• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Mesquita de Abu Dhabi

3 comments

A mesquita Sheik Zayed fica em Abu Dhabi, há pouco mais de 100 km de Dubai, nos Emirados Árabes.

Apesar de ter sido inaugurada recentemente, já é uma das mesquitas mais importantes no mundo islâmico: é a 8a em tamanho, com capacidade para 40 mil fiéis. 

Em termos de requinte, sem dúvida supera todas as demais. Sua arquitetura robusta transforma-se em pura delicadeza, com 82 domos de mármore branco e arcos ricos em ornamentos. O estilo decorativo é o Mughal, o mesmo dos palácios dos marajás da região do Rajastão, na Índia


Nas paredes, impera a técnica "pietra-dura", a mesma utilizada no Taj Mahal, que consiste em formar flores através de lâminas de pedra semi-preciosas, com nuances e sombras apropriadas, formando um trabalho artístico belíssimo. As lâminas são aplicadas no chão e nas paredes, após ligeira escavação do mármore. 



Na decoração interna da mesquita, o que mais atrai são os lustres, feitos de cristais Swarosvki e ouro (40kgs!) O maior deles é também o maior do mundo e pesa 12 toneladas! A mesquita leva também o título do guinness no carpete, com o maior do mundo feito à mão. Foram 8 meses de trabalho árduo de mais de 1200 tecelãos, que conseguiram transformar lã e algodão em figuras geométricas e florais, típicas do estilo islâmico. Além disso, mosaicos, pinturas e vitrais complementam a belezura do lugar. 

A Mesquita se transforma ainda mais linda à noite. Seu sistema de iluminação enriquece seus detalhes e recria sua beleza no reflexo dos espelhos d'água. Interessante é a sua iluminação lunar, que acompanha as fases da lua e muda diariamente a exposição da luz no seu mármore.




No complexo da mesquita ainda existe uma biblioteca, com livros datados de 200 anos atrás (isso é bastante antigo para um país que tem apenas 38 anos!) e ainda, o mausoléu do visionário Sheik Zayed, aquele que transformou o deserto em destino turistico de sucesso. 


As visitas acontecem de sábado à 5a feira, de 9am a 9pm. Nas sextas-feiras não fica aberta à visitação turística no período da manhã (apenas após 3pm). Em qualqeur dia, durante à reza - que acontece 5 vezes ao dia -  a mesquita  fica fechada à visitação. O que não é problema algum aguardar em torno de 45 minutos e rodopiar pelos seus jardins suspensos. 


Não há cobrança de visitação, entretando as pessoas devem se vestir com respeito. No mundo muçulmano, "respeito" significa mulheres de saia comprida, braços tampados, roupas largas e véu na cabeça. Se você não se encaixar no quesito, basta pegar uma "abaya" - veste preta feminina, típica da região do Golfo Pérsico -  na entrada feminina.

Para chegar em Abu Dhabi, você pode pegar um ônibus (2 horas e fora de mão); ir de táxi (+- 250 Reais ida e volta); alugar um carro ou fazer um city tour com agência.



3 comentários:

Amanda Lago disse...

Fê,
Você recomenda alguma agência/guia/taxista para fazer esse passeio (a Abu Dhabi)? Geralmente gosto de alugar carro, mas como vou só com meu filho de 7 anos estarei sem copiloto. Ah, você poderia me dizer com que agência você fez o passeio ao deserto com o Ric e Mirella?
Adorei seu blog.
Bjs,
Amanda

Fê Costta disse...

Olá Amanda!!
Recomendo a Dubai The Way: www.dubaitheway.com

Eles fazem Abu Dhabi e recomendam o Deserto Safari com um excelente fornecedor.

Veja outras dicas de Dubai aqui, pode lhe ser útil: http://www.viaggio-mondo.com/2010/12/poderosa-dubai.html

Veja também os comentários, tem muitas dicas de viagem para dubai la.

Espero ter ajudado!

Amanda Lago disse...

Obrigada pela dica e pela atenção.
Abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...