• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Barcelona

8 comments


Capital da Cataluña, Barcelona é um dos principais destinos da Espanha. Envolta num ambiente de puro design, convida turistas dos mais diversos tipos a degustar as belezas desta cosmopolita e charmosa cidade, que tem sempre algo novo a mostrar. Barcelona é daqueles lugares para se voltar várias vezes na vida e assim, estar à par das tendências mundiais, seja em qual campo for.


Nas esquinas agitadas da Las Ramblas - o famoso conjunto de pequenas ruas que liga a Plaza Cataluña ao porto velho - fervilham bares, restaurantes, cafés, lojas e artistas de rua executando diferentes performances. É o principal ponto de partida dos turistas e dá uma boa idéia do que é Barcelona. Ali se encontra o tradicional mercado de frutas La Boqueria - o maior da Europa - que também oferece vinhos, flores, artesanato, dentre outros. Para quem curte concertos, ópera e ballet, é imperdível assistir um espetáculo no maravilhoso Teatro Liceu.

Nas proximidades das Ramblas está o magnífico Bairro Gótico, um labirinto de ruas e praças cercadas de esplendorosas fachadas. A maioria das casas foram construídas nos últimos 200 anos, porém há muitas que datam dos tempos medievais. Um mix perfeito! O ponto alto do bairro é a Catedral de Barcelona, construída em estilo gótico entre os séculos XIII e XV, que possui um trabalho espetacular em pedra.

Impossível falar de Barcelona sem mencionar Antonio Gaudí, expoente máximo do modernismo catalão que encantou o mundo com sua arquitetura arrojada e colorida, quebrando paradigmas da construção civil durante o século XIX. Suas obras mesclam gótico e art nouveau e tem sua assinatura clássica, caracterizada por mosaicos multicoloridos, curvas sensuais e formas bastante criativas. Pode-se avistá-las facilmente pela cidade, a começar pela sua obra-prima: a Sagrada Família.  


Despontando no horizonte, a gigantesca catedral da Sagrada Família começou a ser construída em 1882 e até hoje não foi terminada. As obras foram suspensas em 1939 devido à Guerra Civil Espanhola e só foram retomadas na década de 50. A expectativa é que ainda leve mais 15 anos para ser concluída. Somando tudo, serão mais de 100 anos de construção, o que mostra a grandiosidade do projeto e a riqueza dos seus detalhes. A catedral abre diariamente (exceto no Natal e no dia de Reis Magos) das 9hs às 18hs no inverno e até às 20hs no verão. O Ingresso básico custa 13 Euros. Veja maiores informações sobre a catedral da Sagrada Familia de Barcelona 

A avenida Paseo da Gracia é o recinto da burguesia catalã. O endereço mais caro de Barcelona pode ser comparado a Champs-Élysées de Paris. Com um projeto urbanístico requintado, sua via larga e arborizada divide espaço com nobres construções, sejam residências, escritórios de alto nível ou lojas sofisticadas. Ali estão duas grandes obras de Gaudí: a Casa Batlló e a a Casa Milà, também conhecida como La Pedrera.

Casa Batlló
A Casa Batlló salta aos olhos pela inusitada fachada. Desenhada em mosaicos laranja e azul esverdeado, com varandas inspiradas na forma do crânio humano, teto curvilíneo com textura de dinossauro e chaminés de conto de fadas, revelam que Gaudí desconhecia o significado de linear. Para ele, quanto mais curvo e diferente, melhor.
La Pedrera ou Casa Milá

A La Pedrera – ou casa Milà – transforma uma simples esquina num atrativo à parte. A fachada de pedra ganha vida com sua forma ondulada e o espetacular trabalho em ferro batido das varandas. Na cobertura, as enigmáticas torres de ventilação são um dos cartões postais da cidade, assemelhando-se a faces humanas cobertas com máscaras.
vista desde o Park Güell, tendo ao fundo o Mediterrâneo e à esquerda a catedral Sagrada Família

No distrito da Gracia está outra peça importante de Gaudí, o Park Güell, que possui diversos elementos característicos do artista e oferece uma bela vista panorâmica da cidade, um ótimo passeio para o fim de tarde. Outros grandes artistas da região da Catalunha é o pintor Joan Miró - suas obras podem ser conferidas na Fundação Joan Miró; e Pablo Picasso - seus primeiros trabalhos estão expostos no Museu Picasso de Barcelona.
O agradável bairro La Barceloneta teve seu porto renovado para abrigar a vila olímpica durante as olimpíadas de 92 e hoje é repleto de bons restaurantes. Para uma autêntica culinária catalã, a sugestão é jantar no Can Mano, que apesar da simplicidade, é um dos mais cotados da região. Não deixe de provar alguma das tradicionais receitas catalãs, como a Esqueixada, Butifarra con Judias ou Faves a La Catalana.

Outra atração da cidade é o Aquário de Barcelona, o maior da Europa, com tanques gigantes com peixes oriundos do Mar Vermelho, Hawaii e Austrália. Para quem curte futebol, vale à pena dar uma chegada até o Camp Nou, estádio oficial do Barcelona Futebol Clube.



O ideal é desbravar a cidade à pé, sobretudo na parte central. Para se chegar até pontos turísticos mais distantes, basta pegar o metrô, ônibus ou táxi. Outra opção interessante é utilizar o ônibus Hop On Hop Off, que circula entre os principais atrativos e dão uma ótima perspectiva da cidade. Veja a sugestão de roteiro turístico de 3 dias em Barcelona. 
ônibus Hop On Hop Off na Paseo da Gracia

Boas opções para a night não faltam em Barcelona. Para início da noite, a dica é ir para o exclusivo  Eclipse Bar, que oferece uma bela vista do Mediterrâneo do alto do 26º andar. Ambiente cheio de design, coquetéis pra lá de diferenciados e ótimos DJs fazem da casa um verdadeiro sucesso em Barcelona. O renomado Club Catwalk oferece em ambientes distintos House e Hip Hop e está localizada ao lado do Gran Casino, numa das áreas mais belas da cidade. Para música eletrônica, o Sala Be Cool é uma ótima dica e fica lotada desde que foi aberta em 2006. Não deixe de conferir estas dicas noturnas de Barcelona!

 Eclipse Bar

Para se hospedar em Barcelona, a sugestão é ficar próximo às Ramblas, bairro Gótico ou Gracia. Mas prepare o bolso, pois as diárias não são nada baratas. Eu fiquei no hotel Guillermo Tell, na zona alta da cidade, que está bem servido de metrô. Recomendo pelo bom custo-benefício para quem não busca luxo, apenas conforto e fácil acesso.

Barcelona é bem servida de estradas e ferrovias, o que facilita conhecê-la à partir de diversas cidades européias. Seus dois aeroportos – El Prat e Girona (na cidade vizinha de mesmo nome) – recebem vôos internacionais de diversos continentes, basta fazer uma pesquisa no Skyscanner para encontrar os melhores preços de passagens aéreas e passagens pela europa.  

Você pode conciliar a viagem a Barcelona com outros destinos interessantes ali nas proximidades, como curtir alguma das praias da Costa Brava ou pegar um ferry até Ibiza, ou mesmo dar uma esquiadinha em Andorra. Como você vê, não é à toa que Barcelona é o 4º destino mais visitado da Europa e está entre os 20 mais procurados por brasileiros no exterior. Cheia de vida à noite e de dia, respira charme e design como nenhuma outra cidade!  Realmente imperdível!!

By viaggio-mondo.com
Direitos autorais protegidos conforme LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.
Reprodução de texto permitida se inserida fonte e link  (www.viaggio-mondo.com) abaixo do título e também ao final do artigo.


8 comentários:

Mochilinha Gaucha disse...

Fê,
parabéns pelo post, mas especialmente (super especialmente) pelas belas imagens. Não lembro de ter visto imagens tão lindas, com a luz tão perfeita, como as da Batlló. Tenho visitado e revisitado blog que postam de Barcelona, pois estou na fase final de organização, quase partindo para alguns dias naquela cidade e seu post está especial. Abraços,
Paula
www.mochilinhagaucha.blogspot.com

...

Mochilinha Gaucha disse...

Fê,
parabéns pelo post e especialmente, muito especialmente, pelas belas imagens, perfeitas. Só faz crescer meu desejo dos dias passarem rápido para que possa estar lá, roteiro já está fechadinho. Por conta disso tenho visitado e revisitado post dos lugares incluidos e posso dizer que o seu está especial!
Abraços,
Paula
www.mochilinhagaucha.blogspot.com.br
...

Claudia Liechavicius disse...

Ahhhhh! De volta ao blog!!!! Obaaaa!!!!!

Amo Barcelona. Que arquitetura fascinante!!!!

Como vai essa mamãe linda? Tenho visto as fotos do filhote fofíssimo.

Beijos nos dois.

Claudia

Claudia Liechavicius disse...

Ahhhhh! De volta ao blog!!!! Obaaaa!!!!!

Amo Barcelona. Que arquitetura fascinante!!!!

Como vai essa mamãe linda? Tenho visto as fotos do filhote fofíssimo.

Beijos nos dois.

Claudia

Nadja Kari disse...

Olá... não pude parar para ler... estou na correria, mas quis conferir as fotos! LINDISSIMAS!!!!

Ensaio de textos disse...

Fê, como sempre passo por aqui para conferir seus relatos e dicas. Estou montando mais uma viagem baseada no seu blog. Meu próximo destino é Espanha: Barcelona, Costa Brava e Menorca.
Bjos,
Fernanda Martins

Fê Costta disse...

Oi Fe!!
Que delicia de viagem!! Espanha eh sempre muito bom!, ;)
Bjo!

Anônimo disse...

Olá!! Estou adorando o seu blog, principalmente este post de Barcelona!! Estou montando a minha viagem para lá, daqui um mês, gostaria de saber se você chegou a visitar a Casa Batlló por dentro e se vale a pena?! Porque é salgadinha a entrada!! rsrs
Obrigada!
Abraços
Amanda

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...