• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Polonnaruwa - As ruínas do Ceilão

10 comments

Polonnaruwa é tombada como Patrimônio Histórico Cultural da Humanidade pela Unesco. Trata-se do sítio arqueológico melhor preservado do Sri Lanka, o mais belo legado arquitetônico do reino Ceilão, com construções que testemunharam a grandeza do século XII.


Polonnaruwa, que em sânscrito significa “cidade do campo”, foi a 2ª capital do reino Ceilão e ao contrário da 1ª, conseguiu preservar suas relíquias relativamente bem. Com excelentes recursos hídricos, era cercada de tanques dispostos em jardins bem planejados. A natureza bela e a fauna exótica completavam o cenário encantador do antigo Ceilão.



Durante quase 300 anos a cidade prosperou com o comércio, sob reinados grandiosos e disciplinados. Em meados do século XIII entrou em decadência e acabou sendo capturada pelo rei indiano Kalinga Magha. Temido pela sua frieza, não foi diferente ao derrotar o inimigo, criando pânico entre a população de Polonnaruwa. Suas tropas nada misericordiosas, saquearam, mataram e degolaram todos. O rei do Ceilão, Parakrama Pandu, teve seus olhos arrancados ainda vivo e foi torturado até a morte. Nem mesmo os animais foram poupados da sua crueldade. A cidade foi queimada até o chão, templos destruídos, monges budistas expulsos e livros milenares destruídos. Após tanto terror, a cidade foi abandonada e engolida pela selva. Somente em 1820 suas ruínas foram descobertas por um militar britânico e, após anos de restauração no século XX, foi merecidamente contemplada com o título da Unesco.



As principais construções são a Lankatilaka, um templo feito em tijolos com um Buda em pé de aproximadamente 12 metros de altura; a Gal Vihara, um interessante rochedo onde foram esculpidos o Buda em diferentes posições; a Rankot Viahara, a maior estupa do país, medindo 175 metros de diâmetro e 55 metros de altura; além de outras construções de fins diversos, como o Palácio Real, o Fórum Popular, etc.


É notável a presença de características Khmer nas construções, muitas similares às encontradas em Angkor, no Camboja e também à Bagan, na antiga Birmânia. Isso revela como a comunidade da época era mista, com povos oriundos não só do subcontinente indiano, mas também do sudeste asiático, que acabaram por influenciar também a arquitetura do Sri Lanka.

Polonnaruwa está a 218 Km à leste de Colombo, aproximadamente 5 horas de carro pela auto-estrada que corta o país e limita os veículos a andarem em torno de 40km/ hora. Há diversas opções de hospedagem de bom nível, fiquei no Royal Lotus e recomendo!


Veja os demais posts sobre as dicas de viagem no Sri Lanka:

10 comentários:

Mile disse...

Que bela "aula" sobre um lugar tao desconhecido(para mim)!
Quanta coisa por desbravar, que mundao maravilhoso com suas adversidades...pq vivemos tao pouco quando há tanto por conhecer e aprender?

Beatriz disse...

Oi Fê!
Você, como sempre, e suas viagens MARAVILHOSAS!!!
Adorei passear pelo Sri Lanka aqui...pena que é só virtual snifff....
Beijinhos,
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Milton disse...

Como era de se esperar depois do primeiro post... um belíssimo lugar e com uma excelente "aula" como dito no comentário acima! ;-)
Beijos.

Thaly disse...

Olá Fê! ÒTIMO blog! Muito instrutivo e maravilhoso! Sinto como se estivesse ao seu lado em suas aventuras pelo mundo. Quantas pessoas vc leva em suas viagens através do blog hein?! Tenho sonho de viver uma vida assim, tendo o mundo como meu destino. Gostaria de saber como vc faz pra viajar? Qual o insentivo financeiro que tens? Qual dica vc me dá pra dar meu primeiro passo em busca do conhecimento e diversão pelo mundo a fora? Faça um post disso! Tenho certeza que todos vão adorar! Fica a dica!

Suuuuper bjs

Camila Navarro disse...

Aprendendo um pouco mais sobre países como o Sri Lanka, percebo como a história do nosso país recente. Pelo menos a história que conhecemos, né?

Beijos!

Fê Costta disse...

Ei Mile!

Pois é menina, tem muita gente que nem se lembrava que o Sri Lanka existia mesmo... haja memória para lembrar daquelas aulas de geografia da 4a série... :)

bjks

Fê Costta disse...

Ei Bia!

Obrigada querida! Ainda tem muito mais sobre o Sri Lanka, vc vai adorar! :)

Bjks

Fê Costta disse...

Olá Milton,

Obrigada pela visitinha! :)

Bjs

Fê Costta disse...

Olá Thaly!

Obrigada pelo carinho! :)

Pois é, tenho mesmo que fazer um post sobre isso. Se ajuntar todos os emails que já respondí sobre o assunto, dava para fazer um livro... rs

Não há incentivo, só força de vontade e resiliência! :)

Bjks

Fê Costta disse...

Ei Camila!

Sim, nossa história é mesmo recente. Outro dia li o livro Uma Breve História do Mundo e o Brasil mereceu poucas citações numa única página... Europa e Ásia lideraram, com tanta história documentária... :) Temos muito para conhecer neste mundão! :)

Bjks

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...