• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Estônia - Tallinn

26 comments

No ano de 1050 foi fundado um forte para proteger um pequeno aglomerado social que no futuro viria a ser Tallin, a capital da Estônia. A localização era estratégica, em meio à rota comercial que unia Rússia e Escandinávia, o que fomentou seu desenvolvimento até ser suficientemente importante para pertencer à Liga Hanseática, um poderoso grupo mercantil e militar formado pelos países do norte europeu e liderado pela Alemanha.

Em plena época medieval, a cidade era composta por vikings, escandinavos e bálticos e com a constante ameaça de outros povos, Tallin ergueu muralhas para garantir sua prosperidade. Mesmo após anos de guerras e desentendimentos com a vizinhança, elas se encontram preservadas, completando o belo conjunto arquitetônico do centro velho de Tallin:





Uma poça de água que reflete o passado...


A cidade antiga é formada pela parte alta, chamada Toompea e a parte baixa chamada All-Linn. Um dos lugares mais interessantes para se começar a visita é a Catedral St Olaf’s, construída no século XII. Com seus 159 metros de altura era a construção mais alta do mundo até 1625, quando um incêndio derrubou parte do seu projeto. Hoje, após inúmeras reconstruções, possui 124 metros e oferece uma belíssima vista da cidade, à propósito, uma justa recompensa após a dolorosa subida até o topo.



Tallin é formada também por outras igrejas não menos interessantes. A catedral Alexander Nievsky é um projeto clássico da igreja ortodoxa russa, com suas românticas cúpulas de cebola. Apesar de bonita, a catedral desagrada a muitos estonianos, que a consideram como um símbolo da opressão russa, da qual se libertaram há menos de duas décadas.









Rodopiar pelo centro antigo exige bom senso de direção. É fácil perder-se pelas ruelas, mas sem dúvida, não deixa de ser um programa interessante. Na dúvida, olhe para o alto e procure a altíssima torre da St Olaf’s, ela será sua bússola.













Quando achar que o centro histórico acabou, circule toda a muralha e verá que ele não é pequeno. Só assim para ter certeza que desbravou tudo ali, como um legítimo viking. Depois vá até o agradável bairro de Kadriog, que compreende as mais abastadas casas da cidade, inclusive a do presidente do país e diversas embaixadas. Além do ambiente sofisticado e dos parques e praças, Kadriog é famoso por abrigar também o Palácio que leva o mesmo nome, pertencente ao czar russo Pedro O Grande.










Depois de dois dias intensos em Tallin, sugiro pegar um barquinho até à vizinha Helskini, há apenas 80 kms dali. Na alta temporada os barcos são diários e há também outras partidas para Stocolmo na Suécia, ou São Petersburgo na Rússia. Para quem planeja uma viajem para o ano que vem, aproveite que Tallin foi eleita a capital européia de 2011 e os eventos serão intensos durante o verão.

Para hospedagem, sugiro o hotel 3* Reval Central, que está há 15 minutos à pé do centro antigo, do bairro Kadriog e do porto de onde saem os barcos para os países vizinhos. Quartos sem muito luxo, mas espaçosos, café da manhã ótimo e um lobby com design super bacana.




Veja mais dicas de viagem e turismo da Estônia, região do Báltico e norte Europeu:
E ainda, aproveite para espichar pelos países vizinhos:

26 comentários:

Roadrunner disse...

Definitivamente estou de partida brevemente (em Dezembro) para a Letónia, Estónia e provavelmente com um saltinho a Helsinquia e vou aproveitar algumas dicas aqui publicadas. Já, agora, quanto custa a viagem ida e volta Tallin-Helsinki por pessoa?

Saudações do Roadrunner!

Alessandro A. disse...

Fê, lindo post! Tallinn é realmente encantadora e acabou de subir na minha lista de prioridades. Não sabia que era tão bonita assim! O problema é que a lista só cresce. :-)

Bjs!

Brenda Tavares disse...

Tá de volta é viajante?
Como foi de viagem?
Dicas anotadas sobre esse pedacinho desconhecido (para mim) da europa.
Beijo grande!

Fê Costta disse...

Ei Road!!

Que viagem deliciosa, vc vai amar!! Vai estar um frio siberiano, não deixe de levar milhões de casacos! rs

A viagem custa em torno de 50 euros. Dá uma olhadinha no site da Viking Line para vc ver as opções de horários.

Sds,

Fê Costta disse...

Olá Alessandro!

Sim, Tallinn é mesmo lindinha!! Me lembro uma vez - quando nem sabia o que era Tallinn ainda - que o Galvão Bueno estava lá para um amistoso da seleção e antes do jogo começar eles mostraram a cidade... fiquei encantada e doida para conhecer! ;) E assim, a lista vai crescendo, dia a dia... rs

Abs

Fê Costta disse...

Ei Brenda!!!

A viagem foi ótima!! Há tempos que a família toda não se reunia! A-M-E-I a Grécia!!! Que lugar é aquele??? Além de toda beleza natural, o astral da Grécia é algo que nunca ví pelas minhas andanças! Tudo é perfeito!! AMEI, AMEI, AME!!! Um dos poucos lugares que quero me dar o luxo de poder voltar!


O Leste Europeu também estava uma delícia, apesar do estilo completamente diferente da Grécia. Nos divertimos até com o povo sisudo daquele lugar... hhahah E a Turquia, devo admitir que decepcionei desta vez. Talvez porque esta é a 3a vez que volto ao país e um pouco da mágica meio que se desfez ou talvez porque cai na época que todo mortal não muçulmano deve evitar: O EID - o feriado depois do Ramadan! A cidade estava lotada, mas a parte comercial toda fechada! Eu que passei por lá para fazer compras, me dei super mal... Um caos! Mas tudo é festa... ahahah

Agora tô de volta e já de cima das minhas planilhas de planejamento para as próximas: Maldivas, Indonésia, Sri Lanka, Malásia e Síria! :)

Bjo grande!!!

Viaje com a Flora disse...

Oi Fê,
Que bom que está de volta e tenha amado muito a Grécia.
Estive nos seus post da Rússia e estou esperando os da Finlandia, que serão meus próximos destinos. E Tallinn é tão pertinho...
Bem vinda de volta com seus posts maravilhosos. Bjs

Fê Costta disse...

Olá Flora!

Obrigada pelo warm welcome! :)

Se vai à Finlândia, percorra 80km adiante e chegue também à Tallinn, vc vai adorar! :)

Camila disse...

Tallinn é a única cidade dos seus útimos posts que eu tenho certeza de que vou conhecer em breve. Sabe que desde que vi fotos da cidade pela primeira vez eu também me encantei?

Os próximos destinos já são totalmente diferentes, né? Adorei seus planos! ;-)

Beijos!

Beatriz disse...

Oi Fê,
Fico me imaginando em uma cidade com ares medievais e logo....quero ir!!! Infelizmente a grana anda curta, e a distância aqui do outro lado do oceano complica um pouco mais. Mas a minha listinha está lá, bem guardada, esperando ser usada!
Beijocas e bons ventos por aí!!!
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Fê Costta disse...

Ei Camila!

Que legal que vc vai mesmo para o Báltico!! Fico curiosa para ler outras percepções daquele lugar! :)

Pois é, muitos destinos diferentes, mas deslumbrantes. Estou ansiosa pelas Maldivas... Hum, vamos ver! ;)

Bjos

Fê Costta disse...

Ei Bia!!

Se tem algo que eu nunca ví diminuir é a lisinha de desejo dos roteiros de viagem... A cada dia que passa, aumenta algum lugar na lista da gente! rs A minha é enorme!

Bjks

Erika disse...

Oi Fê!Adorei o seu blog...cheio de dicas elugares maravilhosos.Me ajude em uma coisa...em maio de 2011 vou fazer uma viagem a Roma e um cruzeiro pelo Egeu.Fico em Kusadasi de 7hs as 12h.Será que dá tempo de visitar Efésio? Se der , o que devo dar preferencia pra ver em Kusadasi e Efesio?
Valeu....Bjos

Fê Costta disse...

Olá Érika!!

Sim, dá para vc conhecer Éfeso neste período. Os navios param lá só mesmo por causa das ruínas romanas, pois a cidade de Kusadassi nao tem lá tanto atrativo assim.

Veja os posts sobre Éfesos & Kusadassi: http://www.viaggio-mondo.com/search/label/%C3%A9feso

Ótima viagem!

Claudia Liechavicius disse...

Oi Fê!!!!
De volta....
Bjs
Claudia

Carol Wieser disse...

Fê.

Fico perplexa com a beleza desses lugares que você conhece(conheceu). E é vendo os blogs amigos que percebo que mesmo que viaje por toda a minha vida, acho que nunca poderei ir a todos os lugares que tenho vontade :)
São muitos, e a lista só aumenta a cada post... hehehe

Nossa, lindo mesmo, totalmente diferente do que eu imaginava.

Beijos

Fê Costta disse...

Ei Cláudia!!

De volta sim, mas já preparando para a próxima... rs

Bjo

Fê Costta disse...

Carol, sumidíssima!!

E o baby, como está?

Bjos

Inês Santos disse...

Olá Fê, estou contente por ter encontrado seu blog. Eu e meu mardio, como você, somos loucos por viajar, eu adoro elaborar os roteiros.
Meu sogro era lituano, daí o interesse inicial nesse país. Você acha que dá pra conhecer os tres países de carro alugado, é seguro?
Parabéns pelo blog
Inês

Fê Costta disse...

Olá Ines!

Como tem aparecido descendentes de Lituano por aqui! Que legal!! :)

Bem, para quem tem costume de alugar carro fora do Brasil, acredito que deva ser tranquilo sim, embora qualquer dificuldade que tenha, não encontrará pelas ruas uma alma viva que fale o inglês.

Eu rodei com uma cia de ônibus excelente, chamada Eurolines! Os onibus sao super confortáveis e novinhos, com horários flexiveis e em apenas 3 horas vc vai de uma cidade a outra.

Lembre-se de ir fora do inverno, que é gelado.

Bjos

Mariana disse...

Nossa estas cidades são realmente encantadoras! Acho que ainda não vivem o boom do turismo, mas pelas fotos acho que sem dúvidas são destinos que suuper valem a pena.

------------------------
bruno stair lift

Anônimo disse...

I’ve recently started a blog, the information you provide on this site has helped me tremendously. Thank you for all of your time & work.

Unknown disse...

Olá Fernanda,

Gostei muito do seu post sobre Tallinn, irei chegar em um sábado na hora do almoço, e ficarei até a segunda-feira de tardezinha. Acredito que terei tempo suficiente para conhecer todos esses lugares indicados por vc no post. Estou indo agora em Agosto :D
Vc tem algum post sobre Estocolmo? Não achei no Menu.
Obrigado!

Unknown disse...

Olá Fernanda,
Curti muito o seu post, estou indo para Tallinn em algumas semanas, chegarei em um sábado por volta do 12h (meio dia) e ficarei até a segunda-feira a tardezinha. Acredito que terei tempo de conhecer esses lugares que vc indicou no seu post, inclusive subir no topo da Igreja :) Meus pais já foram a Tallinn e adoraram!

Vc tem algum posto sobre Estocolmo?
Não encontrei no Menu a direita.
Obrigado!

Fê Costta disse...

Ola Felipe!
Que legal, vc vai adorar Tallin!!
Eu nao conheco Estocolmo, por isso nao achou as dicas. Rs mas ja bi fotos lindas, sem duvida vc vai curtir muito a cidade!!
Abs

Anônimo disse...

Bem legal o seu blog.
Existem dois lugares que eu acho imperdíveis em Tallinn: o museu da Igreja de São Nicolau, que tem partes do famoso quadro "Dança Macabra", do Bernt Locke, e o Museu da KGB do Hotel Viru.
Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...