• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Bagan - a cidade dos 3 mil templos

29 comments

Era uma vez uma nação poderosa, comandada por um sábio rei que começou a construir milhares de templos e conquistar pela alma cada representante do seu povo. Em planícies douradas emolduradas por florestas e rios, foram surgindo construções espetaculares, que transcendiam do plano material para o espiritual.  Mais de 3 mil estupas foram erguidas, das quais 2217 permanecem de pé, como prova do legado soberbo da população que ali vivera.


Ao nascer do sol, a silhueta de milhares de sinos corta o horizonte cor de fogo, povoado por imensos balões que sobrevoam a neblina da manhã.


O que parece um cenário surreal de ficção e lendas, de fato existe! Trata-se da mágica Bagan, a cidade perdida do rei burmês Anawrahta, no coração do longínquo Mianmar. A emoção me envolve ao lembrar do quão especial é este lugar, uma sensação semelhante à quando desbravei a turca Capadócia.

A cidade que viveu seu apogeu no século X e sofreu ao longo de todos estes anos com desastres naturais, invasões inimigas e desgaste das intempéries, conserva sua majestade no deslumbrante patrimônio arqueológico de rara beleza. Templos budistas dotados das mais variadas relíquias religiosas oferecem uma volta ao passado, um passeio gostoso por toda a cidade.

É possível desbravá-la a pé, de carro ou charrete. Ou então, combinar todas estas formas e desvendar as surpresas de cada cantinho. Do amanhecer ao anoitecer. Esbalde-se!


Sediada 688 kms ao norte de Yangon, é possível chegar à Bagan de carro, pela auto estrada recém inaugurada que corta todo o país. Haja disposição para percorrer as quase 10 horas que separam as duas cidades, entretanto, há o diferencial de se parar nos vilarejos. A opção mais rápida é pela Air Bagan, a cia aérea local que faz o trecho em 1 hora e custa em torno de 150 USD o percurso completo. A Air Bagan ainda oferece alguns tour-passes, que podem ser combinados com outros destinos turísticos como Inle Lake e Mandalay por uma pequena diferença à mais.

Bagan possui inúmeras opções de hospedagens, de albergues a hotéis super sofisticados. Independente de qual seja seu orçamento, todas as opções serão no mínimo 3x menores do que é normalmente praticado em lugares desenvolvidos turisticamente. Tudo isso devido ao histórico de anos de guerra que afugentam os turistas, além do embargo econômico imposto pelos EUA que trava toda a economia. Já que aqui você pode MAIS, aproveite para se ficar nas deliciosas pousadas e hotéis de charme, como o MARAVILHOSO e EXCLUSIVO Aureum Palace Resort. A espetacular propriedade está sediada em meio ao parque arqueológico de Bagan, com piscina de borda infinita sob os templos, e mais um milhão de amenities. Vilas de 2, 3, 4 e 5 quartos e apartamentos “comuns”, esbanjam charme com a decoração rústico-chique burmesa. Área de lazer gigante, restaurantes ótimos e um spa fantástico fazem deste hotel um atrativo por si só.  

A melhor temporada para ir a Bagan, é de Novembro à Março, quando não há chuvas e a temperatura está mais amena. É nesta época que ocorre diariamente o inesquecível vôo de balão em Bagan. Infelizmente não fiz o vôo, já que fui em Setembro, entretanto, me programarei para fazê-lo num retorno próximo. Sim, quero voltar! Aqui é daqueles lugares que exercem uma atração forte, um magnetismo do qual não estamos aptos a resistir. Um lugar onde o cenário sublime nos traz a verdadeira paz de espírito e supera qualquer outro destino do mítico sudeste asiático... “Minglabar!!” - o agradável "olá" na língua local

Outras dicas práticas:
Para se chegar ao Mianmar, basta chegar à Bangkok, Hanoi, Kuala Lumpur ou Singapura. À partir destas cidades, toma-se um vôo de 1 a 2 horas pelas cias aéreas Air Asia, Vietnam Airlines ou Tiger Airways. Brasileiros precisam de visto de turismo que é válido para permanência de até 30 dias, basta solicitar via embaixada do Mianmar em Brasília. Mas programe-se, os vistos são emitidos depois de 3 a 4 semanas. Consulte os documentos necessários para turismo no Mianmar. O ideal é conhecer o país acompanhado de uma agência de viagens, recomendo a Myanmar Voyages, que prestou um serviço de primeira qualidade para todo o meu grupo.


Veja todas as dicas de viagem Mianmar/ Myanmar:

29 comentários:

Marta Faustino disse...

Que lindo lugar! Belo texto e lindas fotos! Bj

Manu disse...

FÊ, que lugar SEM PALAVRAS!!!!! Entrou fácil na minha lista pq é com certeza uma daquelas maravilhas do mundo pouco comentadas mas imperdíveis!
Como não poderia deixar de ser mais pra frente vou te perguntar tu-di-nho de como vc fez por lá! :o)

Bjocas

Carina-Senzatia disse...

O que sao estas fotos??? Deslumbrantes!! Nossa, estou encantada!

Camila Navarro disse...

Que lugar mágico, Fê! Como sempre, você nos mostra beleza nos lugares que menos imaginamos!

Beijos!

Claudia Liechavicius disse...

Ai Fê!!!! Estou babando...

Você sabe que adoro estas viagens exóticas. Sou doida para circular pelo Cambodja, Vietnan, Miamar, Laos, Nepal e Butão. 2012 que me aguarde....Não passa dessa data...

Tenho amigos que estiveram a um tempo atrás no Miamar, bem na época de uma confusão política grande, não puderam sair do hotel e ainda tiveram que sair do país meio às pressas. Que pena!!!! Esses lugares ainda vivem alguns conflitos políticos. É preciso antes se informar bem sobre o momento que o país está atravessando para não ter surpresa desagradável.

Sou completamente fascinada pelo oriente.
Suas fotos estão estarrecedoras....ui....lindas....
Um beijo enorme. Aproveita Doha!
Claudia

Fê Costta disse...

Ola Marta!!
Obrigada pela visitinha!
Bjs

Fê Costta disse...

Ei Manu!!!
Ja esta adaptada novamente ao Brasil ou ta com saudades da Coreia?
Mianmar eh um lugar realmente fantastico, imperdivel! Tai uma bela oportunidade para vc voltar para aquelas bandas!! O que precisar de ajuda, eh so falar!!
Bjao!

Fê Costta disse...

Ei Carins!! Que bom que gostou!! ;)
Beijo!

Fê Costta disse...

Ei Camila!!!
Quem sabe o sudesteasiatico nao vira seu proximo destino? Repeteco das dicas que entraram em pratica, igual ao Baltico! ;)
Bjo

Fê Costta disse...

Ei Claudia!!!!
Eu tenho certeza que vc vai amar desbravar estas bandas! Quanto a instabilidade politica, realmente e precido ficar atento. O momento patece que eh bom e tomara que continue assim.
Mudando de assunto, fui ao souq waqif hoje e vi os pintonhos cor-de-rosa!!! Sao muito fofinhos, tadinhos.... Hahahaha
Beijao!

O Tabuleiro da Baiana disse...

Nossa Feeeeeeeee!! Lugar lindoooo!! Daqueles realmente q exercem uma força maior sobre nos. Queroooooo ja!!!

Manu disse...

Fê, totalmente adaptada já mas agora de volta ao mundo real(haha) fico mais limitada de viajar que nem fazia por lá... mas a vida é longa, tenho certeza que verei tudo que quero!

Bjos

Guta disse...

Nosssaaaa Fê! Que lugar incrivel!!!! As fotos sao suas??? Cada vez que eu vejo um post, imagem ou qualquer coisa da Asia minha vontade é sair correndo e pegar o proximo voo p/ la! Esse lugar, por exemplo, acabou de entrar p/ minha lista de ver logo! Amei!

Gustavo Duarte disse...

SENSACIONAL!
Parabéns pela viagem e as fotos! Ainda pegou um dia de sol, ficaram lindas as fotos! Com certeza entrou na minha listinha de destinos heheheh...
Valeu!

Fê Costta disse...

Ei Brenda!!
Pois eh, mianmar eh mesmo lindo!! Um destino para ficar no topo das listinhas!!!
Bjks!!

Fê Costta disse...

Eh isso ai Manu!!! Sem stress! Ainda tem uns 70 anos de viagem.... O mundo vai ficar pequeno! Hahaha bjks

Fê Costta disse...

Ei guta!!
Sudeste asiatico eh uma das minhas grandes paixoes! Quanto mais eu visito, mais quero voltar! Ja to pensando de nvo em ir no reveillon, vamos ver se da certo... ;)
So as fotos dos baloes nao sao minhas ( e as que apareco tambem!), afinal, a temporada deles so acontece a partir de novembro e queria que os leitores tivessem a imagem clara do sonho que deve ser este passeio! ;)

Bjks!!!

Fê Costta disse...

Ei Gustavo!!
O mianmar eh maravilhoso!... So nao eh divulgado! Kkk
Qdo precisar de dicas, eh so falar!
Abs

Guilherme - Viajando com Eles disse...

Oi Fê,

Ainda não conhecia seu blog. PARABÉNS, está show.

Iradas as fotos e o texto. Espero conhecer!!!

Abraços

Mirella Matthiesen (mikix) disse...

Fê de Deus... não acredito que perdi isso tudo... coisa de louco isso!!! Preciso urgente ir a Myamar :)
Bjks

PS: Estamos mesmo indo para Doha em Dezembro, vi lá no blog da Claudinha que você acabou indo,, né? Se se animar me avisa :)

Tânia Barreira disse...

LINDOOOOOOOOO :D

karkova disse...

parto em fevereiro para um mochilão pelo o sudeste e estou a organizar a minha ida à birma!! não sabia dos balões mas deve ser inesquecivel, não sabes os preços? obrigada! beijos

Fê Costta disse...

Olá Karkova!!
Mianmar é maravilhoso!!!
Tem uma agência que pode te ajudar com os balões: www.myanmarvoyages.com
Espero que ajude!
Bjs

stephanie disse...

olá Fernanda, como vai?
seu blog é incrível e está me ajudando muito no meu próximo roteiro, Mianmar e Tailândia.
Gostaria de saber como foi feita a contratação da Mianmar voyages. Você contratou desde o Brasil pela internet? ou esperou chegar lá para entrar em contato com eles? Eles que olharam o seu voo yagon - bagan- yagon?
Muito obrigada, espero que você possa viajar cada vez mais para dividir suas experiências por aqui! um grande abraço

stephanie disse...

ops, esqueci de um detalhe, e o visto? por onde começo a olhar?

Fê Costta disse...

Olá Stephanie, tudo bem?

Eu contratrei a Myanmar voyages pela internet mesmo. Tive que fazer um depósito para garantir a reserva, o qual foi feita transferência internacional (na época o país não aceitava cartão de crédito).

Quanto ao visto, você pode providenciar através da embaixada do Myanmar em Brasília ou solicitar a Myanmar Voyages que tire para você (como foi meu caso).

É tranquilo de conseguir o visto para o Myanmar, mas é preciso solicitar com antecedência, diria uns 45 dias antes da viagem para não ter problema. :)

Depois volta para contar como foi sua viagem!

Bjs

Unknown disse...

Oi Fernanda, quantos dias você ficou no país?
E fez passeios apenas em Bagan? Quantos dias em Bagan?

Ótimo seu relato! Parabéns!

Unknown disse...

Fernanda, você ficou 5 dias no total?
1 em Yagon e 4 em Bagan??

Fê Costta disse...

Ola Angela! Eu fiquei 2 dias em Yangoon e 3 em Bagan

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...