• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

O Nepal é assim

24 comments
Espremido entre os gigantes Índia e China (Tibet), sem qualquer abertura para o mar e com uma das maiores densidades demográficas do mundo, o Nepal é famoso por abrigar o monte Everest - o pico mais alto do globo terrestre, com 8844 metros de altura.

Também fez sua fama o fato de ter sido a terra natal de Sidarta Gautama, o Buda, mas apesar disto, a esmagadora maioria dos 30 milhões de habitantes são hindus devido a proximidade cultural com a Índia.

O país, que já foi monárquico até meados do século passado, é atualmente uma república e sua bandeira é a única no mundo que não possui o formato quadrilátero. O vermelho não está só na bandeira, é possível vê-lo em qualquer lugar!

Seus vilarejos, caóticos ou em meio às montanhas, recebem turistas do mundo inteiro, ávidos por desbravar as belezas dos Himalaias ou mesmo para sentir o famoso feeling de Katmandu. Por trás deste lugar pobre, esconde um povo alegre e hospitaleiro, adepto de um modo de vida bem peculiar, como é o caso dos Sadhus, os peregrinos místicos do Nepal:


Lugar de gente simples e religiosa, gente velha e gente nova, nativo ou estrangeiro, este é o mix do Nepal:


O artesanato do país é bonito e exótico. Em cada canto do país encontra-se algo diferente, baseado nas diversas religiões dali, até mesmo do vudú (cruzes!), mas o fato é que é tudo muito colorido e fascinante. E o preço, também é bem interessante.



Tudo se vende na rua, desde flores, insensos, frutas, artigos religiosos, souvenires, bugingangas diversas e até comida de macaco. Sim, os macacos são adorados como deuses (Hanuman) e andam livres, leves e soltos pelos templos do país.


Outro artigo curioso é um famoso pó colorido, que todo mundo usa no meio da testa para comprovar que rezou por determinada divindade naquele dia.


A gastronomia nepalesa é bem similar à indiana em tudo: tanto em matéria-prima (vegetais, sopas e frituras variadas) e condimentos (curry e muito chili), quanto no "asseamento". A comida de rua é algo muito comum no país e não há qualquer cuidado com higiene ou conservação dos alimentos. Eu ficava admirada de ver alemães, suecos e outros gringos branquelões se esbaldarem na experiência de provar os quitutes, sabe lá feitos de quê, como e quando! Enfim, seguiam o lema de "se está na chuva, é para se molhar"! Corajosos e de respeitáveis experimentalismos!


O meu roteiro foi bastante cultural, rodando pelas cidades de Katmandu, Bhaktapur, Durban, Pashupatinath, Dhulikel e Nagarkot durante 5 dias, tempo mais que suficiente para tal feito. Se pudesse refazê-lo, teria reduzido a viagem em 1 dia ou então teria acrescentado a cidade de Pokhara e o vale do Everest, fazendo o trecho mais longo de avião.

A infra-estrutura do país é vasta mas é fraca. Os hotéis 4 estrelas de lá são nossos 3 estrelas bem decadentes, enfim, este é o espírito do Nepal: bem aventureiro! Para quem curte escalada e trekking, existem inúmeras opções com variados níveis de dificuldade. Vale à pena fazer uma busca no google e verificar qual passeio/ excursão combina mais com o seu perfil e encaixar no roteiro. O visto para brasileiros é conseguido na chegada mediante ao pagamento de uma taxa de USD 20 e vacina da febre amarela é indispensável, mas se puder, previna-se também contra a febre tifóide, hepatite e cólera.

O importante meus amigos, é conhecer o país livre de qualquer preconceito para poder entrar no clima. Basta tomar uma Everest gelada que tudo fica mais fácil! Enjoy!

24 comentários:

Regina Rozenbaum disse...

NAMASTÊ FÊ, amada!
Quanto tempo hein??? Volto aqui e vejo esses posts maravilhosos de mais um lugar que sou doida prá conhecer rsrsrs. As fotos...nem preciso dizer pois já sei a resposta rsrs "é a máquina que é boa"!!! Parceiros, UAU! PARABÉNS!!! Vc e seu Viaggio Mondo merecem. Beijuuss cheios de saudades n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Arthur disse...

Fê, belas fotos étnicas. Mas ainda acho que você deveria ter arriscado algum quitute de rua...

Fê Costta disse...

Ei Rê, quanto tempo mesmo!!

Desculpa meu sumiço, tenho aparecido aqui só mesmo para postar e comentar! rs

Que bom que gostou dos posts do Nepal. Enjoy! ;)

Bjooo

Fê Costta disse...

Arthur,

Infelizmente experimentalismo gastronômico não é comigo. Sou chata para comer comida "normal", que dirá aquela que considero "anormal"... Mas admiro quem o faça! Quem sabe um dia evoluo... :)

Sds,

Brenda Tavares disse...

Fê, nossa!! Olha eu fico louca com as suas fotos, dá uma vontade louca de partir imediatamente!
Muito bom ver esses coloridos, os contrastes culturais que permeiam esse mundo.
Adoro seus posts!!

Unknown disse...

Fe,
adorei esse post! Sou doida pra ir pro Nepal...tenho uma certa mania de Everest hehehe e preciso conhecer...
Adorei a foto familia
Bjos,
CarlaZ

Fê Costta disse...

Ei Brenda!

Que legal que vc curte!! Obrigada e venha sempre viajar aqui! ;)

Bjos

Fê Costta disse...

Ei Carla!!

Tá sumida! ;)

O Everest é uma indústria incrível! É impressionante o tanto de dinheiro que aquilo movimenta! Só de vôo panorâmico deve ter uns 20 por dia, custando USD 250 por pessoa! Sem dúvida vale muito à pena conhecê-lo! Quem sabe numa próxima vida eu o vejo, porque lá não volto nunca mais e infelizmente fiz a burrice de não tê-lo visitado... rsrs

Bjo grande!

Anônimo disse...

Fantastico parabéns!

Fê Costta disse...

Olá Fernando!

Obrigada pela visita!!

Sds,

Gata Verde disse...

Nepal também está na minha lista, tal como a Patagónia está na sua!!!
É lindo este nosso intercâmbio cultural, ficamos mais ricas!

beijo

Fê Costta disse...

Pois o melhor da blogsfera é justamente o intercâmbio cultural que ela proporciona!! Tuuudo de bom! :)

Bjos!

Margarida disse...



Um adoro montanhas mas um pouco mais baixinhas...hehe...essa eu acho que não dá para fazer ski...
Sobre as fotos nem é preciso dizer nada...

Beeeijo grande

Fê Costta disse...

Ei Margarida!!

Pois, adoro seus posts sobre esta montanhas: estações de skis, chateaus e outras delícias mais! O da Dolomite para mim foi inesquecível! Está na minha listinha de prioridades! :)

Bjo!!

A.S. disse...

Fê...

Felicito-te pelo teu talento! O que nos mostras é uma verdadeira reportagem que seguramente ultrapassa a vulgaridade de muitos jornalistas!!!

Beijos
AL

Ellen disse...

Fê, Nepal é um destino interessante !! Queremos ir!! Excelente texto, mas as fotos como sempre arrasam e representam muitissimo bem!!
Bj grande !
Ellen & Antonio

Fê Costta disse...

Olá AS,

Uau, obrigada pelo elogio! Fiquei lisonjeada! :)

Suas poesias são também belas!

Saudações,

Fê Costta disse...

Olá Ellen e Antonio!!

É mesmo incrível, vale à pena esta louca experiência!

Bjos para vcs dois!

Silvia Oliveira | Matraqueando disse...

Absolutamente espetacular! Adorei fotos, textos, descrições...
Bom, eu até gosto de provar uma comidinha de rua, mas tem que ter algum critério. Não me meto com qualquer "pastelzinho", assim, em cima de uma banquinha... alguém pelo menos tem que me indicar que já comeu ali e gostou. (E sobreviveu!) hahaha!

Claudia Liechavicius disse...

Fê. As fotos estão lindas, para variar!!! Nepal é uma das viagens que espero fazer em breve. Deve ser bem interessante!
Em breve mando nossas fotos no Atlantis.
Bj
Claudia

Fê Costta disse...

Ei Sílvia!!

Menina, tem que ser muito macho para ir fundo nas experiências gastronômicas do Nepal! rsrs

Admiro quem encara a aventura! :)

Bjo grande!!

Fê Costta disse...

Ei Cláudia!!

Quero ver nossas fotos!! :)

Voltei ontem de Petra, que lugar incrível!! Vc iria amar, sem dúvida!!! Programa de ir lá em Agosto, quando voltar a Dubai! ;)

Bjo grande!

Clarice disse...

Li que voltaste de Petra em 11 de maio. Estou indo para Turquia/Jordânia em setembro. Quero fazer um "one day tour" de Amã para Petra. Já li bastante sobre o assunto, mas são tantas agencias de turismo que fazem "day tour" a partir de Amã que não sei como escolher. Poderias dividir tua experiência?
Obrigada

Anônimo disse...

Ola!!
Curti muito o blog lendo alguns dos seus posts.
Eu gosto muito de viajar e faço seempre!
Voce tem e-mail? gotaria de trocar algumas dicas de países...

Obg!!
Filipe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...