• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

O que é preciso para visitar o Irã?

10 comments

Bom, primeiro de tudo quem quer ir para o Irã, é preciso coragem e disposição. Não é todo mundo que está preparado para desvendar os pré-conceitos e quebrar os paradigmas criados pela CNN, BBC e Globo. Como você bem sabe, a imprensa vive de vender tragédia e assim, acaba por potencializar os fatos mais radicais do Irã.


A consequência disto é que, sem dúvida, a experiência de visitar o país sempre irá superar as expectativas prévias, que andavam baixas uma vez que o universo inteiro conspira contra o país. 

O Irã tem muito do que se fala por aí, mas também tem um povo tão alegre que não combina em nada com o rótulo de terrorista que vemos pelo mundo ocidental. Existe um percentual da população que é bastante extremista, que ganhou força após as insatisfações com o governo do último Xá Rheza Pahlevi (o título do presidente persa até 1979) e aderiram à famosa Revolução de 1979, quando a população expulsou o Xá e entronou o líder religioso Aiatolá Khomeini, que acabou com o estado Laico e transformou o país em República Islâmica. Daí, todo mundo já conhece a história... o radicalismo foi tomando forma e o terror tomou conta. 

Depois disso, o país entrou numa fase sombria com Ahmadinejad e agora parece ver um clarão no fim do túnel com o novo presidente eleito. Entretanto, com o risco de uma nova guerra mundial, o Irã pode reverter o presente mais pacífico e entrar num buraco novamente. 

Enfim, há 30 anos que o Irã vive uma instabilidade política muito grande e se você for esperar até que tudo esteje azul, pode ser que nunca visite o país. 


Além de coragem e disposição você precisa também para visitar o Irã:

=> passaporte com validade mínima de 6 meses;
=> ter carta-convite de alguma empresa, órgão governamental ou agência de viagens;
=> visto concedido previamente por embaixada ou via agência de viagens;

Você precisa contactar uma agência de turismo receptivo no Irã para providenciar o seu visto. Se você for fazer o passeio com a mesma agência, geralmente eles concedem gratuitamente o serviço de solicitação do visto. Caso contrário, a agência cobrará uma taxa para o mesmo. 


O visto de turismo para o Iran para brasileiros demora em torno de 3 semanas e o valor é de USD 30 a ser pago na porta de entrada do país (Tehran, Tabriz, Shiraz).

Para visitar o Irã é indispensável ter uma agência de turismo receptivo para organização suporte e segurança. O Irã não é o tipo de país que você vê mochileiros pra cima e para baixo. É um país com nível de perigo superior à países europeus ou americanos. Além do mais, grande parte da população não fala inglês e não há infra-estrutura adequada para receber um turista autonômo. A agência que eu utilizei foi a Trip do Persia, recomendadíssima não só por mim, mas também pelo Lonely Planet e Trip Advisor.

Além de coragem, disposição, visto e agência de viagens, você precisa também ter uma noção da cultura local para evitar gafes e por que não dizer, até prisão. 



Primeiro, as mulheres precisam cobrir os cabelos e seguir o código de vestuário, veja aqui neste post como se vestir no Irã. Segundo, é preciso saber como se portar no mundo muçulmano, sobretudo aquele onde a maioria é xiita:
=> Contato entre pessoas de sexo oposto deve ser evitado;
=> Alcool é motivo de prisão. Se for pego 4 vezes, é condenado à morte;
=> Tirar fotos de locais é um ato condenado;
=> As horas de reza são sagradas, é preciso respeitá-las e não entrar nas mesquitas nestes horários;
=> Mulheres nunca devem ficar sozinhas, mesmo durante a luz do dia. Se algo acontecer à uma mulher (assédio, estupro...) será considerada sua culpa e a mesma será punida!;
=> Se for viajar durante o Ramadan, o  mês sagrado dos muçulmanos, é bom enteder o que isto significa, veja este post aqui

Veja +

Desfilando o modelito iraniano por Yazd, me sentindo quase uma local!

10 comentários:

Unknown disse...

Muito maneiro! A curiosidade aumenta cada vez mais...

Mirella Matthiesen (mikix) disse...

Que legal Fê, adoro destinos assim...
Você foi sozinha ou com a família?

Fê Costta disse...

Ola Claudio!!
O Iran eh muito bacana!! No final da serie vc vai querer jah reservar sua passagem! ;)

Fê Costta disse...

Oi Mi!!! Fui com amigas e com uma otima agencia dando suporte!! Ir sozinha pra lah eh loucura!!! Como vcs estao? Bjo!!

Pedro disse...

Oi Fê! O Irã é realmente um país imperdível! Meu último post lá no blog é sobre minha experiência com o visto na chegada. Dê uma olhadinha! :-)

http://www.viajecompedro.com/2013/09/vamos-falar-sobre-o-ira.html

Abraço!

Fê Costta disse...

Oi Pedro!!
Muito boas dicas para quem quer pegar o visto na chegada!!
Eu achei um pouco arriscado e preferí pegar com antecedencia, ainda mais por ser mulher...
Vamos trocar figurinhas desta viagem enigmática que é o Irã!
Abraços!

Vagner Lima disse...

Muito Legal!
Gostei.

Manu disse...

Achei achei!!
Anotadissimo a agencia! Quem sabe nao mudo os planos e vou antes do que to achando :o))
Bjosss

Unknown disse...

Olá gostaria de informar que o visto para o Irã teve um reajuste devido a oscilação do Euro vistem o blog e veja as mudanças. http://colinasdoiran.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Olá gostaria de informar que o visto para o Irã teve um reajuste devido a oscilação do Euro vistem o blog e veja as mudanças. http://colinasdoiran.blogspot.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...