sri Lanka (tua opiniao) e o que vc recomendaria pra um casal que tem o perfil parecido com o de vcs em viagens? Um beijo e obrigada! :-)

Fê Costta disse...

Olá Carina!!

Que bom que o blog está te ajudando!! :))

Bom, na minha opinião, eu acho 8 dias muito tempo no Sri Lanka. Se vc tem 8 dias disponíveis, eu ficaria 5 no Sri Lanka e 3 nas Maldivas, ou então 4,5 e 3,5.

Eu fiquei 3 dias no Sri Lanka e realmente conheci bastante coisa, mas foi super puxado! Acordando muito cedo e indo dormir muito tarde, aliás, dormíamos muito dentro da van, onde passamos a maior parte do tempo. Embora o país seja pequeno, as rodovias que o cruzam são estreitas demais e a velocidade média acaba ficando em torno de 50km/ hora.

Eu encontrei esta agencia pela internet e só usei o serviço de transporte deles. Como éramos um grupo de 7 pessoas, ficou bastante barato, além de muito divertido. Meus amigos ainda ficaram um dia a mais do que eu e foram até o Adam's Peak. Eu mesma não fui, pois tinha que voltar ao trabalho (Alguém tem que trabalhar, né?! hahaha).

Voltando ao pronto principal das dicas de viagem, sem dúvida que eu usaria estes seus 8 dias desta maneira:

Dia 1: Colombo - Pollonaruwa
Dia 2: Pollonaruwa - Sergya - Dambulla
Dia 3: Dambulla - Kandy
Dia 4: Kandy
Dia 5: Adam's Peak - Kitulgala - Colombo
Dia 6: Colombo - Maldivas (voo cedo para Maldivas via Sri Lankan airlines: apenas 1 hora de voo:
Dia 7: Maldivas
Dia 8: Maldivas

Espero ter ajudado!

Depois me conta como foi!
Ah, sobre as Maldivas, tem 2 posts bem completos, dá uma olhada no índice da Ásia.

Bjks

Carina-Senzatia disse...

Suuuper obrigada pelas infos e esclarecimentos, Fe!
Tudo anotado. ;-)
Na realidade, estamos pensando em fazer um tour conhecendo o país e uns dias de praia. E pensamos em ficar por ali mesmo no Sri Lanka de papo pro ar. As Maldivas sao lindas mesmo, estivemos 1 semana uns anos atrás, e foi o lugar mais lindo que já estivemos quando assunto é praia. Foi inesquecível!
Ainda to me decidindo como vou fazer esta viagem, mas agradeco de coracao teu tempo pra me dar um retorno. Volto aqui pra contar o que eu achei quando voltar! Beijocas!

Anônimo disse...

oi Fe,

estou pensando em ir em maio para o Sri Lanka, você acha que é uma boa época? todos estes lugares que você viu foram em 3 dias?
obrigada,
Andréa

Marlison Canto disse...

olá, muito interessante seu relato! Gostaria de saber valores... em REAL, não precisa ser exato, uma média de hospedagem, alimentação, passeios, transportes etc.

Tenho planos de ir em breve!

obrigado

Fê Costta disse...

Olá Marlison!
O Sri Lanka é um país barato, apesar de ter encarecido no último ano devido ao fim da guerra (eles tinham uns revolucionários que atuavam na região leste, nada que impactava muito o turismo, mas enfim, agora tá tudo resolvido e paz total).

Com hotel, você deve gastar entre USD 35 (economico); 70(4 estrelas); 100 (5 estrelas) a diária.

Alimentaçao, nem faça conta! É tudo barato demais, principalmente se vc aderir as comidas de rua.

Com passeios e transporte, pagamos em torno de 400 dólares para rodar o pais em 5 dias (van com motorista, valor a ser dividido entre 6 pessoas).

Abs

Carolina Ramires disse...


Oi Fernanda, adorei as suas dicas sobre o Sri Lanka. Chegar no dia e contratar a van é viável ou devo reservar daqui? Adaptei o meu roteiro com as suas dicas, dá para fazer dessa forma?
10/12/2013: CORON - MANILA - SRI LANKA
11/12/2013: Colombo - Pollonaruwa 
12/12/2013: Pollonaruwa - Sergya - Dambulla

Anônimo disse...

Oi Fernanda, adorei as suas dicas sobre o Sri Lanka. Chegar no dia e contratar a van é viável ou devo reservar daqui? Adaptei o meu roteiro com as suas dicas, dá para fazer dessa forma?
10/12/2013: CORON - MANILA - SRI LANKA
11/12/2013: Colombo - Pollonaruwa 
12/12/2013: Pollonaruwa - Sergya - Dambulla

Fê Costta disse...

Oi Carolina, só hoje ví sua mensagem aqui... sorry!

Bom, acho que seu roteiro está um pouco corrido. O Sri Lanka é um país relativamente pequeno, mas é carente em estrada. Há praticamente duas rodovias que cortam o país, em meio às montanhas, curvas e vilarejos, o que faz com que a velocidade máxima não passe de 60km/ hora.

Entre Colombo e Sirgiya, vc passa automaticamente por Pinawella, acho que vale a pena dar uma esticada lá e ver os elefantes.
Assim, sugiro vc incluir 1 dia no seu roteiro para nao ficar tao apertado.

Bjs

Unknown disse...

Fernanda, legal seu blog.
Estou pensando em ir ao Sri Lanka. Meu medo são as viagens muito cansativas. O que vc recomendaria para sair aqui do Brasil, parar alguns dias no caminho, descansar e prosseguir ate la? Ou seja, dividindo as etapas, onde faria escala? Qual companhia? Obrigado.

Unknown disse...

Fernanda, legal seu blog.
Estou pensando em ir ao Sri Lanka. Meu medo são as viagens muito cansativas. O que vc recomendaria para sair aqui do Brasil, parar alguns dias no caminho, descansar e prosseguir ate la? Ou seja, dividindo as etapas, onde faria escala? Qual companhia? Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...