• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Meybod, Irã

3 comments
Meybod é a 2a maior cidade da província de Yazd e já foi capital do Império Persa durante a dinastia Mozzaffari, no século XIV.

Em pleno deserto, grande parte da cidade é formada por construções em adobe, uma espécie de argila vermelhada, que dá o tom terroso à Meybod.



Há alguns anos a cidade tenta incluir seu patrimônio na lista da Unesco, porém ainda não obteve sucesso. Possui um dos  mais antigos castelos do Irã, Narin Castle, construído pelos Sassânidas há mais de 2 mil anos atrás. Infelizmente, a falta de zelo está presente e o castelo vive no abandono. 


Meybod é famosa pelas caranvaçarais - os lugares onde os antigos mercadores paravam para abastecimento em meio à rotas comerciais - muitas das quais transformadas em resturantes ou outras propriedades particulares. Nesta que paramos, havia ainda artesãos fazendo os famosos tapetes persas


Ainda consta da curiosa "casa do gelo", uma espécie de colméia gigante de adobe, que era capacitada para manter por meses intacto o gelo coletado no inverno, mesmo durante todo o árduo verão.

A proeza era conseguida devido à inteligente arquitetura. O piso era escavado à alguns metros da superfície e no formato de uma bacia, com paredes curvas e muito espessas, capazes de manter o gelo num ambiente fresco e longe do calor da superfície. 

No teto, um domo com altura suficiente para manter o ar quente distante, com uma abertura pequena para circulação do ar. Para uma cidade no meio do deserto, sem dúvida esta engenhoca gigante era o maior tesouro que uma população poderia ter!



Meybod está entre Isfahan e Yazd e é uma boa opção para quem está fazendo o trajeto de carro. Pertinho dali paramos também num vilarejo lindinho, com as construções também no mesmo estilo de Meybod. Uma volta ao tempo!

No vilarejo próximo à Meybod, menino iraniano tenta garantir o almoço 

Veja+


E ainda:

3 comentários:

Dan - Muita Viagem disse...

Parabéns! Gostei muito do seu blog.

Temos um blog com relatos de viagens também e gostaríamos de convidar para dar uma "viajada" por lá... é Muita Viagem! =)

Muita Viagem - blog com relato de viagens

Fê Costta disse...

Oi Dan, obrigada pela visitinha!!
Sem dúvida vou lá conhecer suas viagens também! :)
Abs

Anônimo disse...

Desbravando o mundo através do teu maravilhoso blog com uma bela duma insônia...perdi o sono e ganhei conhecimento...boa troca!
Bjoks
Mile ou Jamile

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...