• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Mar Morto

14 comments

O Mar Morto é a fronteira natural entre Jordânia e Israel e é o ponto mais baixo da Terra, à 400 metros abaixo do nível do mar. Sua taxa de salinidade é 10% maior que de um mar comum, devido sobretudo a baixa altitude, ao clima desértico e pouca movimentação das águas.

Possui 80 km de extensão e 12 de largura. Nos últimos 60 anos perdeu 1/3 de seu tamanho, devido a contínua evaporação e também ao desvio que Israel fez do rio Jordão, seu principal afluente.


O Mar Morto é chamado assim pela ausência de vida. Suas características são mortais a qualquer peixe e planta, embora os sais mineirais ali presentes tragam inúmeros benefícios para o ser humano. A lama escura tem propriedades medicinais e alivia diversos males, sobretudo ligados à circulação sanguínea e às articulações. 


As pedras de sal acumulam nas margens do mar morto


Tudo isso já seria motivo suficiente para atrair turistas do mundo inteiro, entretanto, a grande maioria vem pela curiosidade de sua característica mais notável. A grande salinidade impede que as pessoas afundem, e as faz boiar na água, instantaneamente. É uma sensação inusitada e incrível! Momento mastercard!


A infra-estrutura do Mar Morto é maravilhosa, com hotelaria 5 estrelas e spa's requintados. Do lado jordaniano os melhores são o Kempinsky, o Movenpick e o Marriott. Já no lado de Israel, Royal Rimonim e o Le Meridien. Se a diária destes hotéis não encaixa no orçamento, dá para utilizar o chamado "day use" e passar o dia utilizando as dependências de lazer junto ao Mar Morto por 50 JD. Fique atento porque o número de visitantes é limitado e se chegar tarde, sobretudo no fim de semana (sexta e sábado), vai ter que encarar a praia pública mesmo, vulgo "Piscinão de Ramos". Brincadeiras à parte, a praia pública tem infra-estrutura de restaurantes, piscina, banheiro, chuveiro, lojinha e a taxa de entrada é 18 JD. O problema é que só tem mal educada, que não respeita os demais.

 



O Mar Morto está a 60 kms do aeroporto de Aman e a uma distância pouco maior do aeroporto de Tel Aviv. Vale ficar um dia inteiro por lá, mas se não tiver muito tempo, dê pelo menos uma chegadinha, aliás, uma boiadinha! :)

o pôr-do-sol ali é maravilhoso!
.
Lembre-se que por ser um mar inóspito, algumas regrinhas devem ser respeitadas, como ficar no máximo 20 minutos na água (eu fiquei 40 e não  morrí!), não mergulhar a cabeça em  hipótese alguma e lavar-se com água doce corrente após saír do mar. Qualquer machucadinho que você tenha, vai arder bastante. Mesmo se estiver recém depilado, barbeado ou ainda ido a manicure, vai sofrer horrores! Portanto, prepare-se e faça todas estas coisas ao menos um dia antes. Ah, se não quiser perder a escova progressiva, também não deixe seu cabelo encostar na água! Outra dica fundamental é não se afastar da costa. À partir de 300 metros é considerado invasão de território e Israel simplesmente "mete bala!" Talvez o nome Mar Morto também venha daí...


Veja todas as dicas de viagem para a Jordânia
Aproveite para conciliar sua viagem com outros países e desbravar também estas jóias do Oriente Médio e redondezas:

14 comentários:

Unknown disse...

Que lugar lindo!
Deve ser muito louca essa coisa de entrar e já boiar né?
Adorei o post! =)

De Mattos disse...

Fê, deve ser uma experiência realmente interessante boiar no Mar Morto!
Adorei o post!
Bj!

Milton disse...

Quando a gente pensa que não pode aparecer posts mais legais e com mais lugares bonitos e interessantes... mais aparecem! Que bom! :-)
Beijos.

Claudia Liechavicius disse...

Oi Fê!!!!
Esse post ficou ótimo. Adorei as dicas sobre o Mar Morto. Estou doida para voltar a dar mais umas circuladas por essas bandas...
Quando der uma oportunidade, não vou deixar passar.
Um beijo grande
Claudia

Anônimo disse...

Really great blog-impressed me:-)
Maybe it's time to visit Poland?we have some beautiful sceneries too:-D.Greetings

Fê Costta disse...

Ei Tata!!

É muito divertido mesmo!!! Achei sensacional, emocionante! :)

Fê Costta disse...

Ei Milton!

Aposto que vocês vão acabar inserindo um pouco dos destinos exóticos daqui nas suas próximas viagens, hein?!

Sds,

Fê Costta disse...

Claudia querida!!

Pensei que vc já havia estado na Jordânia! Bem, pelo jeito não vai demorar a visitá-la, né?! Quando estiver por perto, avise pra gente poder se encontrar!

Bjks

Claudia Liechavicius disse...

Menina!
Ainda não conheço a Jordânia, mas sou doida para conhecer. Quando a situação política nessa região estiver mais tranquila, vou com certeza. Petra é um lugar que me deixa muito curiosa!!!!
Saudades de você. Anda sumida.
Beijos
Claudia

Fê Costta disse...

Ai Claudia, realmente tô sumida! Nossa, não tô tendo tempo para nada, nem mesmo para me programar para os próximos feriados e garantir viagens interessantes! hahaha

E vc, como estão as viagens? Algum destino exótico à caminho?

Bjks!

Katia Bonfadini disse...

Que interessante boiar no Mar Morto, deve ser uma experiência única e está na minha listinha!!!!! Amei as fotos!!!! Bjs!

Fê Costta disse...

Katita, é mesmo emocionante boiar no mar morto!!! Momento mastercard!!

Bjks

Cecilia Martins disse...

Fê, estou indo para a Jordania dia 20/Jan ficando por la uns 5 dias. Terei 2 dias livres e num deles gostaria de ir ao Mar Morto. Conseguirei no hotel alguma excursao bate e volta ou VC sugere algo melhor. Da Jordania sigo para Dubai e tenho planos de um bate-volta tbem para ABUDABi. Aguardo sugestoes, Obrigada.
Adoro seu blog, acompanho sempre

Cecilia Martins disse...

Fê, viajo para Jordania dia 20/Jan tendo 2 dias livres. Gostaria de fazer um bate-volta no MAR MORTO e peço sugestoes. O Ideal é fazer reserva qdo chegar em AMan ? que hotel sugeres ? Depois sigo para Dubai e pretendo tbem um bate-volta em AbuDabi. Da para reservar qdo chegar no hotel em Dubai ? Poderia me informar o preço +- destas excursoes ? Muito obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...